Páginas

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Chega de guerras: a Síria precisa é de ajuda humanitária!



Os meios de comunicação deveriam mostrar mais as posições do papa Francisco contra a intervenção militar na Síria. Tenho concordado plenamente com o líder dos católicos romanos a este respeito pois defendo que as igrejas cristãs do mundo inteiro deveriam se empenhar mais para impedirem uma outra guerra no nosso planeta.

Durante a reunião do G-20, ocorrida na Rússia, os líderes mundiais mostraram-se bem divididos sobre a guerra pretendida por Obama. E o nosso país, felizmente, não apoia uma ação militar no Médio Oriente pois, como disse o ministro Luiz Alberto Figueiredo Machado, a solução para o fim do impasse deve vir por meio do diálogo e do consenso.

Gregório III Laham, patriarca católico de Antioquia, com sede na capital síria de Damasco, mostrou preocupação com o que pode ocorrer em seu país caso Obama leve adiante o seu plano belicista:

"Haverá ainda mais vítimas e teremos uma guerra regional que envolverá o Líbano, onde já há milhões de refugiados sírios"

Também as missões evangélicas Portas Abertas têm atuado no país há um ano junto com as igrejas locais, levando para lá cestas básicas aos desabrigados, remédios, agasalhos na época de inverno, pagando aluguel para algumas famílias em dificuldades e distribuindo bíblias aos refugiados.

Sabe-se que o conflito na Síria já matou mais de 100 mil e, de acordo com as Nações Unidas, o país tem hoje 2 milhões de refugiados. Assim, se houver a guerra, a tendência é que o Oriente Médio vire um caos, afetando, inclusive, Israel que se encontra logo ao sul.

Para este sábado (07/09/2013), o papa Francisco propôs que católicos e pessoas de outras religiões participem de uma jornada de oração e jejum pelo fim do conflito sírio. E, a meu ver, mais do que nunca os cristãos de todas as denominações e segmentos devem se unir neste propósito pondo seus joelhos no chão independentemente de nossas divergências.

Que haja paz!


OBS: A imagem acima refere-se ao trabalho de distribuição de donativos feito na Síria pela missão Portas Abertas, conforme consta no seu portal na internet em http://www.portasabertas.org.br/noticias/2013/09/2684990/?utm_source=akna&utm_medium=email&utm_campaign=Deus+tem+um+futuro+melhor+para+a+S%EDria

Nenhum comentário:

Postar um comentário