Páginas

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Passeios náuticos perto de casa: finalmente visitei a Ilha do Bernardo!



Quantas vezes moramos em lugares tão bonitos e não damos o devido valor ao que se encontra perto da gente?!

Mangaratiba é o sexto município onde fixei residência e aqui estou há mais de cinco anos como morador. Porém, não cesso de viajar pela região, procurando conhecer cada recanto que ainda resta para ser percorrido pelos meus pés. 

Neste domingo (24/09), fiz mais uma de minhas aventuras pela Baía de Sepetiba. Resolvi, finalmente, visitar a pequena Ilha do Bernardo, situada pouco depois de Jaguanum, quase chegando na Marambaia.  

O dia amanheceu nublado e abafado, embora com poucas chances de chuva, segundo a previsão do tempo. Porém, com temperaturas mais amenas do que as de sábado, deu tranquilamente para aproveitar o domingão e, assim, lá pelas oito e pouco da manhã, comecei a caminhar indo pela linha férrea de Muriqui, que é a localidade onde moro, até o distrito vizinho de Itacuruçá (tudo dentro de Mangaratiba). 


Por volta das nove, quando cheguei na Praia de Itacuruçá, até que o local estava começando a receber banhistas. Só que a concentração e o movimento de pessoas parecia ser muito maior próximo ao cais turístico onde partem os barcos rumo às ilhas da Baía de Sepetiba (tanto os passeios de saveiro quanto os táxi-boats). Bem ali, fica um centro de informações da Prefeitura para orientar os visitantes.






Conforme havia agendado na noite de sábado, resolvi entrar num passeio rumo à Ilha do Bernardo, uma das localidades turísticas da região que ainda não tivera a oportunidade de conhecer. E, embora já houvesse estado nas ilhas de Jaguanum, Marambaia, Guaíba e, por várias vezes, caminhado na Ilha de Itacuruçá, faltava ir na do Bernardo.

Pouco depois das dez e meia, o saveiro partiu do cais e fomos passear. Tinha algumas dezenas de pessoas no barco, sendo a maioria de fora. Foram servidas algumas frutas (melancia, abacaxi e banana) e demorou muito para que nos afastássemos do continente indo em direção às ilhas, tendo sido a primeira parada a Prainha (Ilha de Itacuruçá). Ali aproveitei para mergulhar e dar umas braçadas mesmo com a água estando um pouco fria.






Nosso passeio continuou e fomos até à Praia da Estopa, na Ilha de Jaguanum, a qual é umas das mais procuradas em Mangaratiba e abriga uma população residente assim como a Ilha de Itacuruçá. Aproveitei para caminhar por sua pequena extensão e admirar aquela paisagem, relembrando da última vez em que estivera ali, em abril de 2014, quando dei uma volta na ilha a pé. 





Passando do meio dia, chegamos na tão esperada Ilha do Bernardo onde, tão logo desembarquei, fui percorrendo suas trilhas, as duas praias e subi até o mirante. De lá, deu para avistar parte da Marambaia, Jaguanum e diversas ilhas da Baía de Sepetiba mais próximas. A vegetação estava ressecada por causa da falta de chuvas pois, desde os primeiros dias do mês, que não cai uma única gota.  











Tendo almoçado na ilha e tomado uns banhos de mar nas duas praias, tirei um tempinho para fazer várias imagens com o celular. Inclusive, tirei fotos de uns ilustres moradores do local - os saguis.










Assim passei a manhã e a tarde curtindo a vida junto à natureza, tendo tomado vários banhos de mar, conversado com pessoas e apreciado belíssimas paisagens dessa região onde moro, a qual possui um grande potencial ecoturístico a ser desenvolvido.

Às 16 horas, o barco retornou direto para Itacuruçá e mais uma vez resolvi caminhar pela linha do trem até chegar na minha casa em Muriqui, quando o sol já tinha se posto e a noite começava a cair.



Ótima semana para tod@s!


OBSPara quem quiser conhecer a Ilha do Bernardo, pode agendar a viagem via WhatsApp com o Sérgio no número telefônico (21)96461-0430. E os preços estão bem acessíveis nesta época. Cerca de R$ 100,00 (cem reais) por pessoa incluindo o almoço e as frutas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário