Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2016

E pode rolar o impeachment do Temer também!




Não é mentira, não! Tudo bem que hoje é primeiro de abril, mas acabo de ler a notícia no portal do G1 de que já tem gente pedindo o impeachment do Michel Temer.

Nesta sexta-feira (01/04), o ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação Cid Gomes (PDT) protocolizou na Câmara dos Deputados um pedido de impeachment do vice-presidente da República. Em seu requerimento, Cid afirma que Temer e o seu PMDB são mencionados nas investigações da Operação da Lava Jato, citando na peça uma mensagem de texto identificada no celular do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, no qual foi mencionado o pagamento de R$ 5 milhões a peemedebistas:

"Foi revelado, por força da Operação Catilinárias [uma das fases da Lava Jato], o pagamento da quantia de R$ 5 milhões ao denunciado, valor cuja suspeita de origem ilícita é marcante, mormente pelas insuficientes explicações ofertadas pelo denunciado após a revelação de mensagens sobre o pagamento de tal quantia, por parte do senhor Léo Pinheiro, trocadas pelo denunciado e o presidente da Câmara dos Deputados, em cobrança por adiamento na quitação de compromissos com a 'turma'"

No documento, Cid Gomes faz menção ao suposto envolvimento do vice-presidente no esquema de corrupção que atuava na Petrobras, mais notícias de jornais bem como trechos de delações premiadas de investigados. E, apesar de não fazer citação a recebimento direto de propina por Temer, o ex-governador do Ceará alega que o denunciado deve ser responsabilizado pelas acusações que envolvem o PMDB e seus integrantes, já que o vice da Dilma é também o presidente nacional do partido.

Esse não foi o primeiro pedido de impeachment contra Temer. Antes do irmão do Ciro Gomes entrar com essa denúncia, o advogado mineiro dr. Mariel Márley Marra apresentou o seu requerimento à Câmara, mas Cunha arquivou-o no dia 05/01 por entender que não havia indício de crime de responsabilidade do vice-presidente. Inconformado, o ilustre causídico entrou com uma ação perante o STF a fim de que os ministros obriguem o Legislativo a analisar pedido de impeachment e espera o deferimento de uma liminar pretendendo suspender o processo de impedimento contra a presidente Dilma Rousseff em curso até que o Supremo decida sobre o teor do pedido dele para inclusão de Temer no caso. O relator do mandado de segurança é o min. Marco Aurélio de Mello e poderá proferir uma decisão na semana seguinte.

Se as denúncias estão mesmo bem fundamentadas, ou se seriam prematuras e não passam de mero oportunismo político, não tenho como opinar porque precisaria consultar o inteiro teor dos autos. Porém, nunca sabemos o que possa haver de sigiloso nas investigações da Lava Jato ainda aguardando ser contado pelos jornais, sendo certo que tanto Temer quanto Dilma correm o risco de perderem seus respectivos cargos caso o TSE resolva cassar os votos da chapa PT/PMDB nas eleições de 2014, hipótese em que teríamos nova disputa presidencial.

Não percam os próximos capítulos dessa novela!


OBS: A foto acima foi extraída de umas das páginas da EBC, conforme consta em http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil2013/files/fotos/971033-%20l%C3%ADderes%20c%C3%A2mara_0369.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário