Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

Sim, eu tenho partido!




Sou um cidadão partidário. Não nego e nem tento esconder isso de ninguém. Até mesmo porque não há nada de errado a este respeito. Muito pelo contrário.

Insanamente, muitos gostam de bater no peito e dizer que não fazem parte de nenhum agremiação partidária, o que é em parte compreensível, ainda mais numa época de falta de credibilidade das nossas instituições. Eu, porém, considero que essa rejeição da sociedade aos partidos políticos acaba por enfraquecer o regime democrático brasileiro. Uma tremenda alienação, diga-se de passagem...

Sempre digo e repito que uma democracia forte é feita com partidos fortes, sindicatos fortes, associações de moradores fortes e ONGs fortes. E aí o papel da instituição partidária no desenvolvimento político de uma nação ganha a sua importância no que diz respeito à produção de propostas por meio de um grupo organizado cujos integrantes possuem alguns ideais em comum.

No mês de outubro, teremos eleições municipais nas cidades brasileiras, quando então iremos escolher os nossos futuros prefeitos e vereadores para um mandato de quatro anos a se iniciar em 2017. Só que todo esse processo decisório começa dentro dos partidos políticos através de suas respectivas convenções.

Para quem não sabe, as convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações, em que estas são a união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições. Segundo o calendário eleitoral de 2016 (clique AQUI para conferir no sítio do TSE), elas devem ser realizadas de 20/07 a 05/08, em observância ao que determina o artigo 8º caput da Lei Federal n.º 9.504/97.

Deste modo, é fundamental que os integrantes de uma agremiação política se façam presentes na convenção do seu partido. Pois, através do nosso comparecimento e participação, poderemos contribuir para que os nossos respectivos grupos dentro da sociedade venham a oferecer as melhores opções de nomes para os eleitores decidirem em quem votar no pleito de outubro, bem como as propostas a serem divulgadas.

É certo que, antes de uma convenção acontecer, as ideias e a busca de apoio político pelos pré-candidatos são previamente construídas por meio dos contatos entre as pessoas iniciados desde o ano anterior. Porém, a reunião não se trata de uma mera formalidade, sendo, pois, uma oportunidade para posicionamentos estratégicos, agregando mais valor a uma candidatura.

Sendo filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Mangaratiba (RJ), estarei participando da nossa convenção marcada para este próximo sábado (30/07), às 15 horas, no Iate Clube Muriqui, o qual fica na Rua Tiradentes, n.º 313, Distrito de Muriqui. Por isso, quero poder convidar desde já os meus amigos a fim de que venham prestigiar essa grande celebração da nossa política.

Uma ótima tarde para todos!

2 comentários:

  1. Boa tarde. Sempre actualizado!
    Desejo-lhe uma amoroso fim de semana.


    Bjos
    http://deliriosamoresexo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa.

      Obrigado por sua visita ao blogue.

      Ótimo final de semana pra você também!

      Beijos.

      Excluir