Páginas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Cadê o olho do dono?!




Há um ditado popular que assim diz: "O que engorda o negócio é o olho do dono". Ou, numa versão mais original (e rural), seria "o olho do dono que engorda o gado".

Não sou um defensor do capitalismo. Porém, hei de concordar com os neoliberais de que as empresas privadas são melhores administradas que as entidades sem fins lucrativos (clubes, fundações, instituições filantrópicas, igrejas, etc). Entre estas, podemos incluir também o Estado. Pois, no caso brasileiro, devemos receber nota zero em gestão.

Mas, se pensarmos bem, o Estado brasileiro possui um dono. Ou melhor, vários donos. Somamos hoje uma nação com mais de duzentos milhões de habitantes de modo que todos temos direitos e obrigações com a chamada "coisa pública" quando se vive numa República.

O fato é que a grande maioria não está nem aí para as decisões tomadas na política do país e da sua respectiva cidade. Permitimos que os nossos governantes administrem o bem coletivo como se fosse propriedade particular deles mesmos para depois reclamarmos improdutivamente pelos cantos. Por exemplo, quando há uma audiência pública, a reunião de algum conselho setorial, uma sessão importante no Legislativo ou um protesto na rua, quantos comparecem?

Entretanto, o Carnaval está chegando e muitos já se aquecem para sair no bloco de seu bairro a fim de se divertirem. Vai ter homem se vestindo de drag queen, criança se fantasiando de super herói, mulherada louca tomando todas, bastante funk proibidão rolando nas caixas de som dos automóveis e até mesmo escutaremos esses setanojos horrorosos, os quais nada têm a ver com o samba. Afinal, o negócio em fevereiro é "bebemorar".

Nada contra as pessoas se divertirem e aproveitarem os poucos momentos prazerosos que a vida proporciona. Mas, na boa, a gente vai comemorar o que afinal? 

Nossos hospitais públicos sucateados?! 

O dinheiro da população que sumiu e foi parar na conta de algum corrupto na Suíça?! 

Os ônibus que trafegam super lotados e que o trabalhador tomará na segunda pra ir pro serviço?

A educação nota zero das nossas escolas?! 

O " legado olímpico" do Eduardo Paes?! 

Que piada! Kkkkkkkkkk... 

Vamos acordar, povo! E que ninguém se esqueça de que, em outubro, teremos eleições sendo que a população não aguenta mais tanto sofrimento e covardia dos políticos que se arrogam donos do Poder (que emana de nós). 

Sendo assim, sugiro a todos que aproveitem o Carnaval para protestar... Que tal um bloco que saia pelas ruas denunciando essa picaretagem toda?!

Desse modo, proponho unirmos o útil ao agradável. Por exemplo, o bairro X criaria o "Bloco dos Sem Saúde" enquanto a localidade Y inventaria o "Bloco dos Sem Escola". Também poderia surgir o "Bloco dos Sem Dinheiro" para denunciar o crescimento da inflação, o desemprego, o trabalho infantil, os juros altos e a possível volta da queridinha CPMF.

Penso que, agindo assim, o povo brasileiro poderá expor todo o seu descontentamento com a atual situação política que estamos vivendo nas três esferas estatais (União, estados e municípios), bem como iremos nos aquecer para um ano com muitas manifestações contra toda a safadeza que os governantes andam fazendo com a nossa gente.

Fiquemos de olho, minha gente! Coloquemos a boca no trombone e comecemos a denunciar!


Imagem: Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário