Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2014

A falência do Campeonato Carioca




Apesar de ter sido o jogo da antecipada conquista rubro-negra da Taça Guanabara, o público foi pequeno no clássico de ontem à noite entre Flamengo e Botafogo. O número de apenas 9.348 pagantes demonstrou que as mudanças ocorridas este ano na competição ainda não foram suficientes para trazer os torcedores de volta aos estádios bem como aumentar a audiência do estadual.

É bem provável que, na atualidade, os campeonatos regionais de futebol em muitos estados brasileiros estejam sendo ofuscados pelas competições de maior vulto como a Libertadores e a Copa do Brasil. Ainda mais atualmente em que os clubes brasileiros dominam a competição sulamericana, cuja conquista confere um enorme status interno à equipe vencedora passando a fazer parte da história da agremiação. Principalmente se o time consagrar-se como campeão mundial, o que é o sonho de toda torcida.

No Rio de Janeiro, enquanto tricolores e vascaínos amargam a péssima campanha de seus clubes no Brasileirão de 2013, flamenguistas e botafoguenses esperam pelo bom desempenho de seus jogadores nas Libertadores. Para o time alvinegro já nem interessou mais o carioca de 2014 tendo em vista que o seu técnico preferiu escalar os reservas para enfrentarem o rival rubro-negro neste domingo passado e deixando o caminho livre para a Cabofriense conseguir a façanha de se tornar uma semifinalista.

Penso que a única maneira de se recuperar o interesse do público pelo Campeonato Carioca seria através de uma temporada mais breve em que os clubes seriam distribuídos por grupos de quatro em que disputariam apenas três partidas na fase classificatória. Aí as duas equipes que mais ponturarem subiriam para as oitavas ou para as quartas de final, conforme a quantidade de times envolvidos (havendo só quatro grupos passariam somente oito clubes). E cada fase eliminatória seria disputada em apenas uma única partida. Ou seja, nada de haver um jogo de volta.

Desse modo, a duração do Carioca seria muito menor e não passaria de um mês, o que daria aos jogadores um tempo a mais de férias (não entendo por que as temporadas de futebol precisam iniciar em janeiro) e o público teria mais gosto de acompanhar a competição. No caso, também poderia haver um aumento no número de clubes na primeira divisão, hipótese em que passaríamos a ter trinta e duas equipes, oito grupos de quatro e, necessariamente, todos disputariam as oitavas de final com a presença dos primeiros e segundos colocados de cada chave.

E aí, torcedor? O que você achou da ideia?!


OBS: Alexandre Vidal e João Vitor / Fla Imagem, conforme extraído da Agência Brasil em http://radios.ebc.com.br/show-de-bola-nacional/novidade/2014-03/botafogo-e-flamengo-entram-em-campo-pelo-campeonato-carioca

Nenhum comentário:

Postar um comentário