Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Nas últimas semanas de um verão com cara de primavera



Nesta quarta-feira (28), termina fevereiro que, neste ano, foi suportável assim como janeiro (clique AQUI para ler a postagem sobre o mês passado). O motivo é que, felizmente, tem chovido de maneira razoável por esta região, o que evita a ocorrência das detestáveis ondas de calor.

Desses 28 dias de fevereiro, os piores foram durante o período do Carnaval, quando só tornou a chover na tarde de terça-feira (13). E foram momentos bem incômodos em que sofremos com temperaturas altas, falta d'água na rede de distribuição da CEDAE e quedas de energia da concessionária AMPLA. Dormíamos sem camisa com dois ventiladores ligados no máximo: o de teto e o comum. Diariamente, eu e Núbia tomávamos vários banhos frios. Sorte a minha que não era preciso sair arrumado de casa para trabalhar.

Todavia, o Carnaval acabou sendo uma exceção porque, durante mais de vinte dias, tivemos chuva em Muriqui neste fevereiro. E, na maioria das vezes que tomamos banho em casa no verão deste ano, o chuveiro ficou ligado no morno e, por algumas vezes, até no quente.

Confesso que, todas as vezes quando a época do calor começa a se aproximar, morro de saudades do tempo em que morava em Nova Friburgo, cidade de colonização suíça da região serrana do estado. Pois lá, mesmo nos dias mais quentes, jamais acordava com o lençol da cama todo ensopado como costuma acontecer aqui entre o final de dezembro e muitos dias de janeiro. Só neste verão é que está sendo diferente.

Como será o terceiro mês de 2018, não sei. Caso seja igual àquela música, Águas de Março, realmente será "promessa de vida no meu coração", conforme posso dizer parodiando o inesquecível Tom Jobim (1927 — 1994) quanto ao uso do pronome possessivo. Mas, se o calor chegar atrasado, já não me incomodará tanto e me considerarei um sortudo por não ter sofrido nos dias mais críticos da estação com o clima úmido e quente do litoral fluminense.

Bem, já que mencionei o tal clássico da MPB, aproveito para compartilhar a seguir esse vídeo no YouTube em que a música do Tom é cantada pela saudosa voz da eterna Elis Regina (1945 — 1982).



Ótima quarta-feira a todos e que não deixem de vir moderadamente as águas de março para fechar esse verão!

OBS: Imagem acima referente a dias passados extraída de http://www.tempoagora.com.br/videos/previsao-do-tempo-chuva-no-norte-de-minas-gerais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário