Páginas

terça-feira, 29 de março de 2016

A vacinação contra a gripe H1N1 precisa ser antecipada!




Conforme noticiado ontem na imprensa (ver matéria do G1 São Paulo pede para governo federal antecipar vacinação contra a gripe ), este ano de 2016 tem registrado um aumento considerável e antecipado dos casos de infecção da gripe H1N1. De acordo com a reportagem, São Paulo já teria registrado 38 mortes e solicitou ao governo federal que antecipasse a campanha de vacinação prevista para iniciar apenas no dia 30/04: 

"O secretário da Saúde do estado, David Uip, falou por telefone com o ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, e formalizou o pedido". 

Diz ainda o texto que: 

"Em geral, os surtos ocorrem entre maio e julho, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil, que são as regiões mais frias. Mas, agora, esse ano, o vírus começou a atacar no fim do verão: fevereiro, março." 

Acontece que a situação é preocupante e interessa a todo o pais, não apenas São Paulo, visto que todos estamos expostos à contaminação desse nocivo micro-organismo capaz de causar uma gripe tão forte que leva pessoas a óbito. E aí concordo plenamente com o governo paulista sobre a necessidade de antecipar a vacinação.

Sendo assim, tendo em vista os interesses em jogo (a necessidade de se proteger preventivamente os direitos à saúde e à vida das pessoas), entendo ser cabível até mesmo que o Ministério Público Federal (MPF) passe a acompanhar esta questão a fim de que medidas eficazes sejam tomadas evitando um surto generalizado dessa doença no país inteiro. 

Lamentavelmente, o fato do Brasil estar passando por um momento de crise política, há sempre uma preocupação de que possa ocorrer um relaxamento na prestação dos serviços públicos de maneira que a sociedade e também as instituições de defesa do cidadão devem redobrar as atenções. Portanto, fiquemos de olho no governo!


OBS: Ilustração acima extraída de http://www.camarapaulinia.sp.gov.br/portal/index.php/du-cazellato/48-noticias/ednilson-cazellato/340-du-cazelatto-defende-vacinacao-contra-gripe-h1n1-para-toda-populacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário