Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Um dia para casualidades para nós advogados


Curioso como cada segmento profissional cria a sua própria sub-cultura. Entre os advogados não é diferente...

Recordo que, tão logo peguei a carteirinha da OAB em 2005 e tive meus primeiros processos na Justiça, uma ex-professora da faculdade encontrou-me nos corredores do Fórum de Nova Friburgo vestido de terno e gravata. Brincalhona, ela confidenciou algo que eu ainda desconhecia:

- "Menino, você não sabia que hoje é o dia do jeans para os advogados? Por que está vestido desse jeito? "

Surpreendi-me quando ouvi isto vindo justamente dela que fora umas das minhas orientadoras na disciplina de prática jurídica: o terrível estágio. Pois foi nesta época de muitas cobranças que os professores tanto me pressionaram para que eu comprasse o meu primeiro terno. Só que, dois anos depois, a própria docente estava me aconselhando a ceder um pouco à informalidade.

Como se sabe, o jeans não é considerado uma vestimenta apropriada para o causídico entrar numa audiência ou ir despachar com o magistrado, o qual pode recusar recebê-lo. No máximo, o que se tolera seria a nossa entrada no Fórum e sermos atendidos pelos servidores comuns do Judiciário, o que não impede o profissional de ter vistas nos autos processuais, fazer carga dos mesmos ou entregar uma petição. Mesmo nos dias de verão, quando a OAB flexibiliza o uso do paletó e da gravata, tornando-os opcionais, os advogados continuam obrigados a se apresentar de calça e camisa sociais.

Mas por que meus colegas teriam criado esse uso facultativo de vestimentas em véspera de fim de semana para celebrarem uma espécie de Casual Day?!

A melhor explicação seria que, como os juízes evitam comparecer ao Fórum às sextas-feiras (se bem que hoje isto já está mudando), os advogados resolveram dispensar a indumentária exigida para estarem com os magistrados nas suas atividades laborais. Pois, se não haverá audiência neste dia da semana e dificilmente surgirá a necessidade de tentar despachar em algum processo, então pra que ir de terno ao Fórum já que os técnicos e analistas do Judiciário trabalham informalmente nas serventias do Judiciário?

Certamente não é só na advocacia ou no ramo do Direito que existe o Casual Day, pois outras profissões também têm as delas. Trata-se de um costume surgido nos Estados Unidos, lá pelo finais dos anos 70 e que ganhou destaque no Brasil na década de 90. A intenção seria permitir o uso de roupas mais confortáveis e, por consequência, diminuir o estresse do trabalhador.

Acredito que, numa empresa, esta prática deixa o clima mais descontraído e pode contribuir para a boa convivência no ambiente de trabalho. Tanto é que os funcionários de escritórios têm a permissão implícita de se vestirem mais informalmente sendo que algumas companhias admitem não só o jeans, como camisetas e tênis, embora ainda haja aquelas que exigem roupas sociais.

De qualquer modo, tendo em vista o caráter formal da advocacia, não dá para se desprezar o bom senso. Pois um advogado que se dispõe a atender o público diariamente, pode precisar resolver um caso urgente justo na sexta-feira, tipo ir despachar com o juiz uma liminar de internação hospitalar ou a soltura de um réu preso (mesmo se for com o magistrado tabelar por não encontrar o titular do órgão), jamais poderá agir como as cinco virgens néscias da parábola de Cristo. 

Assim, a melhor dica para os advogados desfrutarem da casualidade, seria trabalhar ao menos usando uma camisa de manga, deixando a gravata e o paletó de reserva no escritório. 

Para as advogadas, como as exigências são menores (lembro quando um funcionário do Congresso Nacional me falou hiperbolicamente que lá elas poderiam "entrar até peladas"), talvez a dica para a sexta-feira seria aproveitar mais as cores, os jeans e os calçados baixos, considerando a elegância e a discrição. Para as minhas colegas, verdade seja dita, que é bem tranquilo elas entrarem no Fórum usando jeans e sapatilha.

Uma ótima Casual Friday para todos! 


OBS: Ilustração acima extraída de https://executivasechiques.files.wordpress.com/2011/05/grupo-casual-day.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário