Páginas

quarta-feira, 28 de junho de 2017

A crise dos passaportes e o asfixiamento da Polícia Federal




Hoje muitos que pretendiam viajar de férias para o exterior foram surpreendidos com o anúncio feito pela Polícia Federal de que foi suspensa a emissão de novos passaportes desde às 22 horas de terça-feira (27/06). O motivo seria a "insuficiência do orçamento" destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem. Isto porque já se atingiu o limite de gastos previstos.

Entretanto, servidores da PF suspeitam que a verba menor seja revanche do governo Temer que é investigado pela Operação Lava Jato. De acordo com Luís Boudens, presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), "esse corte é algo que nos preocupa a partir do momento em que o governo demonstrar que pode haver um novo contingenciamento".

Por sua vez, os delegados da instituição também reclamaram! De acordo com a presidente da Associação de Delegados da Polícia Federal em São Paulo, Dra. Tânia Prado, 

"Os cortes orçamentários cada vez maiores vão sufocando a PF. Nas operações dá para gerenciar os recursos e o impacto se vê ao longo dos anos. Já na área de Polícia Administrativa, o impacto é imediato. Polícia Judiciária (área investigação) vai definhando devagar. O passaporte é a parte visível da doença" 

Uma outro autoridade que já vinha falando da possibilidade de se reduzir recursos para investigações é o procurador federal Carlos Fernando Santos Lima, o qual atua na Lava Jato no Paraná. Numa entrevista dada ao jornal EL PAÍS (clique AQUI para ler), ele afirmou o seguinte: "É muito fácil quando você tem um cobertor curto... Não é difícil justificar, dizendo 'não tem dinheiro'. Eu uso a palavra 'asfixia'. Você morre aos poucos por falta de ar".

Para contornar a situação, o governo está propondo ao Congresso Nacional um projeto de lei que abre um crédito suplementar de R$ 102,4 milhões ao Ministério da Justiça para regularizar a emissão dos passaportes. Só que, devido aos trâmites nas duas casas legislativas, é possível que haja um pouco de demora em algumas semanas até que a situação seja regularizada.

A meu ver, a sociedade precisa ficar antenada e defender instituições de valor como a PF. Pois, se nos últimos anos muitos escândalos de corrupção têm vindo à tona foi por causa das investigações onde os agentes têm trabalhado incansavelmente para descobrir a autoria e a materialidade desses crimes contra o país. Bilhões já foram recuperados com a Operação Lava Jato e são inúmeros os bandidos da nossa apodrecida política que estão atrás das grades, graças à atuação da Polícia Federal e do Ministério Público.

Fora Temer! E não deixemos que asfixiem uma das últimas instituições de valor neste país que é a Polícia Federal. Voltemos às ruas contra os corruptos quantas vezes forem necessárias!

2 comentários:

  1. O país está agonizando. Queremos intervenção militar já, se é que ainda há tempo hábil para se consertar alguma coisa. Deus proteja a Operação Lava Jato e livre o nosso Brasil dessa corja corrupta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho reservas a uma intervenção militar. Aliás, não concordaria. Pois regimes militares só se justificam em casos extremos de ameaça à soberania do país.

      No nosso caso atual, a situação é diferente de 1964 e as instituições estão agindo...

      Talvez esteja difícil tirar o Temer porque ele tem base de apoio no Congresso enquanto a Dilma não. Porém, não vejo razões para uma ruptura através das Forças Armadas. Antes, se fosse trilhar por este caminho, que seja através de uma revolução como a de 1930.

      Torçamos pelo sucesso da Lava Jato e voltemos às ruas para que os senhores deputados federais autorizem a denúncia contra o presidente.

      Excluir