Páginas

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Apesar de toda a gastança, quero torcer muito nessa Copa!



Faltando sete dias para a bola rolar, ainda se ouve falar de pessoas convocando protestos contra a realização do Mundial. Embora com menos força do que em junho/julho de 2013, alguns grupos políticos andam a propagar as mesmas palavras de ordem ditas nas ruas: "Não vai ter Copa!"

Não vai ter Copa?! Como é que é?

A essa altura do campeonato em que os estádios já ficaram todos prontos, os turistas estrangeiros fizeram suas reservas nos hotéis, as equipes classificadas desembarcam uma a uma no país, trabalhadores foram contratados para a prestação de inúmeros serviços e os empresários investiram nos seus negócios para lucrarem durante os jogos, seria uma insanidade se o Brasil, repentinamente, cancelasse o evento. O nome de nossa nação ficaria abaixo da crítica, caso Dilma resolvesse mudar de ideia.

Equivoca-se quem pensa que, em 2014, as coisas vão se repetir exatamente como no ano passado com milhões de pessoas saindo às ruas em manifestações políticas pelo país inteiro. Pois, tendo em vista a nossa maior proximidade com o período eleitoral e os reincidentes episódios de vandalismo, suponho que, desta vez, o brasileiro demonstrará sua indignação de maneira mais silenciosa. E, se houver algum barulho, acredito que será mais com os gols do Neymar do que com qualquer outra coisa.

Por mais que seja legítimo um cidadão organizar passeatas, não acho conveniente realizá-las durante a Copa. E, menos ainda, se for nas proximidades dos estádios! Pois esse é um momento para as pessoas poderem se divertir e o Brasil projetar no exterior uma imagem positiva afim de alavancar o seu potencial de turismo - uma atividade verdadeiramente capaz de desenvolver a economia nacional e atrair um número maior de visitantes internacionais durante os próximos anos.

Assim, penso que devemos tirar o melhor proveito desse Mundial que nos custou tão caro. Torcer contra a seleção e desejar que o Brasil perca logo na primeira fase, vejo como uma repetição daquele velho discurso do "quanto pior melhor". Algo nada construtivo.

Sem tirarmos o olho da política, como coloquei no meu artigo anterior, torna-se adequado torcer e festejar na Copa, recebendo bem o turista que comparecerá aos nossos estádios. Devemos respeitar o direito de quem quer apreciar o bom esporte e darmos uma força aos nossos jogadores. Então, uma vez passado esse período, com ou sem o hexa, começaríamos a lavagem da roupa suja cobrando a responsabilidade das nossas autoridades pela gastança excessiva, pelo mal uso do dinheiro público e pelos prováveis desvios de verbas.

Que venha mais um campeonato! E que, além do futebol, sejamos também vitoriosos em educação, saúde, transportes, habitação, segurança pública, direitos humanos e respeito ao meio ambiente.

Viva o Brasil!

4 comentários:

  1. A polícia federal já pôs a faca no pescoço de Dilma com a ameaça de greve na COPA e conseguiu 16% da aumento à revelia do que decidiu o TSE. Metroviários, querem o mesmo tratamento dado aos policiais federais. Só a categoria profissional que for boba mesmo é que não vai forçar a barra e paralisar seus serviços para conseguir seu quinhão, nessa grande farra de bilhões de reais torrados sem o mínimo de fiscalização. (rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, não desaprovo a estratégia dos grevistas e acho que todas as categorias devem aproveitar sendo provável que, durante a Copa, deve rolar um tipo de acordão envolvendo sindicatos e governos das três esferas nas cidades que sediarão o Mundial. Em África do Sul, ocorreu algo semelhante e a competição ocorreu tranquilamente até o final com o título inédito da Espanha. Dessa vez, parece que os protestos são diferentes dos que ocorreram em meados de 2013 sendo que agora são mais grupos da sociedade civil organizada ao invés de manifestações mais espontâneas que acompanharam o movimento elo passe livre. Logo, acho difícil rolar uma identificação do grande público com as causas das categorias de trabalhadores ou dos sem-teto de SP. Acompanharemos os fatos.

      Excluir
  2. pode ser que algumas categorias vá aproveitar a Copa para exigir aumentos substanciais. Isso eu acho justo. Agora, sou contra aqueles que querem melar a Copa em si, os tais partidários do "não vai ter copa". Vai ter copa, claro; e não se viu à época em que o Brasil foi escolhido todo esse protesto, muito pelo contrário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo. Acho mesmo incoerente alguém só agora não querer que tenha Copa. Antes tivessem protestado nos dias que antecederam a escolha do Brasil para sediar o Mundial. Acho justo, porém, responsabilizarmos os políticos brasileiros que, na época, trabalharam por esse evento inapropriado para a situação brasileira.

      Excluir