Páginas

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Quer dizer que somos latinos cheiradores de pó?!




Umas das notícias sobre a Copa que muito me chamou a atenção esta semana teria sido sobre o infeliz trabalho de humor "negro" que a atriz holandesa Nicolette van Dam, também representante da UNICEF, publicou na internet com os rostos de Falcão García e James Rodríguez, ambos da vitoriosa seleção colombiana. Na montagem, os jogadores retratados de joelhos no gramado se debruçavam sobre uma linha do spray usado pelos árbitros para organizar a formação das barreiras durante a cobrança de faltas, parecendo uma alusão ao uso da cocaína. Abaixo da imagem, é possível ler a frase colombiaans muurtje ("muro colombiano", em tradução livre do holandês).

Com razão a publicação feita no Twitter gerou críticas por parte da imprensa colombiana a ponto de várias pessoas manifestarem seus descontentamentos numa página do jornal El Universal do país vizinho. Muitos internautas chegaram a pedir que a Unicef dispensasse Nicolette do posto de embaixadora da entidade por causa da piada ofensiva. Hoje, porém, ao acompanhar o Bom Dia Brasil, soube que a atriz já havia entregue seu cargo e que a postagem foi também apagada por ela no site. "A senhora Van Dam renunciou ao cargo de embaixadora da boa vontade da Unicef e lamenta a mensagem que reenviou ontem", informou a organização ligada à ONU nas redes sociais.

No entanto, apesar das "honestas e sinceras desculpas" da atriz, a qual não deve ter imaginado que sua piada pegaria tão mal, fiquei refletindo sobre a maneira equivocada como muitos europeus e norte-americanos devem nos enxergar. Pois, certamente, que a polêmica fotomontagem não teria sido elaborada e depois publicada em redes sociais, caso não encontrasse alguma receptividade perante o público holandês. E, se olham para a Colômbia como sendo o país do pó, devem ter do Brasil as falsas impressões de que somos o lar da corrupção, dos assaltos, da prostituição infantil e da desordem total. Como se em cada esquina do Rio houvesse um ladrão armado para roubar o primeiro turista quando fosse atravessar a rua!

Por outro lado, a imagem feita por Nicolette denunciou certa incoerência ao sugerir que os jogadores estariam cheirando cocaína. Pois, além de Falcão ser "paradoxalmente, embaixador da boa vontade das Nações Unidas na luta contra as drogas", conforme respondeu prontamente o governo colombiano, evidentemente que não haveria tantos plantadores da coca no país vizinho sem os grandes mercados consumidores da Europa e dos EUA. Aliás, é com o dinheiro de muitos holandeses viciados que o tráfico internacional tem sido financiado, inclusive as ações terroristas dos guerrilheiros das Farcs, causando violência em inúmeras cidades da Colômbia.

Afim de que este meu texto não seja preconceituoso com os holandeses e europeus, faço as devidas ressalvas de que lá também existem pessoas esclarecidas acerca da realidade brasileira e da América Latina. Felizmente nem todo o público é ignorante, mas inegável é que uma boa parte das pessoas ainda nos vê de um modo míope ou estrábico, incapazes de reconhecer as mudanças positivas que têm ocorrido no lado de cá do Atlântico nesses últimos anos. Inclusive o fato da Colômbia estar conseguindo combater a violência em várias das suas cidades, investindo em reformas sociais e na dignidade do ser humano, tratando-se de um país com grandes belezas naturais, uma rica história, bem como um  enorme potencial de desenvolvimento econômico.

Neste Mundial, tenho torcido não só pela seleção brasileira como quero ver as demais equipes latino-americanas brilharem. Fiquei contente com as vitórias heroicas do Chile sobre a Espanha e do Uruguai em cima da Inglaterra. Hoje mesmo vou estar apoiando a Costa Rica, país onde meu avô materno mora, no jogo com a Itália. Até o México eu quero que se classifique em segundo lugar no grupo do Brasil com a nossa seleção em primeiro, obviamente. Porém, o que mais tem me motivado nessas partidas é quando assisto os torcedores de várias nacionalidades da América do Sul cantando os hinos de seus países à capela. Isto porque tal comportamento vem mostrando o quanto a nossa gente anda desejosa de uma grande reviravolta, tanto na política, quanto na economia e na sociedade. Pois estão lutando por algo que impulsione o continente para um desenvolvimento inclusivo e de fato independente dos interesses estrangeiros.

Um ótimo final de semana a todos e viva a América Latina!


OBS: Ilustração acima extraída através da página do G1 na internet, conforme consta em http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/06/atriz-renuncia-cargo-na-unicef-apos-piada-contra-jogadores-colombianos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário