Páginas

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

É preciso prevenir o suicídio!




Acho bem interessante terem escolhido este mês para a promoção de uma campanha contra o suicídio, a qual ficou conhecida como "Setembro Amarelo". De acordo com o Blog da Saúde do governo federal, trata-se de uma iniciativa da Associação Internacional de Prevenção do Suicídio "para alertar sobre a importância de ações de prevenção", tendo por objetivo "dar destaque ao assunto, encarado por muitos como um tabu, e conscientizar a população".

Inegavelmente, uma campanha dessas tem grande utilidade nos dias de hoje em que os transtornos psíquicos vêm aumentando consideravelmente no mundo, conforme havia já comentado na postagem É preciso valorizar mais os psicólogos!, de 27/08. E hoje a depressão é uma das patologias que pode de fato contribuir para o cometimento do suicídio, como o próprio Blog da Saúde assim reconhece:

"Entre os fatores de risco associados com o suicídio estão transtornos mentais, como depressão, alcoolismo, esquizofrenia; questões como isolamento social, desemprego, migrantes; questões psicológicas, como perdas recentes, dinâmica familiar; e condições clínicas incapacitantes, como lesões desfigurantes, dor crônica e câncer" (destaquei)

A meu vem, uma grande importância dessa campanha é envolver mais a sociedade na prevenção ao suicídio inspirando nas pessoas o desejo de compreender o que está se passando com o outro já que nem sempre o suicida está consciente do processo auto-destrutivo pelo qual está passando. Daí a importância de se criar uma rede de atenção onde pessoas da família se tornam participantes observando os "comportamentos de alerta".

Para finalizar, quero ressaltar a importância dos municípios inserirem em seus calendários oficiais de eventos o "Setembro Amarelo", podendo os prefeitos iluminarem de amarelo as edificações públicas. Durante o mês, seriam adotadas ações destinadas à população tendo por objetivo: (i) alertar e promover o debate sobre o suicídio e as suas possíveis causas; (ii) contribuir para a redução dos casos de suicídios; e (iii) estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições públicas e privadas, visando ampliar o debate acerca do o problema sob o ponto de vista social e educacional.

Acredito que quanto mais cidades aderirem à campanha, desde que a promovam com vontade, melhor será para a conscientização da população brasileira no que diz respeito à prevenção do suicídio, motivo pelo qual deixo aqui a minha ideia aos nossos gestores e legisladores de todo o Brasil a fim de que se envolvam mais com a causa.


OBS: Imagem acima extraída de uma página no portal do Ministério da Saúde, conforme consta em http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/50187-setembro-amarelo-prevencao-do-suicidio-ganha-destaque-durante-o-mes

Nenhum comentário:

Postar um comentário