Páginas

domingo, 25 de maio de 2014

Oremos pelos que sofrem perseguição religiosa



"Erga a voz em favor dos que não podem defender-se; seja o defensor do direito de todos os que se acham abandonados." (Provérbios 31:8)

Muitas vezes ficamos extremamente abalados com os nossos problemas particulares achando que são as maiores aflições do mundo. Porém, quando paramos para pensar na causa das pessoas que sofrem perseguição religiosa ao redor do planeta, passamos a olhar para as nossas dificuldades de uma outra maneira.

No final da década anterior, comecei a me interessar pelo trabalho da Missão Portas Abertas, uma ONG internacional que surgiu em 1955 através do ousado trabalho do cristão holandês Anne van der Bijl com a ousada iniciativa de contrabandear bíblias para os países comunistas no auge da Guerra Fria. A partir daí, seu ministério nunca mais parou e hoje a organização fundada por esse admirável senhor octogenário se faz presente em mais de 50 países tendo como visão fortalecer a Igreja Perseguida e apoiar os cristãos locais que vivem em territórios hostis.

Há 27 anos, a Portas Abertas vem realizando o DIP – Domingo da Igreja Perseguida, evento que tem por objetivo o engajamento dos cristãos na causa dos irmãos que sofrem perseguição religiosa em outros países e que começou a ser realizado no Brasil a partir do ano seguinte, em 1988.

A data em si varia de ano a ano, pois é marcada no domingo, logo após Pentecostes. Tal critério foi adotado pela Portas Abertas porque o relato bíblico de Atos 4 marcaria o início da perseguição aos cristãos logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão dos apóstolos Pedro e João. Mas, em 2014, devido aos eventos da Copa do Mundo, o DIP não acontecerá em sua ocasião simbólica, tendo sido transferido excepcionalmente para o dia 25 de maio (hoje).

É importante nos lembrarmos de que pessoas em lugares distantes do planeta estão sendo ameaçadas, presas, humilhadas, caluniadas, agredidas, mortas, torturadas, separadas de suas famílias, expulsas de suas casas, impedidas de se reunir publicamente, de exercer dignamente a profissão que têm e ainda sofrem hostilidades vindas da própria família. De acordo com o Pew Research Center, quase 75% da população mundial vive em áreas com graves restrições religiosas, sendo que muitos desses seres humanos são cristãos.

A maior fonte de perseguição à Igreja em 2013 foi o extremismo islâmico. Dos 50 países listados na classificação da perseguição religiosa da Portas Abertas, 36 deles apresentaram essa tendência. As dez nações mais hostis aos cristãos tratam-se daquelas que passam por sérios problemas em seu governo: Somália, Síria, Iraque, Afeganistão, Paquistão e Iêmen. Junto a eles, Coreia do Norte, Arábia Saudita, Maldivas e Irã completam a primeira dezena de países em que ser cristão é, praticamente, uma prova de resistência.

Pode-se afirmar que a perseguição aos cristãos está se tornando mais intensa em mais países, espalhando-se principalmente pelo continente africano. Na Nigéria, o grupo fundamentalista Boko Haram (literalmente "a educação ocidental ou não-islâmica é um pecado") tem promovido hediondos ataques a escolas femininas em que muitas meninas chegam a ser sequestradas e violentadas pelos terroristas. O caso mais comentado e que chegou a ser um dos principais assuntos da TV aconteceu no dia 15 de abril em Chibok, estado de Borno, onde mais de 200 alunas, entre 7 e 15 anos, foram capturadas e levadas pela milícia islâmica.

Questões como essas devem importar na mobilização dos brasileiros, tanto das igrejas cristãs como também de toda a sociedade e do nosso próprio governo, lamentavelmente omisso diante de tantas atrocidades ocorrendo por aí. Pois, de acordo com o Artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos, de 1948,

"Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular". 

Que neste domingo, amigos, façamos uma pausa orando pelas pessoas que sofrem perseguição religiosa. Podemos praticar isso de maneira individual bem como coletivamente, levando o assunto para os ambientes onde nos congregamos, escolas, universidades, blogues e redes sociais da internet. Aliás, há muitas maneiras de ajudarmos colaborado com ONGs tipo a Portas Abertas, afim de que os cristãos que vivem nessas regiões conflituosas do globo terrestre recebam mantimentos, ajuda financeira, apoio jurídico e algum conforto terapêutico. Tanto espiritual como psicológico.

E aí? Que tal nos envolvermos mais com a causa das pessoas que sofrem perseguição religiosa?!


OBS: Foto extraída do site Domingo da Igreja Perseguida administrado pela Missão Portas Abertas., conforme consta em http://www.domingodaigrejaperseguida.org.br/umcomeles.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário