Páginas

sexta-feira, 1 de março de 2013

Os tentáculos do mundo dentro de nossas casas

Certa vez, numa pregação, um pastor comparou esse sistema babilônico mundial a um polvo com os seus tentáculos buscando tragar as pessoas para as profundezas do oceano. Achei bem interessante a metáfora e, tempos depois, retomei a reflexão.

Inúmeras são as armadilhas existentes por aí para tentarem nos afastar de Deus e muitas das vezes tropeçamos nelas. Por onde quer que andemos, é preciso vigiar obtendo forças com a oração de uma maneira contínua, disciplinada e com iniciativa de romper com qualquer acomodação.

É certo que o diabólico nem sempre se apresenta como algo ruim. Muito pelo contrário! A tentação costuma vir com uma aparência boa, bela, desejável, convincente, confortável, de solução prática e agradável. Um caminho enganoso que parece nos conduzir a um lugar paradisíaco momentaneamente mas que, na verdade, vai terminar num abismo bem profundo. Então, se não abrirmos bem os olhos, entramos pelo cano e só a misericórdia de Deus para nos livrar do buraco.

Ando pelo mundo e observo como há pessoas inertes e que não estão percebendo as brechas para o mal em suas vidas e de seus entes queridos. Trata-se de gente que, ao invés de se alimentar da Palavra de Deus, prefere se preencher com a trama da novela, as más notícias dos telejornais, os inúteis joguinhos eletrônicos, ou com conversas através da internet. Famílias inteiras reúnem-se em volta da TV, repetindo o velho hábito tribal de ficam em torno da fogueira, como poderiam estar aproveitando aquele momento para cantar louvores ao Altíssimo, estudando a Bíblia e praticando o cada vez mais esquecido culto doméstico.

Lamentavelmente, coisas assim estão ocorrendo frequentemente dentro de lares cristãos dos dias atuais e aí questiono como é possível alguém experimentar o fruto do Espírito se a pessoa só sabe buscar distrações o tempo todo?! Pois um crente que expõe suas emoções a tudo que se passa na TV, dificilmente conseguirá saber de fato o que significa viver a verdadeira alegria e a paz interior que só Deus pode proporcionar. Seus assuntos acabarão se restringindo às mediocridades do Big Brother, dos gols do campeonato de futebol e das tragédias das primeiras páginas dos tabloides. Porém, o seu talento espiritual permanece enterrado e a luz do Reino de Deus encapsulada dentro de si fazendo com que tal homem seja como um ramo seco.

Amados, de modo algum pretendo afirmar que a televisão ou que a internet, por si só, sejam coisas do demônio. Menos ainda passa pela minha cabeça querer proibir outros crentes de assistirem a uma novela , uma luta de boxe ou até darem aquela espiadinha básica na casa do BBB. Nada disso! Somos livres e cada um é responsável por suas escolhas. Aliás, como bem ensinou o apóstolo Paulo, quando advertiu aos coríntios sobre a prostituição, "todas as coisas me são lícitas", mas acrescentou que não deixaria "dominar por nenhuma delas" (1Co 6:12).

Aqui em casa, onde moramos eu, minha esposa Núbia, a sogra Nelma e a cunhada Sandra, a TV fica ligada por muitas horas. Nem todos seguem a mesma orientação espiritual e temos níveis de compreensão e de consciência diferentes. Então, há momentos em que minha mulher chega a pedir que me sente para assistir a um programa com elas. Muitas vezes, eu fico ali e minha mente começa a se envolver com as cenas, o que é normal. Contudo, um dia desses, quando comecei a perceber uma ação diabólica no ar (aqueles sentimentos negativos sendo semeados no ambiente), resolvi levantar-me, ir discretamente para o quarto e orar.

Lidar com situações desse tipo nunca é fácil. Mesmo para quem é espiritual e sabe que precisa estar no mundo em convivência com as demais pessoas. Por isso, mais do que nunca os crentes precisam da sabedoria que vem do alto afim de que possam dar enfrentamento ao mal em todos os lugares. Inclusive nas nossas casas.

Que Deus proteja os lares! Paz!

2 comentários:

  1. "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas"
    Olá amigo Rodrigo, você levantou a problemática e na sequencia entrou com a solucionatica! Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Gabriel,

    Muito obrigado pelo seu comentário e participação.

    É esse não se "deixar dominar" que precisamos buscar no nosso cotidiano.

    As distrações da vida são muitas vezes até boas, em geral envolventes, mas não podem nos tirar de um foco maior. Fica aí uma nova problemática:

    Como não se deixar dominar?

    É uma perguntar que talvez cada um poderá responder exclusivamente por si porque aquilo que serve pro A necessariamente não terá serventia para o B.

    Um abraço.

    ResponderExcluir