Páginas

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Superando a impotência espiritual diante de situações



O grande fantasma masculino chama-se impotência (sexual). Se você quer convencer um homem a parar de fumar, não ingerir tantos alimentos gordurosos, fazer exercícios regulares ou ir a um médico, basta fazê-lo compreender sobre os riscos de seu membro viril perder a capacidade de ficar ereto. Funciona melhor do que um alerta de morte prematura. Pois para muitos machões da América Latina manter esse tipo de "reputação" parece ser mais importante do que qualquer outra coisa.

Certamente que existem vários tipos de impotência. A sexual seria apenas uma delas. Quando se chega na velhice, o ser humano depara-se também com a impossibilidade de continuar trabalhando com o mesmo desempenho de quando era mais jovem, resolver todos os problemas do cotidiano como fazia antes e, conforme o caso, até de andar sozinho pela rua. Uns buscam não se entregar tão facilmente e outros agem de maneira excessivamente teimosa a ponto de criarem problemas para si e os familiares.

Entretanto, uma das maiores espécies de impotência ocorre em relação à vontade do outro indivíduo, quando resolver a situação de alguém já não depende de nós e somente da própria pessoa. É quando tentamos melhorar a condição de quem amamos e não conseguimos trazer cura, alegria, paz interior e satisfação na vida de quem pode estar bem ao nosso lado.

Nestas horas só nos resta orar e entregar a causa aos cuidados de Deus agindo pela fé. Quando aquele ente querido está nas últimas, ou a "Inês é morta" (recordando de Camões), não podemos perder as esperanças, mas crer. Aliás, foi isto que o Senhor Jesus certa vez disse a Marta quando o seu amigo Lázaro de Betânia já se encontrava no túmulo:

"Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu, se creres, verás a glória de Deus?" (João 11:40; ARA)

A ideia de ressurreição é uma tremenda mensagem de fé para todos nós. Quando Jesus curou Lázaro e também venceu sua própria morte, ensinou para nós que nada neste mundo tem poder sobre a Vida que é eterna. Absolutamente nada! Sendo assim, a morte física torna-se apenas um breve sono e todos os acontecimentos ruins enfrentados no nosso caminhar também não passam de mera aparência representando o transitório. O trono da impiedade torna-se comparável com a erva que à noite cresce e, no fim do dia, é lançada ao fogo.

Por sua vez, o reino de justiça subsiste como um cedro ou uma enorme palmeira. E, com isto, o crente esclarecido não desiste de lutar porque, no tempo de Deus, no Kairós, toda a história da humanidade será mudada pelo Soberano do Universo.

Igualmente, creio que Deus opera na vida do outro e também na nossa. O que semeamos no coração e na mente da pessoa querida terá o seu crescimento dado na ocasião oportuna sem depender do nosso esforço para que brote. Logo, devemos trabalhar realizando com confiança a parte que nos cabe para depois descansarmos em paz alegrando-se no Senhor.

Termino este texto pedindo ao Eterno que elimine de nossas mentes qualquer fantasma de impotência, sobretudo a espiritual. Pois, como diz uma conhecida frase bíblia atribuída ao apóstolo Paulo, "tudo posso naquele que me fortalece" (Fp 4:13).

Que Deus abençoe a você e toda a sua família!

Tenha uma excelente semana!


OBS: A ilustração acima refere-se à propaganda contra o tabagismo do Ministério da Saúde encontrada nos maços de cigarro.

4 comentários:

  1. Rodrigão, eu creio que até mesmo Deus, através do seu Espírito, procura convencer as pessoas da sua necessidade, se ela se embruteceu e se obstinou nos seus propósitos, mesmo que errados, Deus não força, Ele deixa-a livre na sua escolha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guiomar. Creio ser surpreendente a maneira como Deus age no seu trato com cada um de nós. Ele chama a cada estrela por seu nome, nos sonda, nos conhece, e nos analisa de uma maneira bem diferente do que a sociedade olha para alguém. Sem dúvida que Deus leva em conta os nossos próprios valores também em sua admirável pedagogia para que, a partir deles, abrir a nossa visão. Há momentos em que ninguém consegue nos convencer de nada, mas Deus é o único capaz nos compreender. E o mesmo acontece com aqueles que estamos tentando ajudar sem encontrarmos um resultado imediato. Deus é maravilhoso! Que possamos buscar sempre o divã da graça pois é assim que encontramos aceitação incondicional, amor real e compreensão. E que deixemos o Espírito agir em nós porque através das transformações que temos no caráter outras vidas poderão ser alcançadas. Aleluia!

      Excluir
  2. "Entretanto, uma das maiores espécies de impotência ocorre em relação à vontade do outro indivíduo, quando resolver a situação de alguém já não depende de nós e somente da própria pessoa"

    De fato, Rodrigo, tem coisas que só dependem da pessoa e de mais ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Edu, estas são as situações que mais entristecem a nós e a Deus visto que o próprio Criador, ao ter estabelecido o que chamamos de livre-arbítrio, teria se auto-limitado em suas ações interventivas. Ainda assim, penso não ser inútil orarmos e entregarmos ao Senhor as angústias que sofremos por causa disso. O Espírito Santo é o nosso Consolador e Ajudador. É o Paracletos prometido por Jesus no Evangelho de João. Por isso é importante levarmos tudo a Deus em oração visto que, por trás dessas preocupações, escondem-se necessidades que temos. E sestas Deus, nosso Provedor, tem poder para cuidar.

      Excluir