Páginas

sábado, 17 de fevereiro de 2018

Minha erva do bem



Embora eu seja a favor da legalização do consumo, do cultivo e da venda da maconha, tanto para fins medicinais quanto recreativos, não será desta erva que falarei nesta postagem. Aliás, mesmo se a Cannabis sativa fosse permitida no Brasil, eu me recusaria a usá-la porque não vejo qualquer utilidade para mim que justifique adquiri-la.

No entanto, gosto muito de fazer o chá de erva-cidreira e tenho muitos pés de Melissa officinalis aqui no quintal de casa, as quais pegam facilmente de galho. Pois basta enfiar seus ramos na terra e regar nos primeiros dias (caso não chova) que a planta depois se desenvolve com a maior facilidade.

Para quem não sabe, a erva-cidreira é de origem européia, mas se deu muito bem no clima quente e úmido do Brasil. Tem propriedades calmantes e digestivas, sendo que me ajuda muito no sono. Por isso, costumo fazer o seu chá à noite, embora tem vezes que beba também durante o dia. Geralmente deixo as folhas por 30 segundos fervendo junto com a água e depois mais uns cinco minutos em infusão.

No entanto, cada vez vão nascendo mais "filhas" ou "irmãs" desse vegetal na minha pequena terrinha. Pois, quando tiro um galhinho para fazer um chá, após arrancar as folhas, procuro um novo local para enterrar aquele ramo partido. Senão devolvo o caule à terra para adubá-la ou o utilizo junto com as folhas na preparação da bebida.

Se alguém sofre de insônia, recomendo fazer uso dessa bendita erva que é um calmante natural. Pois é muito melhor do que remédios controlados de tarja preta que geram dependência e causam efeitos colaterais no paciente.


Bom descanso a todos e, antes que eu esqueça, neste sábado (17/02), está acabando o horários de verão. Portanto, não deixem de atrasar seus relógios.

Tenham uma ótima semana!

Um comentário:

  1. Embora eu goste de tomar o chá purinho da planta, sem açúcar e nem adoçante, já experimentei com própolis. Outra dica é acrescentar canela e mel depois de pronto. Fica muito saboroso.

    ResponderExcluir