Páginas

segunda-feira, 25 de julho de 2016

A hora das convenções partidárias




Segundo o calendário eleitoral de 2016, as convenções dos partidos políticos devem ser realizadas de 20/07 a 05/08, sendo este um momento muito importante da democracia brasileira, o qual antecede ao registro das candidaturas.

Para quem não sabe, as convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Segundo o artigo 87 do nosso Código Eleitoral, só pode concorrer às eleições quem estiver inscrito em um partido político. Uma vez que cada agremiação possui inúmeros filiados, é necessário escolher dentre eles os que disputarão os cargos eletivos.

Sendo assim, as convenções deveriam ser ocasiões propícias para a discussão de ideias destinadas a contribuir com o projeto político de um grupo. Pois, tão importante quanto a escolha dos candidatos, o que é feito conforme as regras estatutárias de cada partido (aí a legislação não tem que se meter), eu consideraria a realização dos debates voltados para a formulação de propostas. Do contrário, não vejo sentido travarmos qualquer luta pelo poder já que este deve ser entendido como um meio para o alcance de objetivos em prol da coletividade e não um fim em si mesmo.

Deste modo, é fundamental que as pessoas filiadas a um partido participem da sua convenção e possam estar contribuindo para dar consistência a um trabalho político na cidade onde vivem. Pois, inegavelmente, uma democracia se faz com partidos fortes, os quais não devem ser apenas trampolins candidatos obterem cargos eletivos, mas também influenciarem os governos e a elaboração das leis, além da própria sociedade. E, sendo assim, tendo em vista as fragilidades existentes ainda no sistema brasileiro, há que se prestigiar homens e mulheres de fato compromissados com os ideais da legenda para que, no futuro, uma vez eleitos, não virem as costas como muitos por aí fazem.

Por razões de transparência, não escondo dos meus leitores que sou filiado ao PSDB de Mangaratiba sendo que, no próximo sábado (30/07), teremos a nossa convenção partidária marcada para acontecer às 15 horas. no Iate Clube Muriqui (Rua Tiradentes, n.º 313), segundo consta na ilustração acima deste artigo. Conosco estão outros três partidos, a saber, o PP, a REDE e o PSDC. A princípio, não estou vindo como pré-candidato a vereador, porém o meu objetivo é trabalhar pelo bom desempenho do grupo a fim de que possamos desempenhar a missão de regatar a nossa cidade.

Venha participar conosco! 

Um comentário:

  1. Vale lembrar que, durante as convenções, deve ser sorteado, em cada circunscrição, a identificação numérica com a qual cada candidato irá concorrer. Aos partidos políticos é garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior sendo que os candidatos também podem optar por manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo. Porém, nada impede que os vereadores solicitem novo número ao órgão de direção de seu partido, independentemente do sorteio (Lei n° 9.504/1997, art. 8°, § 1°, e art. 15, § 2°).

    ResponderExcluir