Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2016

Vida que resiste




Em meio a tantas notícias ruins, até que hoje encontrei uma que nos trás algo de bom e esperançoso. Acessando uma matéria de 24/05 no portal eCycle (clique AQUI para ler), soube que o pássaro gaúcho cardeal-amarelo, cujo nome científico é Gubernatrix cristata, mesmo sendo considerado extinto na região há 15 anos, foi fotografado no começo do mês próximo à fronteira com o Uruguai. 

Esta teria sido a primeira vez em uma década e meia que um macho adulto da espécie é encontrado em seu ambiente natural. De acordo com a reportagem, a descoberta ocorreu durante uma expedição da Secretaria de Meio Ambiente do estado à região. Os pesquisadores capturaram o pássaro, coletaram amostras para análises genéticas e fizeram uma marcação que permite monitorá-lo.

Pode-se dizer que o cardeal-amarelo é um dos pássaros mais ameaçados de extinção do Brasil. A única população conhecida e monitorada da ave vive no Parque Estadual do Espinilho e arredores, no extremo oeste do Rio Grande do Sul sendo que, conforme estimativas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), talvez existam cerca de 50 elementos da espécie em todo o território nacional. E ainda, segundo o Cemave, a captura e o comércio ilegal de cardeais-amarelos para criação em cativeiro constituem as principais ameaças à sobrevivência do animal, tendo sido responsáveis pelo desaparecimento do pássaro nessa região nas últimas décadas.

Como eu havia escrito na postagem publicada aqui no dia 17/05, Lugar de pássaro é solto na natureza!, os tempos hoje são outros, devendo prevalecer as ideias de preservação das espécies silvestres como também as de bem estar animal, mesmo que se trate de um bicho doméstico ou oriundo de algum criadouro legalizado. Deste modo, é preciso abacar com a mentalidade arcaica de prender passarinho em gaiola que, infelizmente, herdamos de nossos antepassados. Por isso, há que se promover novas ações de conscientização nos municípios brasileiros a fim de que seja desestimulada a criação de animais em cativeiro assim como a captura ilegal de aves.

Viva a fauna brasileira! E eduquemos nossas crianças...


OBS: Créditos autorais da imagem acima atribuídos a Marcio Repenning/Divulgação ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário