Páginas

domingo, 28 de janeiro de 2018

Despedida do último domingo de janeiro



Estou feliz porque janeiro está terminando! Hoje foi o último domingo do mês e, finalmente, vou curtir uns dias de sossego até chegar o terrível Carnaval.

Para quem não sabe, moro numa localidade balneária chamada Muriqui, situada no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, mais precisamente no Município de Mangaratiba. E, desde que cheguei aqui para morar, voltei a detestar o período do calor tal como já não gostava antes desde o final da infância.

Confesso que nunca fui muito fã da estação mais quente do ano, apesar de ter aprendido a curtir aquilo que posso aproveitar dessa época. Quando morava na região serrana, gostava de tomar banho de água doce em Lumiar onde, debaixo do calor ameno, de no máximo uns trinta e poucos graus, dava uns ótimos mergulhos no rio Macaé.

Aqui no litoral, porém, mesmo com a praia situada a três quarteirões de casa, já não aprecio tanto tomar um banho de mar por causa da sujeira na areia, da poluição e do comportamento dos turistas. Não dá para me sentir à vontade num ambiente tão degradado. Ainda mais num final de semana ou quando o lugar enche de banhistas. É como li hoje através dos comentários de uma internauta deixados em sua rede social no Facebook, cuja autoria é atribuída a Lucy Ribeiro, e que foram reproduzidos por um site local denominado Notícias de Itacuruçá:

"A areia, hoje pela manhã em Muriqui, refletia todo o desprezo que a raça humana tem pela natureza. O mar, como num ato de revolta, devolveu á margem tudo que lhe é imposto todos os dias pelos pseudos”turistas desenvolvedores do Município” e também por moradores que porventura não praticam a boa educação. De garrafas pets á cestos de vime intactos. De calçados a frascos de óleo de motor, bolsas plásticas incontáveis e pacotes de biscoitos vazios incontáveis que de “fofura” só tem o nome, provável mente consumidos pelas crias desta “criaturas desenvolvedoras da economia da cidade” que na sua total falta de inteligência não prepara nem o futuro de seu habitat .”Turismo predatório sim é o que se pratica nesta cidade, falta educação, boa vontade de cuidar da natureza. Lamentável."

No entanto, as ilhas de Mangaratiba ainda oferecem mais tranquilidade e águas que são balneáveis. Jaguanum, por exemplo, tem umas praias excelentes e perde somente para a preservadíssima Marambaia. Esta, por ser uma área militar tem o seu acesso bem restrito aos servidores da Marinha e aos seus poucos moradores tradicionais, os quais são pescadores e/ou descendentes de antigos quilombos.

Ainda assim, apesar de conhecer tantos lugares, acabei me privando deles neste mês, diferentemente dos passeios feitos na mesma época em 2017. Minha esposa fez sua cirurgia no ombro dia 08/01 aumentando a sua dependência de mim até que possa tirar o braço da tipoia. E há tempos que a saúde de Núbia não lhe permite acompanhar-me nos passeios que faço de modo que nem me animo tanto em repetir sozinho lugares já conhecidos.

Felizmente, janeiro de 2018 foi suportável graças às frequentes chuvas que tivemos e isto evitou tanto a falta d'água, muito comum aqui nesta época quanto as temperaturas elevadas. Pois apesar de uns dias quentes que tivemos, não houve nenhuma onda de calor. Por isso, poucas foram as ocasiões em que os termômetros marcaram algo acima dos 40ºC, diferentemente dos anos anteriores. E, pelo que acompanho, desde 2013 não tínhamos um primeiro mês predominantemente chuvoso.

Nesta semana em que janeiro terminará começando fevereiro, as férias escolares de muitos estudantes também findam. Alguns iniciam o ano letivo já na segunda-feira enquanto outros só a partir de 05/02. Porém, serão bem menos pessoas circulando na região assim como fazendo uso dos meios de transportes coletivos até chegar o Carnaval.

De qualquer maneira, ainda restam 53 dias até o verão acabar e muito calor poderá fazer mesmo que numa intensidade menor. Bastará apenas suportar o período carnavalesco porque depois movimento só teremos nos finais de semana ensolarados, sendo que os feriados posteriores, já no outono, não terão o mesmo agito.

Que venham dias mais amenos e felizes...

2 comentários:

  1. Desejo-lhe uns dias serenos mas "quentinhos" :)))

    Beijos melados
    Espero-te

    ResponderExcluir