Páginas

quarta-feira, 6 de julho de 2016

André Moura quer retirar urgência dos projetos de combate à corrupção




No mesmo dia em que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou a parlamentares a instalação da comissão especial que analisará medidas anticorrupção, o deputado André Moura (PSC-SE) declarou ontem (05/07) que a Câmara deve retirar a urgência de tais projetos. Segundo ele, o presidente em exercício Michel Temer quer prioridade na aprovação de matérias da área econômica, as quais seriam:

– Limitação dos gastos públicos;
– Retirada da obrigatoriedade da Petrobras de explorar o pré-sal;
– Regras mais rígidas para a direção de fundos de pensão de empresas públicas;
– Renegociação da dívida dos estados.

Ora, surpreende-me que o clamor público contra a corrupção, expresso por gigantescas manifestações de rua ocorridas nos últimos anos, esteja sendo ignorado pelo Palácio do Planalto. Temer defende o seu posicionamento justificando a necessidade de retomar o crescimento do país, mas nunca podemos nos esquecer de que os desvios de milhões (e até bilhões) de dinheiro público já anda interferindo negativamente no desenvolvimento nacional a ponto de se tornar umas das causas da atual crise.

Vale lembrar que os projetos, cuja urgência poderá ser retirada nesta quarta, tratam de temas como a tipificação do crime de enriquecimento ilícito de funcionários públicos, do bloqueio de condenados em primeira instância (sem a necessidade da conclusão do julgamento) e das punições para partidos que realizarem atividades ilícitas durante campanha eleitoral. Ou seja, não são questões de pouca importância e precisam ser logo aprovadas a fim de evitarmos o surgimento de novos esquemas de safadeza.

Sempre é bom ressaltar que o projeto das 10 medidas propostas pelo Ministério Público Federal para combater a corrupção, enviado à Câmara no mês de março, contou com mais de 2 milhões de assinaturas de apoio. O texto, porém, ainda não avançou, continuando à espera da instalação de uma comissão especial de deputados para iniciar os debates e votações. Logo, temos que ficar de olho nos nossos representantes em Brasília e, se for o caso, voltarmos às ruas para protestar.

Chega de picaretagem nesse país!


OBS: Imagem acima extraída do portal EBC em http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil2013/files/fotos/1029112-04072016-wdo_5798.jpg

2 comentários:

  1. Bom dia

    A Corrupção é um cancro no mundo atual. Tudo o que se possa fazer para a combater será sempre de elogiar.
    Não havendo lealdade o mundo perde a cor.
    .
    Adorável seu blogue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Lenita.

      Sem dúvida que a lealdade e a confiança são valores que hoje precisam ser restaurados no Brasil. De pouco adianta o governo querer impor a sua agenda econômica, visando obviamente atender aos interesses do mercado e da estabilização de suas contas, se não é resgatada a confiança institucional por parte da sociedade.

      Penso que hoje o Brasil e boa parte do mundo vive uma crise ética que exigirá uma espécie de novo pacto, independentemente de se alterar ou não o ordenamento jurídico dos países. Aí termos leis que sejam preventivas e repressivas quanto à corrupção sempre serão bem vindas juntamente com a mudança de mentalidade de governantes e governados.

      Obrigado por sua leitura e comentários. Participe sempre que desejar.

      Excluir