Páginas

terça-feira, 1 de março de 2016

Estaria Dilma se afastando do PT ou apenas simulando?




A ausência de Dilma na festa de seu partido sábado (27/02), quando resolveu viajar para o Chile, reacendeu uma polêmica de que a presidenta esteja se afastando do PT.

Tenho pra mim que tudo não passa de uma simulação consciente pois, tendo em vista a sua baixa popularidade, interessa ao PT criar uma distinção de ideias e de propostas em relação ao atual governo.

Pensem bem, meus leitores! Pelas regras do jogo, pode Dilma concorrer a uma segunda reeleição em 2018? Evidente que não, assim como a sua subida em palanques de candidatos a prefeito este ano pode atrapalhar a popularidade de vários políticos nas capitais, inclusive do próprio PT. Logo, as imagens desses futuros prefeitáveis e também do Lula (pré-candidato a 2018) se queimariam menos, bastando que ele consiga se defender quanto às recentes polêmicas sobre o sítio ou o triplex no Guarujá...

Segundo expôs o cientista político César Maia na edição de hoje de seu informativo diário, um eventual impeachment poderia fortalecer Lula, caso ele virasse oposição a um governo do PMDB:

"(...) Com isso, concomitantemente, cresceu a tese do impeachment na oposição e da licença de Dilma no entorno de Lula. Isso ocorrendo ainda em 2016 e com novo governo liderado pelo PMDB, Lula teria tempo para passar para a oposição e sapatear sua tese de que a política econômica e social de Lula estavam certas e errada é a condução de Dilma. Na oposição, Lula afiaria o discurso, a CUT sapatearia a seu lado e sua popularidade voltaria a crescer. Em resumo, Lula seria competitivo em 2018." (Ex-Blog do César Maia, edição de 01/03/2016)

A meu ver, interessaria ao PT manter Dilma no cargo para que tenham o apoio da máquina agora bem como daqui uns dois anos. E, com o passar do tempo (se não houver impeachment e nem ocorrer um julgamento procedente da ação movida pelo PSDB no TSE), Lula até poderia criticar duramente a política adotada pelo governo de sua criatura, embora continuaria dando as cartas por trás como houve esta semana na saída do ex-ministro José Eduardo Cardozo para a AGU.

Quem viver, verá.

3 comentários:

  1. Oi Rodrigo!
    Posso dar a minha opinião?
    Eu não entendo muito de política, mas "acho" que a Dilma foi só uma pata na mão do Lula.
    Obs!
    Não gosto dos dois! kkkkk
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga.

      Com certeza você pode dar suas opiniões. Aqui não tem censura!

      Concordo com o que você colocou. A Dilma, criatura inventada pelo Lula dentro da política, serviu de jogada para o PT continuar no poder. Como ela começou a perder popularidade, acumulou uma rejeição enorme e nem pode disputar novas eleições, agora são os próprios petistas que começam a lançar "pedra na Geni". E aí o partido que sempre foi governo passa a fingir que estará entrando para a oposição porque alega discordar da agenda "neoliberal".

      Também não simpatizo com nenhum dos dois e dá para ver o quanto a política anda cheia de hipocrisia.

      Obrigado pela leitura e comentários.

      Abraços.

      Excluir
    2. Em tempo!

      Como o César Maia chegou a responder por email uma mensagem que lhe escrevi sobre a edição de ontem de seu informativo:

      "Lula é a peça chave. Não há PT sem Lula.
      É o interesse de Lula que vai prevalecer."

      Ora, ainda que Lula também possa ser outro fantoche nas mãos de outras mentes mais inteligentes que ele, o fato é que hoje o PT depende de sua candidatura para 2018 e mais ainda de sua imagem.

      De acordo com uma recente pesquisa do Datafolha, se as eleições presidenciais fossem hoje, o monstro barbudo iria para o segundo turno apesar de 49% o rejeitarem.

      Excluir