Páginas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

O contentamento com a porção recebida



"Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade." (Eclesiastes 5:10; ARA)

A Bíblia não condena a posse e o uso das riquezas. Em nenhum lugar das Escrituras Sagradas diz que seja pecado alguém ter bens materiais ou se beneficiar de uma remuneração mais elevada em seu salário. Contudo, é do apego ao dinheiro que devemos fugir.

Na sabedoria do livro de Eclesiastes, o seu autor reflete a respeito desse amor às riquezas considerando tal atitude uma "vaidade" (futilidade; inutilidade) sendo que a morte física ou o infortúnio podem colocar fim a todo trabalhoso acúmulo de bens. Neste caso, quando se perde tudo em vida, nem mesmo uma herança resta ao descendente (Ec 5:14). Mas em ambas as situações, quer alguém morra rico ou pobre, de qualquer modo o sujeito ajuntou para "o próprio dano" existencial (v. 13). Ou seja, o ambicioso em excesso fez de sua vida terrena uma infelicidade mesmo com as altas cifras pontuadas em sua conta bancária.

Ao contrário disso, o escritor sagrado propõe que o homem aprenda a tirar o melhor proveito do resultado de seu trabalho. Ele dá o seguinte conselho aos seus leitores:

"Eis o que eu vi: boa e bela coisa é comer e beber e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadigou debaixo do sol, durante os poucos dias da vida que Deus lhe deu; porque esta é a sua porção. Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus. Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida, porquanto Deus lhe enche o coração de alegria." (Ec 5:18-20)

Por mais passageira que seja a nossa experiência terrestre, importa que ela seja vivida com o devido contentamento dentro dos limites da porção de cada um. Os planos e os projetos futuros não podem roubar a degustação do momento presente no qual a alegria deve ser desfrutada independentemente da quantidade de recursos. Logo, se não tenho isto ou aquilo, nada impedirá que eu seja feliz caso esteja interiormente satisfeito.

Numa época de intenso consumismo como é na atualidade, pessoas podem se deprimir facilmente por não poderem comprar um carro novo, adquirir a novidade tecnológica lançada recentemente, guardar no armário a roupa da última moda lançada pela alta costura ou ainda fazer aquela sonhada viagem para o exterior. A mídia com a sua enorme oferta de publicidade faz de cada telespectador um consumidor em potencial enquanto a pessoa assiste a TV e assimila os seus valores pobres. Só que depois surge uma enorme frustração quando o sujeito cai na real. Pois mesmo se ele chega a adquirir o tão desejado bem, aquilo nunca irá satisfazê-lo de fato por completo.

Na verdade, a nossa alma precisa é da presença de Deus! O corpo pode necessitar nutrir-se dos alimentos e se cobrir com as vestes para melhor proteger-se das temperaturas mais baixas, mas nada no Universo físico será suficientemente capaz de satisfazer a sede espiritual de cada coração humano. Pois no fundo somos como a menina rica que, sendo desposada por um humilde operário, somente ficará satisfeita com o amor do marido. Este jamais conseguirá proporcionar a ela o conforto da casa paterna com o qual estava acostumada antes do casamento. Porém, ela achará uma incomparável felicidade nos afetos recebidos ao lado de um amor verdadeiro do que no luxo vazio de uma mansão.

Meus queridos, sendo a nossa alma de nobre linhagem celestial, devemos é querer nos fartar com as coisas lá de cima. A Palavra de Deus é sim o maná de que precisamos para sermos felizes neste mundo e encontrarmos real contentamento independente do tamanho da porção que se tem. Portanto, aproveitemos bem a vida vendo-a como um maravilhoso presente divino.

Um ótimo dia para todos!


OBS: A ilustração acima trata-se do quadro Colha seus botões de rosa enquanto podes do artista inglês John William Waterhouse (1849 - 1917). Extraí a imagem do acervo virtual da Wikipédia em http://en.wikipedia.org/wiki/File:Waterhouse-gather_ye_rosebuds-1909.jpg 

2 comentários:

  1. Parabéns Rodrigo pelo excelente comentário bastante enriquecedor para nossas vidas espiritual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suely.

      Obrigado por sua leitura, comentários e palavras de incentivo.

      Participe sempre que desejar.

      Uma ótima tarde de quinta-feira!

      Excluir