Páginas

domingo, 6 de abril de 2014

A mensagem do profeta verdadeiro



"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte." (Jr 29:11-14a; ARA)

O ministério de Jeremias foi muita das vezes marcado por conflitos que ele teve com os falsos profetas, os quais falavam de si mesmos coisas agradáveis aos ouvidos do povo e dos governantes, atribuindo-as a Deus.

Pode-se considerar que a mensagem entregue por Jeremias contrariou fortes interesses por denunciar as injustiças cometidas e também por expor os enganos existentes nos corações das pessoas. Ao invés de dizer à sua geração "vocês vão sair desse problema com facilidade", aquele valoroso profeta de Israel anunciava a iminência de um castigo disciplinar bem amargo, mas que favoreceria a conversão dos que se voltassem para Deus.

Refletindo sobre a carta que Jeremias havia enviado aos exilados de Judá, os quais encontrava-se no cativeiro da Babilônia (vivendo em assentamentos construídos em terras estrangeiras), pude então estabelecer uma ligação com o nosso momento atual. Pois vivemos numa época em que as pessoas de algum modo acabam se vendo presas em angustiosas situações que as condicionam, quer sejam dificuldades financeiras, enfermidades, crises de relacionamento conjugal/familiar, dentre outras necessidades. É quando surgem aqueles pregadores oportunistas na mídia propondo imediatas soluções em nome de Deus. Fazem tudo conforme o gosto do freguês, falando aquilo que seus destinatários gostariam de escutar.

Ora, o Rei do Universo, que criou os céus e a terra, sabe das coisas que de fato precisamos. E, antes de nos encher de bens, Deus quer que tenhamos com Ele um relacionamento cultivado na sinceridade de coração em que a vida oracional de seus filhos torne-se algo autêntico, profundo e frutífero. Nunca uma mera rotina religiosa como costuma ocorrer com o nosso comportamento quando nos acomodamos e deixamos de buscar o Pai Celestial, bem como no tocante à sua vontade e orientação para nossas vidas.

Sem dúvida que o foco do profeta verdadeiro é esse: trazer o coração do povo de volta para o Deus Eterno. Por isso a mensagem profética não exclui as bênçãos, mas irá sempre contextualizá-las afim de que possamos compreender o sabor e o significado do que vem a ser realmente a felicidade. Afinal, não há bem maior do que viver na Presença Santa do Senhor.

Uma ótima semana para todos!


OBS: A ilustração acima trata-se da obra do artista francês Paul Gustave Doré (1832-1883) onde ele retratou as profecias de Jeremias sendo registradas por seu escriba Baruque. Extraí a imagem do acervo virtual da Wikipédia conforme consta em http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%A7%D7%95%D7%91%D7%A5:BaruchWritingJeremiah_sProphecies.jpeg

2 comentários:

  1. verdade não há bem maior do que viver na Presença Santa do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Maria de Fátima!

      Primeiramente obrigado por sua leitura e comentários.

      Sem dúvida a Presença de Deus é suficiente. E, como dizem as Escrituras, o Eterno supre a nossa alma:

      "Nunca mais te servirá o sol para a luz do dia, nem com seu resplendor a lua te alumiará; mas o SENHOR será a tua luz perpétua, e o teu Deus, a tua glória" (Isaías 60:19)

      Ótima semana, amiga! A paz.

      Excluir