Páginas

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Apesar do Brexit, acredito na globalização




Acordamos esta sexta-feira (24/06) no Brasil com a bombástica notícia de que os eleitores do Reino Unido resolveram se separar da União Européia. Algo que, sem dúvida, vai mexer  profundamente com a economia do bloco (e do mundo), tornando-se um probleminha a mais para a recuperação financeira do nosso país.

Tudo bem que o Reino Unido deixar a UE não seria nenhum apocalipse, mas chama a nossa atenção para os recuos que a globalização ainda poderá sofrer no curso desse inevitável processo que, como acredito, ainda será retomado com maior força no futuro. Provavelmente, não demorará muito para os próprios eleitores se arrependerem da escolha feita nesta quinta (23). Segundo Paulo Figueiredo, diretor de operações da FN Capital, citado pelo portal de notícias G1, poderá haver um impacto negativo sobre a economia do Reino Unido, visto que a receita britânica deve cair sem a livre circulação de mercadorias e de pessoas entre os países do bloco:

"O Reino Unido contribui mais do que se recebe, mas se isolando no bloco essa conta talvez não vá fechar. Será muito mais difícil se ter uma receita sem o livre trânsito de mercadorias e pessoas. Esse ganho que o Reino Unido tinha com a União Europeia vai cair muito." (extraído de Reino Unido decide deixar a UE: e agora?, publicado na presente data, às 12h52, com atualização às 14h38)

Infelizmente, é através da experimentação das consequências das decisões erradas que o ser humano aprende a escolher o certo, o que precisa ser compreendido pelas mentes mais progressistas. Hoje o mundo assiste a passagem de uma onda nacionalista pelo Ocidente (temos o candidato demagogo Donald Trump nos EUA e o fortalecimento de uma direita anti-imigração em vários países europeus), porém, como se trata apenas de um agito do mar, a espiral dialética me diz que os povos de todo o planeta ainda enxergarão a necessidade de se reaproximarem.

Tomara que, no lado de cá do Atlântico, as nações sul-americanas sigam na direção oposta dos britânicos a fim de que possamos fortalecer o MERCOSUL, pensando não só no crescimento da economia como também no desenvolvimento social das populações. Não podemos desistir da globalização!

Tenham todos um ótimo final de semana.


OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Hannah Mckay/EPA/Agência Lusa, conforme extraído de http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-06/reino-unido-decide-sair-da-ue-e-primeiro-ministro-anuncia-renuncia

Nenhum comentário:

Postar um comentário