Páginas

domingo, 1 de abril de 2018

Que o respeito à vida ressuscite entre nós!



Na data de ontem (31/03), considerado pela cristandade como sendo o tradicional "Sábado de Aleluia", um assassinato bárbaro abalou Mangaratiba e o Estado do Rio de Janeiro logo pela manhã. A pequena Brenda Valentina Alves Oliveira Aleixo, de apenas 2 anos e meio, tornou-se mais uma vítima da violência do crime organizado que assola o Rio de Janeiro e vários outros estados do país. Conforme informou o portal de notícias G1, colocando novamente a cidade nas páginas policiais nacionais,

"A criança morreu após ser baleada no início da manhã deste sábado (31) perto do Morro do Chapéu, em Conceição de Jacareí, distrito de Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio. O pai teria desavenças com o tráfico da região. Quem teria disparado contra ela foi um dos dois homens envolvidos com tráfico de drogas que entraram na residência dos pais da menina. Por enquanto, apenas um desses bandidos foi identificado: Leonardo dos Santos Minas. O pai de Brenda contou à Polícia que estava saindo para trabalhar com a filha quando foi abordado pela dupla de traficantes. Ele teria entrado no carro e arrancado, mas o veículo foi alvejado por vários disparos, e um deles atingiu a filha dele, que estava no banco traseiro. Disse, ainda, suspeitar que os criminosos estavam tentando atingi-lo, visto que há dois dias havia se desentendido com um homem, conhecido como Chuck, também envolvido com o tráfico de drogas. Os pais encontraram equipe do 33º BPM (Angra dos Reis), que a levaram para um posto de saúde no município. Brenda foi transferida para o Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, onde morreu por volta das 11h." (Extraído de  https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/menina-e-morta-em-assalto-em-mangaratiba-no-rj.ghtml)

Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que não costumo comentar sensacionalisticamente sobre crimes. Aliás, acho deprimente falar sobre essas mazelas da sociedade de modo que, em geral, escrevo mais sobre política, temas filosóficos, questões jurídicas e comportamentos. Porém, desta vez, eis que a violência passou dos limites pois está mudando a realidade de uma pacata localidade do litoral sul fluminense que, não sei se por erro ou acerto do repórter do G1, foi noticiada como sendo já um município integrante da caótica Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Fato é que os bandidos já não estão mais respeitando ninguém. Andam armados com fuzis, controlam estratégicas áreas do território onde vivem as populações carentes e, covardemente, atiram para matar pouco se  importando se as balas atingirão crianças, mulheres grávidas, idosos ou bebês. Os delitos podem ocorrer a qualquer hora do dia ou da noite sendo que às vezes os disparos são feitos até próximos de uma unidade policial.

A reflexão que levanto aqui é que o respeito à vida parece haver morrido dentro da nossa sociedade visto que os homicídios estão se banalizando a ponto de muitos nem mais se importarem com as notícias acerca do assassinato de alguém. E, quando pouco sabemos aceca da vítima, sendo geralmente um adulto que morreu, surge logo a desculpa psicológica de que o executado talvez fosse mais um envolvido com o tráfico de drogas. Ainda mais sendo jovem, negro e morador dos bairros de periferia.

Entretanto, o que dizer quando a vítima é uma criança inocente e que nada tem a ver com o comércio ilícito de entorpecentes? Considero hediondo sabermos que um marginal foi capaz de abrir fogo contra o veículo onde o pai estava com a filha de dois anos e meio pouco se importando com as consequências de seus atos em relação à menor. Que monstruosidade foi essa que ocorreu aqui em Mangaratiba!

Neste domingo considerado "santo" pela cristandade, no qual se comemora o episódio bíblico da ressurreição de Jesus, significando a vitória da vida sobre a morte, sinto o quanto precisamos trazer de volta valores há muito tempo esquecido pela nossa sociedade. E um deles seria justamente o respeito pela vida do nosso semelhante já que a todo momento ocorrem entre nós homicídios, lesões corporais graves, acidentes de trânsito e de trabalho perigosíssimos sem que haja nenhum esforço coletivo para revertermos tal realidade. Muitos hoje vão para um culto religioso de devoção a Cristo, porém não são capazes de agir dentro de seu pequeno universo para que as mudanças no meio social comecem a ocorrer.

Para finalizar, reproduzo aqui o texto da postagem feita por um morador atuante do Município no sítio de relacionamentos Facebook que comentou sobre o caso. Suas palavras nos fazem pensar mais profundamente sobre o ocorrido possibilitando que nos identifiquemos com a tragédia sofrida por uma família que foi violentada já que o mesmo poderia ter atingido a filha de qualquer outro pai que também tem o seu direito a viver:

"Hoje eu saí com minha filha mais velha. Ela assistiu a aula na faculdade comigo e almoçamos juntos. Passamos na loja de chocolate para comprar o presente deste domingo. Voltamos pra casa brincando e conversando. Trouxemos presentes para a vovó e para a filha mais nova e mamãe. Ao chegar, a pequenina dá um grito de PAPAI! Vamos passar o dia de páscoa juntos. Mas, uma família não terá este prazer. Jacareí está menos bonita. Aliás, a praia mais bonita de Mangaratiba está lá (minha opinião). Não está nada bem! Não adianta tentar sufocar o grito de uma população que não está acostumada a tal violência. Perdemos um bebê. Nossa! Uma linda bebê. Qual sua culpa? Ela só ia brincar e se divertir. Me perdoem. Impossível ficar calado e aceitar que as coisas estão acalmando. Mangaratiba não está preparada para tanta violência. Nós não queremos nos preparar para essa violência. Nos recusamos a aceitar isso. Os discursos bonitos de quem é culpado eu dispenso. Nenhum argumento supera a perda de uma criança. A noite acaba aqui. Hoje não há o que comemorar." (Robertinho Castilho em https://www.facebook.com/RobertinhoCastilho01/photos/a.275380822830843.1073741829.275377879497804/560970794271843/?type=3&theater)

Que Brenda descanse em paz. E que a sociedade indignando-se contra a violência posicione-se junto com as suas autoridades policiais a fim de que o crime organizado seja definitivamente erradicado em Mangaratiba, no Rio de Janeiro e em todo Brasil. Ressuscitemos o respeito pela vida! E que as tragédias ocorridas com ela e com outras crianças recentemente baleadas pelo crime organizado levem Mangaratiba e o Rio de Janeiro a reagir contra tanta barbárie que tem se instalado no nosso ambiente.


Boa semana a todos!

OBS: Créditos da primeira imagem atribuídos a Robertinho Castilho, Facebook, sendo a foto acima da menina Branda reproduzida pelo G1 a partir do mesmo sítio de relacionamentos na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário