Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2016

Um vazio na última rodada do campeonato




Muito triste como se encerra neste domingo (11/12) a temporada de 2016 do futebol brasileiro depois que caiu no final de novembro o avião que transportava os jogadores da Chapecoense. Dentre as dez partidas de hoje, todas marcadas para às 17 horas, uma delas não acontecerá pois a equipe já não se encontra mais em nosso meio físico.

Sei que há acontecimentos na vida ainda mais graves do que um desastre de avião. Eu mesmo, no mês de janeiro de 2011, presenciei a maior tragédia climática do país quando ainda morava na cidade serrana de Nova Friburgo, em que mais de 400 morreram, outras centenas de pessoas ficaram desaparecidas e tivemos milhares de desabrigados (ler AQUI meu relato feito na época). Porém, não dá para diminuir a dor de quem perdeu o seu pai, filho, irmão parente, amigo ou cônjuge/companheiro nesse desastre aéreo que dificilmente esqueceremos.

Acredito que a queda do avião da Chape mexeu conosco mais porque o time do interior catarinense estava ocupando um espaço no cotidiano de milhões de brasileiros por meio da mídia. Não só porque se encontrava entre os clubes da primeira divisão do campeonato, mas também porque era o representante do país na final da Copa Sulamericana. Mesmo quem não chegou a assistir a um jogo daquela equipe, ao menos ouvia falar sobre seus avanços na competição. Ou seja, éramos nós com eles e nos identificamos com a sua incrível trajetória de superação.

Entretanto, é vida que segue. Assim como não podemos parar de caminhar ou de produzir, bem como cuidarmos dos que estão conosco, os esportistas precisarão entrar novamente nos estádios encerrando o Brasileirão com solidariedade e com humanidade. Há ainda três equipes tentando escapar do rebaixamento para a série B, enquanto outras não garantiram a vaga para as Libertadores em 2017. Apesar do Palmeiras ter se tornado antecipadamente campeão, o segundo lugar não está definido e o meu Flamengo irá lutar para se manter como vice.

Independentemente dos resultados, creio que concluímos o ano com uma grande lição. É quando certas questões tornam-se, a meu ver, bem pequenas ao tomarmos consciência de uma dimensão existencial muito maior que envolve os nossos momentos do cotidiano. E aí pergunto pra que tantas brigas entre os torcedores? Por acaso há algum sentido nisso?!

Que possamos, mesmo ressentidos do luto pela Chapecoense, aproveitar os breves momentos de entretenimento e lazer que a vida proporciona. E que, ao assistirmos o futebol, tanto presencialmente como pela TV, lembremos de que tudo não passa de uma simples diversão para quem é torcedor pois tanto a plateia do time rival quanto os seus jogadores precisam ser tratados com o devido respeito por serem humanos como todos.

Tenham um ótimo final de domingo!

5 comentários:

  1. Apenas não informei que, na partida de hoje na Arena Condá, o árbitro decretará W.O. duplo entre Chapecoense e Atlético-MG. Nada mais ético do que ambas as equipes não irem à campo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem! O meu clube acabou de nos dar uma grande vitória.. :)

    Uma postagem minha...Gostava de o receber.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida.

      Estava torcendo para o Palmeiras?

      Vou ler sua postagem.

      Beijos

      Excluir
  3. Uma grande tragédia a queda do avião. Perante isso nada mais, penso eu, me merece alguma alusão. Triste demais.
    .
    Deixo cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente bem triste e impactou a muitos, tanto esportistas, torcedores e pessoas sem tanto interesse pelo futebol.

      Fico a pensar, Nuno, que as viagens de avião, embora mais seguras do que os transportes terrestres, uma vez que as probabilidades de um acidente são menores, estes, quando ocorrem estando o veículo no ar, são fatais.

      Nossa vida é imprevisível e não sabemos nunca o que poderá ocorrer no futuro. Mas é essa incerteza com o amanhã que deve nos servir de base para significarmos nossas atividades e projetos.

      Obrigado pela visita e pelos comentários.

      Abraços

      Excluir