Páginas

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Quatro terras à vista!




A NASA anunciou ontem (26/02/2014) que o observatório espacial Kepler permitiu a identificação de pelo menos 715 planetas localizados fora do nosso sistema solar, sendo quatro deles com condições que poderiam torná-los habitáveis.

Segundo consta numa reportagem lida no Yahoo! (ver link nas observações abaixo), o método usado pelos cientistas para descobrir novos mundos, durante anos, tem sido a "diminuição de luminosidade" que ocorre quando algum objeto transita em frente a uma estrela do ponto de vista da Terra e causa uma redução na luz vista pelo telescópio. O sistema de passagem, no entanto, não produz uma certeza já que pode haver outras razões pelas quais diminui a luminosidade de uma estrela vista da Terra, e, por isso, os cientistas acrescentaram uma técnica que a NASA descreveu nesta quarta-feira como muito valiosa.

Ao ler a matéria, refleti por que o homem tem procurado tanto nesses últimos anos pela existência de outros sistemas solares e de novos planetas habitáveis com condições parecidas com o nosso?

O que, afinal, está se passando em nosso inconsciente capaz de impulsionar a realização de tais pesquisas?

Penso que tudo isso não se trate de mera curiosidade pela grandiosidade do Universo, a busca das nossas origens ou menos ainda expresse o desejo de fazer contatos com seres extraterrestres visto que mal nos comunicamos com o nosso semelhante na Terra. Menos ainda sabemos compreender a nós mesmos! Logo, talvez a real motivação seja de fato o trágico expansionismo da espécie humana.

Ora, quando digo que essa expansão seria trágica é porque estamos destruindo tudo em nossa volta. Pois consumimos energia em excesso, produzimos um volume absurdo de lixo, extinguimos outras espécies dos reinos animal e vegetal e esgotamos os recursos limitados na natureza pelo uso irracional que fazemos. Não vai demorar muito e seremos uma aldeia global de 8 bilhões de habitantes, ocasião em que o nosso modelo alimentício já são suprirá mais as demandas de todos.

Agora, meus amigos, respondam-me o que pode acontecer se, em algum dia, o homem descobrir a existência de novos planetas habitáveis e conseguir realizar viagens rápidas entre os sistemas solares? Quais serão as consequências desse avanço para o futuro da galáxia?

A meu ver, se a nossa mentalidade não evoluir até lá, exportaremos para outros mundos os erros aqui praticados. Os governantes dos países com tecnologia enviarão expedições colonizadoras afim de explorarem os recursos desses planetas ou enviarem para fora de nossa órbita o excesso populacional de terráqueos. Ou ainda, os ricos poderão acabar decidindo migrar para essas novas Terras permitindo que os pobres continuem agonizando nesse caos sócio-ambiental dentro do qual já vivemos e que, por enquanto, só tende a piorar. Aí surgiriam corretores de imóveis vendendo terrenos e casas de frente para o mar num outro planetinha que poderão chamar de BX, ZY ou qualquer outro nome.

Segundo a Bíblia, após a queda do homem, Deus teria dito à Adão: "maldita é a terra por tua causa" (Gn 3:17). E tal passagem das Escrituras vem nos mostrar justamente que somos nós o motivo por que há tanto sofrimento e destruição em nossa volta. Pois, devido à ganância desmedida, estamos hoje pondo em risco a sobrevivência planetária e até mesmo a nossa. Só ainda não nos tornamos uma ameaça ao Universo porque faltam romper certas barreiras da Física.

Mas até quando o homem continuará a agir dessa maneira tão auto-destrutiva? Penso eu que precisamos passar por uma transformação ética o quanto antes sendo que não creio que haverá tempo suficiente para a ciência construir naves possantes que transportem bilhões de pessoas para um outro planeta em sistemas solares diversos do nosso. Precisamos começar a cuidar melhor desse espaço abençoado que o Criador gratuitamente nos deu e fazermos daqui uma bênção ao invés de maldição. Precisamos aprender a amar o nosso próximo, reparar as injustiças cometidas e conviver em harmonia com a natureza.

Uma ótima quinta-feira a todos!


OBS: Foto da Getty Imagens, conforme extraído de http://br.noticias.yahoo.com/observat%C3%B3rio-nasa-identifica-715-planetas-fora-sistema-solar-194513896.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário