Páginas

sábado, 24 de maio de 2014

Um mês de lutas e de fortalecimento interior

"reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas."(Provérbios 3:6)

Estando ainda em abril, não esperava que maio deste ano viesse a se tornar um mês tão atribulado para mim.

Dia 30/04, quando caminhava com Núbia pela praia de Muriqui, paramos próximo à sede náutica do Iate Club para ela fizer o seu habitual alongamento e eis que, com a realização de um movimento, minha esposa começou a sentir fortes dores no seu pé direito. Naquele mesmo dia, fomos até à emergência do posto de saúde local e o médico de plantão lhe orientou que ficasse em repouso, fizesse aplicações de gelo  no lugar da lesão e tomasse um remedinho via oral contra as dores. Deu-nos também um encaminhamento para a ortopedia do SUS mas, como temos Unimed, fomos direto a um especialista da rede credenciada do plano em Itaguaí, o qual prescreveu dez sessões de fisioterapia.

No entanto, o quadro dela não melhorou nada e as dores só aumentaram causando um inchação do membro direito. De lá para cá, foram mais três comparecimentos à emergência hospitalar (outra ida na UBS e Muriqui e duas no CEMERU de Itaguaí), um retorno ao atendimento ambulatorial do mesmo especialista na cidade vizinha, várias injeções e comprimidos de meloxicam, a suspensão da fisioterapia, a aquisição de duas moletas, gastos com corridas de táxi que fogem ao nosso orçamento mensal e agora estamos atrás de uma cadeira de rodas emprestada. Por indicação do próprio fisioterapeuta, procuramos a opinião de um outro ortopedista nesta última quinta-feira (22/05) e o médico solicitou o exame de ressonância magnética tanto no pé quanto no tornozelo.

Como acontece em situações deste tipo, um problema muitas das vezes trás consigo outros. Isto quando não surgem várias complicações ao mesmo tempo. Sábado passado (17/05), enquanto fui visitar minha mãe no Rio de Janeiro (repondo a ausência no segundo domingo do mês), minha sogra caiu da cadeira na hora do almoço e se machucou justamente na região da costela onde havia quebrado meses atrás. Núbia não teve a mínima condição de ampará-la. Outras pessoas da comunidade precisaram intervir a nosso favor, entre elas uma senhora a qual parou um carro na rua para que o condutor do veículo prestasse socorro. Sem que o raio-X estivesse funcionado em qualquer das unidades de saúde de município, dona Nelma teve que ser levada no veículo de um vereador até o hospital de Itaguaí. Felizmente não ocorreu nenhuma fratura desta vez, mas ela ficou com uma luxação e incapacitada temporariamente para várias funções. Tive então que tomar conta de duas pessoas enfermas dentro de casa já que a sogra, atualmente, voltou a morar conosco.

Eu, embora tenha uma boa saúde, cheguei a ficar gripado no final de abril e início do mês, o que me atrapalhou no trabalho complementar que faço na praia de modo que acabei não tirando o proveito suficiente das vendas de sorvete no feriadão do dia 1º (laborei por menos de duas horas em 03/05 sofrendo de dor de cabeça). Consegui restabelecer meu físico posteriormente, porém as despesas ameaçaram ultrapassar as receitas como não acontecia desde 2012. E o que está evitando que entremos numa situação deficitária foi o recente pagamento de uma indenização de R$ 1.000,00 num processo que ganhei contra a Oi/Telemar.

Não vou negar que a angústia foi tomando conta de mim a ponto de perder a inspiração no decorrer da semana para escrever novos artigos em meus dois blogues (neste e no Propostas para uma Mangaratiba melhor). Dia 19/05, postei apenas dois textos na página da Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola que foram extraídos do jornal Tribuna do Advogado da OAB/RJ, tendo me limitado a responder comentários dos leitores lá e aqui. Ontem (23/05), eu me senti mal emocionalmente, ficando super preocupado com a saúde de Núbia e com as finanças. Estava difícil refletir além dos problemas de modo que não consegui dar atenção a todos que me escreveram no Facebook. Ficar debatendo sobre política e teologia naquela rede social começou a perder o sentido.

este sábado serviu-me de importante refrigério para a alma. Conforme costumo fazer durante o shabat (4º mandamento da Bíblia), fujo das preocupações laborais do cotidiano e evito até usar a internet. Geralmente só ligo o computador depois do pôr do sol, o que contribui para mudar radicalmente a rotina e isto ajuda a renovar minhas energias. E foi assim que pude combater as diabólicas negatividades que estavam assediando minha mente.

Ora, que tribulação há que não seja para o nosso bem? O Deus que abriu o Mar Vermelho abandonaria seus filhos à própria sorte?!

Certamente que não e, se analisarmos melhor as coisas, veremos que o Todo Poderoso está agindo a nosso favor ainda que não percebamos. Há anjos do Senhor ao redor de seus filhos e atuando em cada adversidade, a exemplo da vitória de Eliseu contra os siros, quando os olhos de Geazi ainda estavam fechados para a realidade espiritual:

"Orou Eliseu e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos para que veja. O SENHOR abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo em redor de Eliseu." (2 Reis 6:17).

Assim, considerei tudo o que há de positivo nessas situações. Pois, além da minha sogra já estar melhorando (espero que fique totalmente recuperada até o fim do mês), também presenciei um milagre que foi a surpreendente aprovação pela Unimed do pedido de ressonância magnética em menos de vinte e quatro horas. Pois, nas vezes anteriores em que Núbia precisou desse tipo exame, a solicitação caía na auditoria médica e só me davam a resposta dias depois, sendo que, esta quinta-feira, consegui que tudo se processasse na mesma data. E, embora não tenha obtido vaga para maio nas clínicas de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, consegui marcar para esta segunda-feira (26/05) em Angra dos Reis, lá na Winston de Andrade. Com a sobra do que restou da pequena indenização da Telemar, vai dar para pagar os R$ 200,00 já combinados com o taxista e acredito que não fecharemos em déficit apesar dos muitos gastos financeiros.

Atualmente a pastora de uma igreja pentecostal aqui na minha rua está me ajudando a conseguir o empréstimo de uma cadeira de rodas para Núbia, algo que espero ser temporário porque acredito que minha mulher voltará a andar tão logo inicie o tratamento após o diagnóstico. Essa pastora já conversou com uma irmã cujo filho estuda numa escola de portadores de necessidades especiais para ver se tem algo sobrando lá e ficou de anunciar também no culto deste domingo. Também vai orar junto com sua congregação pelo nosso problema de modo que, mesmo em meio às dificuldades, glorifico ao Senhor porque Ele está conosco.

Portanto, começo esta nova semana pondo a confiança em Deus pois nosso Pai Celestial nunca nos abandonará. O homem pode ser infiel, mas o Senhor jamais porque Ele "não pode negar a si mesmo", conforme escreveu Paulo na sua carta a Timóteo (2ªTm 2:13). Sua Palavra é a Verdade e se cumpre no tempo determinado. Logo, as aflições de seus filhos são passageiras porque a nossa vida está nas mãos do Eterno que, além de se preocupar conosco nas mínimas coisas, nos dá a sua salvação para todo o sempre. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário