Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2016

A Cedae já tinha que estar privatizada!




Conforme noticiou o RJTV, na noite desta quarta-feira (22/06), para o Rio de Janeiro conseguir alívio quanto à dívida que tem com a União será preciso cumprir medidas duras, entre as quais as privatizações de estatais e o congelamento de reajuste dos servidores. E, como se sabe, o dinheiro da venda da Cedae bem que poderia ser usado para abater parte do valor devido à União, o qual hoje chega a estratosféricos R$ 52,4 bilhões.

Penso que, se os estados e municípios querem viabilizar a modernização e a expansão necessárias ao atendimento da sociedade brasileira, há que se buscar parceiras entre o setor público e privado. E isto se torna uma alternativa para a aplicação dos investimentos necessários ao saneamento básico através do sistema de concessões.

Lamentavelmente, aqui no RJ convivemos com situações negativas caracterizadas pelo mal atendimento prestado nas faixas de renda mais baixas da população do estado e em regiões menos desenvolvidas. Com frequência, ocorrem perdas nos serviços de água em função de vazamentos, sendo que o fornecimento em muitos lugares ainda ocorre de forma intermitente. E para a nossa vergonha, boa parte dos esgotos coletados são lançados in natura ou sem tratamento adequado nos mares, rios, nascentes ou no solo, sendo comum a utilização da rede coletora de águas pluviais para tal fim.

Ora, nós consumidores carecemos de um atendimento mais adequado visto que somos vítimas de serviços deficientes e de um tratamento precário quanto às reclamações e reparos. Aqui em Mangaratiba, por exemplo, a Cedae é umas das empresas que o cidadão local mais reclama onde os problemas de falta d'água já se tornaram crônicos no verão por causa do aumento da população de veranistas, sem que a empresa tenha ampliado os reservatórios existentes no Município.

Todavia, se a Cedae fosse administrada por um grupo de capital privado, creio que poderia haver uma responsabilidade maior da empresa conforme as exigências contratuais e a legislação que protege os direitos do consumidor. Para tanto, será preciso a pactuação de um rigoroso plano de metas a fim de que os problemas relativos ao saneamento básico tenham solução num prazo aceitável, o que deve ser discutido democraticamente entre o governo e a sociedade.

Assim, fica aí o meu posicionamento para que o irresponsável RJ consiga tirar o pé da lama e sejam prestados serviços de melhor qualidade ao cidadão.


OBS: Ilustração acima extraída de https://www.cedae.com.br/Upload/Images/Slider/b6faeb46-f4b4-4cbb-b0db-4e78710eb408.jpg

5 comentários:

  1. Não é só no Brasil que as coisas andam mal a nível governamental, politico, Povo

    Em portugal as coisas não são melhores

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Não é só no Brasil que as coisas andam mal a nível governamental, politico, Povo

    Em portugal as coisas não são melhores

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Nuno.

    Eu diria que o Brasil e em especial o Estado do Rio de Janeiro tiveram grandes oportunidades de estarem hoje numa situação econômica melhor, mas não estão. O Rio, sendo uma unidade federativa rica em petróleo, além de não ter diversificado as suas fontes produtivas, carece até hoje de uma política capaz de gerar ao mesmo tempo crescimento e um desenvolvimento social transformador. Pois, nos tempos de "vacas gordas", assistimos a uma gastança exagerada de recursos com um assistencialismo populista. Aliás, os dois grandes eventos esportivos que o Brasil sediou reflete uma falta de prioridade dos governantes.

    Hoje a União Federal exige do Rio de Janeiro medidas de austeridade e considero inevitável este estado não ter que privatizar a sua empresa pública de saneamento básico e diminuir gastos para saldar a dívida que possui internamente com o governo brasileiro.

    Espero que o terceiro elemento que mencionou, isto é, o povo, seja capaz de assumir o seu protagonismo ainda neste primeiro quarto do século XXI. Pois, parafraseando um ex-presidente dos Estados Unidos, deve-se perguntar o que podemos nós fazer pelo país, região e cidade.

    Obrigado pela visita ao blogue e comentários. Volte sempre que desejar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo
      Já me fiz seguidor e linkei o blogue no Delirios

      Aquele abraço

      Excluir
    2. Seja bem vindo, Nuno!

      Vou ligar o seu blogue a este também através da listagem à esquerda.

      Aproveito para parabenizá-lo mais uma vez por sua página!

      Abraços.

      Excluir