Páginas

domingo, 14 de setembro de 2014

Disposição ao aprendizado




No prólogo do livro bíblico de Provérbios (versos de 1 a 7 do capítulo 1º), o autor sagrado não só expõe qual o propósito por trás de sua magnífica obra literária como menciona a quem se destinam as inspiradas palavras ali escritas.

Curiosamente, Salomão não se refere apenas aos "simples" e aos "jovens" (verso 4). Seu ensino é também dirigido ao "sábio" e ao "instruído" (v. 5), dando a entender que todos necessitam receber com continuidade o aprendizado. O vocábulo simples encontra-se em paralelismo com moços no mesmo versículo. É provável que esteja se referindo a alguém jovem ainda inexperiente desprovido de um tutor, carecendo, pois, de boas orientações para viver. Contudo, o sábio precisava ouvir para crescer em conhecimento, tornando-se uma pessoa perspicaz e melhor capacitada para habilmente dirigir, guiar ou orientar a outros. Logo, não seria incorreto dizer que todo professor jamais deve deixar de ser um bom aluno na escola da vida.

Ao concluir sua introdução, o escritor bíblico revela qual o fundamento da sabedoria - o "temor do SENHOR" (v. 7). Junto com a receptividade de eterno aprendiz devemos manter a admiração reverente pelo Criador bendito. Tal expressão em destaque não se trata de um medo aterrorizante de Deus, mas sim de uma atitude que eu creio não dispensar a nossa sujeição/submissão à sua vontade, dispondo-nos a obedecê-Lo.

Assim sendo, pode-ser afirmar que a verdadeira sabedoria não se aprende apenas pelo intelecto. É preciso ao mesmo tempo experimentar a instrução praticando-a porque se cuida do ponto de partida para o indivíduo poder compreender o porquê das coisas espirituais. Agir de outro modo seria desprezar com insensatez a sabedoria e o ensino.

Que Deus nos conceda um coração sábio!


OBS: A ilustração acima refere-se a uma escola ao ar livre nos arredores de Bucareste em 1842. Foi extraída do acervo virtual da Wikipédia, conforme consta em http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_education#mediaviewer/File:Teaching_Bucharest_1842.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário