Páginas

domingo, 20 de março de 2016

Começando o outono austral




Para quem não sabe, mudamos de estação na madrugada deste dia 20/03, passando do verão para o outono aqui no Hemisfério Sul.

Que bom! Pois confesso que já estava saturado do calor, muito embora ainda teremos uns dias relativamente quentes nas semanas seguintes, considerando ser esse um período de transição.

O outono é a época que mais aprecio. Além dos aniversários meu, de Núbia e de minha mãe, todos em abril, curtimos o delicioso feriado da Páscoa, tendo ainda o de Tiradentes, o Dia do Trabalhador, Corpus Christi, bem como o estadual Dia de São Jorge (comemorado no Rio de Janeiro). Nos tempos de colégio, garantiam-me ótimos momentos de folga, sendo que eu me esbaldava de tanto comer chocolate.

Hoje, tendo apenas chupado um picolé de chocolate na padaria, resolvi tirar o dia para caminhar. Fui visitar a sede do Parque Estadual do Cunhambebe, situada na localidade mangaratibense do Sahy, mais precisamente na Estrada da Cachoeira (não pavimentada) e que dá acesso ao pequeno povoado de Santa Bárbara. Acabou sendo um passeio light em que, tendo passado o final da manhã conversado com um dos guarda-parques da unidade no centro de visitantes, segui até pouco depois de um mirante natural que fica acima da captação de água do lugar. Lá de cima, pude contemplar um pedacinho do nosso litoral, a movimentada rodovia Rio-Santos e a Ilha de Guaíba onde a Vale do Rio Doce exporta o seu minério.

Sem arriscar nada ousado, tipo avançar mais pela trilha e concluir a travessia até Rubião, retornei pelo mesmo caminho. Almocei uma refeição simples em Santa Bárbara, num estabelecimento de comida caseira, não chegando a me banhar no rio Sahy, o qual oferece lindos poços e quedas d'água em seu trajeto da montanha ao mar. Na volta, um morador de lá ofereceu carona, deixando-me perto de um dos escadões que vão da BR-101 até Muriqui.

Tranquilamente, assim terminei o dia, trazendo comigo mel silvestre e um cacho de bananas de Santa Bárbara, mais um saco de laranja comprados de um ambulante em Muriqui. Enquanto o Flamengo empatava com o Fluminense, num medíocre jogo do Campeonato Carioca realizado em São Paulo, preferi redigir esse texto, dando um tempinho nas postagens diárias sobre a Operação Lava Jato feitas durante a semana passada.


OBS: A ilustração acima refere-se ao quadro Autunno do artista italiano Giuseppe Arcimboldo (1526 - 1593). Extraí a imagem do acervo virtual da Wikipédia em https://it.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Arcimboldo#/media/File:Arcimboldo_Autumn_1572_(private).jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário