Páginas

domingo, 18 de fevereiro de 2018

No sossego de uma noite de domingo...



Na noite do primeiro domingo após o Carnaval, a minha rua (foto) ficou bem tranquila em que, raramente, surgia uma viva alma caminhando por ela. E observem que hoje o meu Flamengo, time com maior torcida no Rio de Janeiro, acabou sendo vencedor da Taça Guanabara, prêmio do primeiro turno do brevíssimo Campeonato Carioca...

Se, no começo da semana passada, isto aqui estava um tremendo agito, com as casas praticamente todas ocupadas por veranistas e com muitos turistas deslocando-se rumo à orla a fim de sambar (ou dançar aquele detestável funk), experimentamos agora os harmoniosos momentos de paz que Papai Noel havia nos furtado tão logo terminara o Natal. E que sossego maravilhoso está fazendo agora!

Confesso que, embora seja um defensor da atividade turística como uma alternativa de desenvolvimento para o Brasil, eis que precisei mudar-me para uma cidade balneária a fim de contrair fobia de turistas, patologia que os moradores mais antigos daqui acabaram me transmitindo por suas constantes queixas. Pois a cada verão fui sentindo o drama de viver num lugar onde a péssima estrutura dos serviços públicos prestados ao cidadão (abastecimento de água, distribuição de energia, transportes coletivos, atendimento emergencial de saúde, limpeza, segurança e ordem pública) faz com que tudo vire um caos, com a ajuda do calor, no período que vai de 26/12 até o fim da semana do Carnaval.

Neste 2018, até que as coisas estiveram relativamente tranquilas até o Carnaval chegar. O mês de janeiro, após os dias movimentados do Réveillon, foram suportáveis na medida do possível. Pois como havia comentado na postagem Despedida do último domingo de janeiro, de 28/01 do corrente, essa exceção se deu "graças às frequentes chuvas que tivemos e isto evitou tanto a falta d'água, muito comum aqui nesta época quanto as temperaturas elevadas". E, deste modo, "não houve nenhuma onda de calor" em que os termômetros viessem a registrar "algo acima dos 40ºC, diferentemente dos anos anteriores".

Com pouco sol e menos dinheiro circulando pelo mercado, realmente a nossa temporada de janeiro acabou sendo fraca. Mas, em compensação, o Carnaval foi terrível! Pois, apesar de não ter dado um movimento tão grande quanto nos anos anteriores, sofremos muito com as frequentes oscilações e quedas de energia elétrica, aquela falta d' água de todas as folias, e um calorão brabo até chegarem as chuvas na tarde de 13/02. Sem contar que, no sábado retrasado (10), ao acompanhar minha esposa Núbia na unidade básica de saúde, não tinha a medicação da qual ela precisava para alívio das dores que sentia.

Daqui por diante até à véspera da Sexta da Paixão, teremos apenas finais de semana movimentados, conforme o tempo ensolarado assim permitir. Para não se perder o costume, muitos botecos e quiosques na praia ainda reproduzirão um pouco do sambinha de fevereiro enquanto outros estabelecimentos estarão já no clima da Quaresma. Inclusive os mercados começarão em março a enfeitar as seções de doces com os deliciosos ovos de chocolate tendo em vista que a Semana Santa cairá no último final de semana do próximo mês.

E falando na Semana Santa, até que o feriado pascal dá um razoável movimento por aqui, mas o período não chega a ser como na alta temporada. Eu diria que os feriados do outono tendem a perder para os que temos na primavera e, inclusive, para o do dia 07/09 (Independência do Brasil) que ocorre no finalzinho do inverno com o tempo geralmente mais seco e tardes quentes.

Neste momento em que muitos já se encontram em seus lares assistindo o noticiário do Fantástico, enquanto outros preparando-se para dormir (porque amanhã tudo recomeça), chego a ter saudades dos últimos dias da semana que se passou. Isto porque, desde a quarta-feira (14), com Muriqui esvaziando e o ambiente chuvoso espantando banhistas, pude curtir o prazer de estar em casa junto com a esposa, minhas plantas e meus bichos.

Assim, animando-me para as aventuras que ainda me aguardam neste finzinho de mês, diante das atividades laborais, quero encher-me de entusiasmo a fim de extrair o melhor de cada instante proporcionado pela vida. Afinal, são as novidades positivas, as expectativas com o amanhã e as indispensáveis distrações das horas vagas que vão nutrindo o nosso rotineiro caminhar nos cinco dias úteis de cada semana, com uma quarta-feira de futebol pela TV, até "sextarmos".

Portanto, ótimo descanso noturno, meus amigo, e celebremos o ano de 2018 que acaba de começar efetivamente no Brasil.

4 comentários:

  1. Bom dia Rodrigo
    Muito bom o sei texto. Que seja então um ano muito positivo :)))

    Beijinhos melados
    Espero pela tua visita lá no nosso Delírio's :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanda.

      Obrigado por sua visita com comentários.

      Participe sempre que desejar.

      Excluir
  2. Boa tarde! Depois das festas carnavalescas é tempo de relaxar e aproveitar a vida... (:

    Beijos
    Espero por uma visitinha :)

    ResponderExcluir