Páginas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Prevenindo incêndios difíceis de controlar




Há oito dias que o país inteiro acompanha as notícias sobre o terrível incêndio na área industrial de Santos, litoral de São Paulo. Na tarde desta quinte-feira (09/04), o coordenador da Defesa Civil do Estado de São Paulo, José Roberto Rodrigues de Oliveira, afirmou não haver mais fogo em nenhum dos tanques da empresa Ultracargo. Porém, vários pontos na altura do solo ainda queimam por causa do vazamento de combustíveis. E para resolver de vez o problema os bombeiros aguardam a vinda de técnicos de uma empresa americana especializada no combate a incêndios cuja chegada está prevista para amanhã (10). Até a noite de ontem (8), mais de 400 mil litros de espuma já tinham sido usados em que pelo menos 360 litros do pó químico seco cold fire, cedido pela Infraero, também foram empregados.

Muitas vezes provocamos incêndios de proporções ainda maiores através das palavras que dizemos. Trazendo uma notícia ruim no momento errado, ou informando os fatos de maneira deturpada, somos capazes de semear o conflito entre os nossos irmãos. Ao invés de confortar vidas ou de tratar dos relacionamentos feridos, temos o potencial negativo de destruir longas amizades e casamentos. Às vezes, basta uma simples mentirinha para que uma pessoa resolva deixar de falar com a outra sendo induzida a tirar conclusões equivocadas. Até as decisões de um julgamento correm o risco de ser influenciadas pelo abominável falso testemunho.

Segundo a Epístola de Tiago, a língua é comparada ao fogo, podendo colocar uma floresta em chamas e ser malignamente inflamada. Ensina o escritor sagrado que

"Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha. Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno." (Tg 3:5-6; NVI)

Refletindo acerca dessa passagem bíblica, não só devemos tomar consciência da devastação provocada pelo mau uso da palavra como também é preciso prestar atenção até numa "simples fagulha". Pois, dependendo das condições tempo, uma pequena ponta de cigarro consegue pôr fogo num pedaço de mata como costuma ocorrer frequentemente no Cerrado brasileiro durante a estação seca. Logo, se faltarmos com a vigilância, podemos não só proferir coisas más como também assimilarmos aquilo que nos falam maliciosamente ao ouvido.

Outro aspecto interessante da mensagem de Tiago é a definição da língua como "um mundo de iniquidade" e que "contamina a pessoa por inteiro". Quanto a isto, após uma controvérsia com os fariseus, Jesus já havia certa vez ensinado que o ser humano não se torna impuro pelo que entra pela boca e vai para o estômago, mas, sim, pelo que "sai do homem":

"Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem ‘impuro’. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem ‘impuro’; mas o comer sem lavar as mãos não o torna ‘impuro’ ". (Mateus 15:17-20)

É o coração o centro de nossas intenções e motivações. Todas as condutas más, quer sejam atos ou palavras, são primeiramente concebidas em nosso íntimo onde aceitamos as possibilidades de seguir por um caminho errado. Aí vamos alimentando tais pensamentos até que num dia resolvemos deliberadamente colocá-los em prática. Em geral, são ideias de ódio, de ganância, perturbações emocionais, inveja, dentre outros sentimentos os quais podem se tornar passageiros ou não. Então, se permanecemos passivos, o mal passa a nos conduzir e pecamos prejudicando terrivelmente o nosso próximo.

Finalmente devemos considerar a observação feita por Tiago de que a língua é "incendiada pelo inferno", a qual não creio que se trate de mero exagero do escritor. Pois não podemos ignorar uma realidade maior que nos cerca havendo forças fora da dimensão do nosso entendimento que instigam o comportamento humano tanto para o bem quanto para o mal. E, sendo assim, precisamos ser vigilantes quanto ao que assimilamos porque existe um ministério da perversidade atuando no mundo por meio das pessoas que se colocam a seu serviço e agindo como demônios de carne e osso.

Concluindo tudo o que coloquei neste artigo, nada melhor do que citar os conselhos do sábio rei Salomão no livro de Provérbios. Ali o velho monarca de Israel indicou aos seus leitores o que deve ser feito profilaticamente para não nos tornarmos instrumentos da maldade, inspirando o homem justo a agir com firmeza em seu caminhar:

"Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade." (Pv 4:23-27)

Uma ótima noite para todos!


OBS: Imagem acima disponibilizada para divulgação pelo Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, conforme extraí de uma página de notícias da EBC em http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-04/empresa-americana-e-chamada-para-ajudar-apagar-incendio-em-santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário