Páginas

domingo, 13 de julho de 2014

Pela tua graça caminhamos, Senhor!




Viver não é fácil. Há momentos que são complicados na caminhada da gente como doenças, escolhas erradas, problemas familiares, necessidades financeiras, desafios na liderança de um grupo e a própria condução das ações praticadas. Às vezes tudo parece impossível e dramático de se resolver. Algo que chega a ficar tão sem sentido como assistir a final da Copa do Mundo no Brasil, num belo domingo, sem que a seleção pentacampeã do nosso próprio país esteja ali no Maracanã disputando a partida.

É certo que não estou a escrever sobre futebol, o qual para mim nada mais é do que mais um esporte. Porém, refiro-me ao nosso "jogo" do cotidiano, no qual evidentemente não desejamos ser massacrados por 7 a 1 como na semi-final deste Mundial. Pois são essas partidas da vida que não queremos perder de jeito nenhum. Aliás, acredito que todos até o último minuto dos acréscimos no "segundo tempo" ainda desejam marcar um golzinho.

Ora, e se estivermos enfrentando uma derrota terrível como a que o Brasil teve para a Alemanha? Iremos ficar prostrados e caídos no chão por conta disso sem tomarmos qualquer iniciativa? Abandonaremos o gramado do estádio deixando de ir até o final na partida?

Qualquer atleta experiente sabe que tem o seu dia mau e conserva em si a esperança de amanhã alcançar um resultado melhor. Mesmo que para tanto ele precise ficar mais disciplinado, desenvolver seus talentos, treinar com maior frequência e, enfim, esforçar-se dentro e fora de campo. E, por acreditar, de alguma maneira não desiste ainda que ele esteja no final de carreira.

Verdade, amigos, é que a graça de Deus nos ensina uma lição importantíssima: nunca estamos no fim da estrada. Você pode se sentir goleado, preso nas mais diversas situações, lutando contra vícios, sendo despejado do lugar de onde mora, ou com o diagnóstico de um câncer incurável, mas saiba que o jogo ainda não acabou. No placar da graça é como se ficasse tudo 0 X 0 e surgisse uma nova chance de você marcar o seu primeiro ponto.

Neste momento lembro da história bíblica de Sansão. Segundo as Escrituras, ele foi o cara escolhido por Deus para libertar a Israel do domínio dos filisteus. Por isso, Sansão foi dotado de uma força sobrenatural a ponto de ter lutado contra um leão e vencido (Jz 14:5-6), bem como ferido a mil homens mesmo estando inicialmente amarrado (Jz 15:14-17). E para que se mantivesse forte deveria conservar os seus votos de consagração ao Senhor, entre os quais não cortar o cabelo.

Entretanto, tinha Sansão suas falhas de caráter e se deixou seduzir por Dalila que era uma das filhas do povo adversário. Ela, astuciosamente, conseguiu descobrir o seu segredo afim de traí-lo e, cortando as sete tranças de Sansão, entregou-o aos filisteus.

"Então, os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, e o fizeram descer a Gaza; amarraram-no com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere." (Jz 16:21)

Apesar dessa infeliz derrota, diz a Bíblia que aquele não foi o fim de Sansão. Mesmo cego e reduzido à condição de escravo, seus cabelos tornaram a crescer. E, num belo dia em que os inimigos resolveram zombar dele publicamente, celebrando um sacrifício no templo de Dagon, algo inesperado ocorreu. Com fé o nosso herói dos tempos antigos executou uma verdadeira proeza:

"Sansão clamou ao SENHOR e disse; SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos. Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra. E disse: Morra eu com os filisteus E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida" (Jz 16:28-30)

Os valores da época de Sansão, como o seu sentimento de vingança contra os perversos filisteus, podem até nos chocar hoje em dia em que alcançamos uma compreensão um pouquinho mais evoluída da vida. Porém, sua história tem muito a nos ensinar em termos de motivação e quanto ao uso da fé. Inclusive quanto à entrega total à graça do Senhor já que Sansão teria quebrado todos os seus votos de consagração.

Meu caro leitor, as coisas podem estar agora bem difíceis para você, mas creia. Tome uma atitude de valentia, levante-se do chão, clame a Deus e coloque no Senhor toda a sua confiança. Abra o seu coração para a graça pondo-se novamente a caminhar sabendo que suas quedas anteriores não são levadas em conta. Deus te ama de verdade e isso é o que realmente importa.

Uma boa semana a todos em nome de Jesus!


OBS: A ilustração acima trata-se de um quadro do pintor dinamarquês Carl Heinrich Bloch (1834 - 1890), o qual retrata Sansão já cego girando o moinho na cadeia. Extraí a imagem do acervo virtual da Wikipédia em http://en.wikipedia.org/wiki/Samson#mediaviewer/File:Samson_hos_filistrene.jpg

2 comentários:

  1. Não somos derrotados,somos vencedores na companhia de DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! E a Bíblia declara que somos "mais do que vencedores".

      Boa semana pra vc, amiga.

      Excluir