Páginas

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Essa manifestação eu aprovo!




"Trabalhadores do mundo, uni-vos!" (Karl Marx)

Em minha última postagem aqui do blogue, De protestos assim, tô fora!!!!!!!, posicionei-me contra os protestos deste último domingo (16/08). Porém, na tarde desta terça (18), apoiei a manifestação dos professores da rede municipal daqui de Mangaratiba, por concordar com as ideias defendidas pelo movimento.

Conforme a convocação feita pelo SEPE Mangaratiba (o sindicato da categoria), os profissionais da educação decidiram fazer uma paralisação de 24 horas. Concentraram por volta das 13 horas na Praça Robert Simões, no Centro da cidade, e de lá foram para a Secretaria de Educação e depois até a Câmara Municipal onde assistiram a sessão que começa às 14:30. E a sala de reuniões lotou como deveria ser de fato o nosso Legislativo - uma Casa do Povo.




Logo após o almoço, reuni-me com o meu vereador em seu gabinete e tratei com ele do assunto, encorajando-o a fazer uso do chamado "tema livre" que é um espaço dado aos edis para discursarem na tribuna durante as sessões do Legislativo local. Concordamos em prestar solidariedade à causa dos professores de Mangaratiba nos colocando à disposição para ajudá-los.




Em resumo, os professores apresentaram a seguinte pauta aos vereadores por meio de um comunicado que foi lido na sessão. Eles pedem:

- Realização de concurso público;


- Pagamento da data-base.

Na sua nota oficial, o SEPE Mangaratiba assim havia se manifestado no dia 05/08: 

"O Sepe Mangaratiba vem por meio desta nota informar sobre os motivos para a não realização da audiência com representantes da Prefeitura, marcada com mais de um mês de antecedência segundo solicitação do sindicato.
Lamentamos profundamente a forma como fomos informados na recepção da Prefeitura sobre a ausência do Prefeito e do Procurador do município, razão pela qual a audiência não foi realizada. Vale ressaltar que, na última assembleia realizada em praça pública, nosso sindicato mobilizou seus diretores e também representantes da base da categoria para formar a comissão de negociação que esteve presente nesta quarta-feira (5/8) na sede da Prefeitura de Mangaratiba a fim de negociar a pauta de reivindicações da categoria com o Executivo municipal. No entanto, para surpresa de todos a audiência havia sido cancelada.
Em virtude disso, o Sepe Mangaratiba protocolou ofício solicitando que a audiência seja imediatamente remarcada para a próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, às 13 horas. Dessa forma, o sindicato prova que está disposto a negociar, mantendo abertos os canais de diálogo com a Prefeitura de Mangaratiba.
O Sepe Mangaratiba faz um apelo a todos os profissionais da rede municipal de Educação de Mangaratiba para que compareçam em peso na próxima Assembleia da categoria, que será realizada nesta sexta-feira, dia 7 de agosto, às 15 horas, no salão de reuniões do Hotel Mendonça. Em pauta, concurso público, reajuste salarial e data-base."

De protestos assim, meus amigos, tô dentro! Ao contrário do que fizeram certos manifestantes no domingo (muitos deles chegaram a defender "intervenção militar" bem como uma descabida tese de impeachment da presidente), os nossos professores expõem reivindicações que são legítimas, pois se acham dentro da legalidade e da democracia. Querem, antes de mais nada, serem ouvidos e negociarem, tornando inteiramente justo o reclame para que as remunerações pagas pela Prefeitura daqui sejam devidamente reajustadas.




Mesmo não sendo um profissional da educação, visto que me formei em bacharel no curso de Direito, considero de grande relevância o trabalho dos professores. Além de ser neto de uma professora por parte de pai e minha esposa Núbia ter dado aulas para crianças antes que nos conhecêssemos em 1999, sou grato aos mestres que a vida colocou em meu caminho. Sem eles, não teria nem chegado numa faculdade. Logo, se queremos um país melhor para os nossos descendentes, devemos reconhecer a importância que têm reivindicações como essa que acompanhei hoje.

Parabéns, professores de Mangaratiba! Não desistam e voltem à rua (e à Câmara) sempre que precisarem protestar por melhores condições de trabalho, lutando por um tratamento mais digno da Prefeitura. Estamos juntos!



OBS: Fotos acima feitas por mim durante a tarde desta terça-feira, dia 18/08/2015, na Câmara Municipal de Mangaratiba, ao cobrir a presença dos professores no nosso Parlamento local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário