Páginas

sábado, 23 de maio de 2015

Coragem!



"Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: 'Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. Seu território se estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra dos hititas, até o mar Grande, no oeste. Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.'" (Js 1:1-9; NVI)

Umas das passagens bíblicas que considero bem motivadora seria esse comecinho do Livro de Josué quando Deus anima o novo líder do povo de Israel que havia ficado no lugar de Moisés. Segundo o texto acima traduzido da Nova Versão Internacional, seria preciso "coragem" afim de que os israelitas conquistassem a Terra da Promessa.

No entanto, como podemos perceber claramente da leitura acima, caberia a Josué ser corajoso não apenas para enfrentar as batalhas militares contra as cidades fortificadas dos cananeus, mas também trilhar o caminho correto de Moisés em todas as suas ações. Deveria ele agir com constância, firmeza e determinação.

Refletindo sobre o assunto, vejo que muitas vezes a coragem seria o elemento que costuma faltar na vida de muita gente, inclusive na minha. Por causa de nossa inércia, deixamos de ser bem sucedidos em diversas áreas, quer seja no campo profissional, nas relações familiares, no cuidado com a saúde e também no tocante à espiritualidade. Apensas exemplificando, um candidato ao vestibular viciado em internet, mesmo sabendo que precisa estudar com afinco para a prova, nunca ousa desconectar-se do Facebook para começar a resolver os problemas de Química. Igualmente, uma paciente obesa está sempre adiando o início de sua dieta comendo mais um pedaço de torta hoje, uma pizza inteira amanhã...

Em seu livro Coragem para Evoluir, o qual comecei a ler neste mês de maio, Luciano Vicenzi aborda a questão central das escolhas chegando a citar o grande pensador da humanidade Aristóteles. Para o autor, que é administrador de empresas e também professor de Conscienciologia, a coragem entra como o sustentáculo de nossas decisões:

"O filósofo grego Aristóteles (384 - 322 AC.) ressalva sua importância colocando-a como a virtude que permite o desenvolvimento das outras, estabelecendo uma correlação direta com a vontade. Efetivamente, não podemos falar de coragem sem nos referir à força de vontade propulsora de qualquer ação humana em direção a estágios evolutivos mais avançados. Alcançar novos patamares não requer apenas mudança na forma de pensar e sentir sobre algo, mas também uma reflexão profunda sobre a qualidade de determinação aplicada na direção dos objetivos prioritários que estabelecemos. É essencial verificar com clareza onde exatamente se quer chegar e o quanto se quer. Cada conquista exige sua cota de esforço e suor. A vida, em qualquer dimensão, é um constante sistema de escolhas. Optar por alguma coisa sempre implica na renúncia de outra. A condição em que nos encontramos atualmente é resultado das escolhas do passado, assim como o futuro depende de nossas atitudes no presente. A coragem é a vontade que sustenta a decisão tomada, exigindo um novo posicionamento mental diante dos antigos referenciais de comportamento." (1ª edição. Rio de Janeiro: Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, 2001, págs. 24-25)

Verdade é que estamos a falar de algo que depende exclusivamente de nossas ações! Não me refiro ao resultado alcançado, mas, sim, à atitude corajosa que precisamos ter diante das circunstâncias que se apresentam no cotidiano. Pois mesmo fazendo constantes orações a Deus e ainda tomando conhecimento das coisas corretas a serem postas em prática, existem aqueles difíceis momentos de enfrentamento quanto ao desânimo, ao medo, às opiniões alheias contrárias ao que escolhemos, ao comodismo, à preguiça mental, aos equivocados sentimentos de culpa e ao sofrimento relativo às perdas.

Creio que junto com a atitude corajosa vem a fé. Ter a consciência de que não caminhamos por aí sozinhos, podendo contar com o amparo divino em todo o tempo pelos lugares onde andamos, contribui consideravelmente para que nos posicionemos com firmeza afim de superarmos os obstáculos. Por isso sempre que ficamos acovardados diante das situações, indo por atalhos anti-éticos, torna-se sugestivo reavaliar a nossa fé.

Inegavelmente o exercício da coragem pode depender de um processo educativo de disciplina experimentado por cada pessoa até que ela se torne capaz de vencer os seus altos e baixos. Contudo, um dos resultados das condutas corajosas seria o desfrute de nossa liberdade. Pois foi o que aconteceu com os antigos israelitas ao conquistarem a Terra Prometida, os quais já não precisavam mais se sujeitar à escravidão de outros povos porque passaram a dispor de um território onde poderiam plantar, colher, criar seus animais, edificar casas e cidades.

Da mesma maneira, amigos, acredito que, se formos corajosos, poderemos alcançar grandes coisas em nossa existência, quer seja no plano individual ou coletivo. Assim sendo, vale a pena nos esforçarmos e jamais desistirmos. Se caímos, vamos nos levantar dando a volta por cima. E, na hipótese do nosso próximo ficar prostrado ou abatido, que possamos vir rapidamente ao seu encontro e reanimá-lo como fez Deus com o novo líder de Israel, após a impactante morte de Moisés.

Um ótimo domingo a todos e que sejamos corajosos como Josué!


OBS: Ilustração acima extraída de http://trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/trilhas/rafting-no-rio-paraibuna-no-pesm-na-nucleo-santa-virginia/attachment/media-rafting-no-rio-paraibuna-03/

Nenhum comentário:

Postar um comentário