Páginas

sábado, 16 de julho de 2016

A heroica resistência do povo turco em defesa da democracia




Mesmo com as 265 mortes, tenho que aplaudir de pé a resistência do povo turco na madrugada deste sábado (16/07) em relação à frustrada tentativa de golpe militar ocorrida no país. Pois, atendendo ao apelo do presidente Recep Tayyip Erdogan, através de uma mensagem enviada via celular, uma multidão tomou as ruas de Ancara e de Istambul de modo que nem os ataques de helicópteros afugentaram os partidários do governo.

Conforme noticiado na presente data pelo Jornal Nacional, explosões podiam ser ouvidas a todo momento nas duas principais cidades turcas. Uma destruiu parte do comando da polícia, sendo que os prédios do Parlamento e do palácio do governo foram atacados enquanto os aeroportos estavam fechados. Porém, corajosamente, manifestantes cercavam tanques de guerra e arrancavam à força os soldados.

Somente na manhã de hoje que a situação estabilizou-se. Cerca de três mil militares foram presos, dentre eles dois generais de alta patente; além de 2.700 juízes e promotores por motivo de ligação com os golpistas. No fim do dia, Erdogan discursou para milhares de seguidores em Istambul, afirmando que a tentativa de golpe foi liderada por uma minoria dentro do exército turco e esclarecendo que a instituição estaria sob o controle do governo.

Apesar da lamentável perda de vidas humanas, devemos considerar a importância da preservação do Estado de Direito. Afinal, há que se respeitar a Constituição de um país e suas regras democráticas de modo que as intervenções militares devem ficar nas paginas viradas da História. Seja em que país for.

Viva a liberdade!


OBS: Imagem acima mostrando os apoiadores do presidente turco Recep Erdogan nas ruas de Istambul, com bandeiras do país, para comemorar a derrota de uma tentativa de golpe militar, sendo os créditos autorais atribuídos a Tolga Bozoglu/EPA/Agência Lusa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário