Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Não desista do seu próximo!

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Efésios 4.32; ARA)


Nesta vida, quantas vezes agente não olhou para uma pessoa e dissemos só em pensamento que fulaninho "não tem mais jeito"?

Assistindo reincidentes recaídas de um familiar ou conhecido que sempre tropeça nos mesmos erros, chegamos ao ponto de achar que não vale mais a pena continuarmos investindo naquela pessoa. Arrogando-nos no direito divino de julgar o próximo, excluímos injustamente o outro e desistimos de oferecer novamente ajuda achando que a bondade deva ter limites.

Contudo, não é esta a maneira como Deus lida conosco! O Eterno nos aceita pelo que somos e não por aquilo que fazemos. Suas misericórdias não têm fim! Mesmo quando caímos, o Pai Celestial nos dá nova oportunidade para acertarmos a cada manhã.

Frequentemente voltamos a incidir como pecadores. Falhamos nos mesmos pontos, pedimos perdão, somos instruídos acerca da vontade divina e ainda assim tornamos a errar. Como os principais seguidores de Jesus que abandonaram o Mestre na hora de sua prisão (Mt 26.56), mesmo após cursarem três anos de escola discipular, não somos diferentes daqueles homens inconstantes.

Para a nossa surpresa, Jesus continuou apostando em seus discípulos. Conta o Novo Testamento que, ao ressuscitar, o Mestre comissionou-os a proclamarem o Evangelho pelo mundo (Mc 16.15). Mesmo sabendo que estaria fisicamente ausente após sua ascensão, o Senhor confiou-lhes um ministério (Mc 16.19-20), dando uma importante tarefa a pessoas que, aparentemente, não demonstravam maturidade suficiente para assumirem tamanha responsabilidade.

Glória a Deus que escolheu as coisas fracas deste mundo para envergonhar os que se julgam fortes!

Se como os primeiros discípulos de Jesus somos destinatários de tão generosa graça, por que continuaremos nos portando de um modo tão excludente para com o nosso próximo?!

Por que desistiremos de um amigo sincero só por causa de suas recaídas com a cachaça ou com outros vícios?!

Certa vez Jesus contou uma parábola, registrada no Evangelho de Mateus, em que um homem devia "dez mil talentos" ao seu seu senhor, sendo que tal valor monetário era considerado o mais alto na época romana e vinha simbolizado por moedas de ouro. Algo que calcularíamos em torno de vários milhões de reais se fosse nos dias atuais (um único talento equivalia a seis mil denários ou dracmas). Ou seja, era uma dívida impagável. Porém, diz a parábola que o homem foi perdoado pelo rei.

Por outro lado, aquele mesmo devedor era também credor de outro e resolveu cobrar com rigidez a sua dívida que era somente de "cem denários" (um denário romano representava o salário de um diarista). Então, mesmo recebendo o perdão de sua dívida de talentos, a qual ele jamais teria como adimplir, tal homem foi incapaz de perdoar aquele que lhe devia menos da metade de um ano de trabalho.

Nessas horas reflito. Jesus contou aquela parábola para que percebêssemos a importância de agirmos também com graça nas nossas relações com o próximo. Seu desejo foi que usássemos da mesma bondade com a qual Deus nos trata perdoando uma dívida eterna (uma pessoa falida jamais pagaria nem os juros de uma dívida de talentos de ouro ainda que pudesse re-encarnar retornando aqui várias vezes agindo com perfeição) e, com isto, aprendemos sobre a necessidade de compreender a extensão desse dom gratuito de Deus. Algo que é regenerador.

Nosso próximo é amado pelo Pai Celestial. Deus, em sua infinita bondade, já perdoou a todos nós mostrando isso em Cristo. Logo, o Santíssimo quer é que nós O imitemos, desenvolvendo a capacidade de amar pra valer o nosso irmão, cobrindo suas faltas e apostando na sua recuperação.

Recordando da Parábola do Filho Pródigo (Lc 15.11-32), temos ali o exemplo de um pai que não apenas aceita o seu descendente de volta, mas que o recoloca na posição de filho. Demonstra todo o seu afeto através do abraço e ainda oferece um churrasco alegrando-se pelo seu retorno.

Perdoar não se resume à atitude passiva de deixar de exigir do outro uma reparação pelo mal praticado. Sua extensão vai muito além. Implica em restaurar relacionamentos quebrados, reabilitarmos a honra de quem nos devia, buscarmos novas chances de inclusão e, no momento apropriado, darmos oportunidades para que a pessoa acerte o alvo. E tudo isso fazemos mesmo contrariando sentimentos de mágoas que ainda persistem, sofrendo por lembranças dos acontecimentos negativos e reconfigurando a nossa indeletável memória.

Que amemos o nosso próximo até o fim! Façamos como aquele bom samaritano de outra parábola o qual encontrando o homem caído na estrada e com a aparência de morto, curou suas feridas e investiu em sua reabilitação a ponto de sacar dos próprios recursos em favor de uma melhora que ele nem sabia se iria se concretizar. Pois, sem nenhuma certeza se o seu próximo sobreviveria, o samaritano apostou com fé na sua total recuperação.

Portanto, que tenhamos fé na melhora do nosso próximo e contribuamos para o seu bem, mesmo que os nossos olhos não cheguem a ver o resultado desejado. E perdoemos como temos sido perdoados pelo nosso Pai Celestial!


OBS: A primeira ilustração acima refere-se ao quadro O Retorno do filho Pródigo, pintado em 1773 pelo artista italiano Pompeo Girolamo Batoni (1708-1787) e se encontra atualmente no Museu da História da Arte, em Viena. Já a segunda ilustração trata-se de uma descrição da Parábola do Credor Incompassivo por Domenico Fetti (1589-1623), também italiano.

5 comentários:

  1. Fala verdade heim cara! Ô coisa difícil isso Rodrigão!

    Vou te contar um pecado que cometi semana passada... rsrsrs

    Todo mundo gosta só de publicar coisas boas né, eu vou na contra mão fazer um estripe tease mostrando meu lado feio! rsrsrs

    Quase ferrei no pau no trânsito, olha que loucura!

    Não vou entrar em detalhes do porque, embora eu estivesse rigorosamente obedecendo as leis de trânsito.

    Um cara ficou me azucrinando, buzinando e me xingando com o farol fechado, não aguentei! Saí do carro, fui pra trás e chamei o cara pra partir pras cabeças, olha só que insanidade! rsrsrs

    O cara colocou o rabinho entre as pernas, fechou o vidro, e deu um jeito de furar o farol fechado...

    Esse sou eu, com acertos e defeitos, HORA AMANDO O PRÓXIMO E O HORA QUERENDO "ESGANAR" O MESMO! rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atire a primeira pedra quem nunca se estressou na trânsito! (rsrsrs)

      Embora eu não dirija, mas estaria mentindo se disse que muitas vezes não modero a minha indignação quando presencio coisas absurdas tipo um motoqueiro ou um ciclista andando na calçada, motoristas que não respeitam sinal, gente que quase joga o carro em cima do pedestre que ainda está atravessando a faixa, funkeiros que andam com o som em alto volume no horário noturno perturbando o sossego de quem quer descansar, dentre outros casos.

      No entanto, acho que muitas vezes é preciso chamar a atenção do motorista. Não faz muito tempo reclamei de um sujeito que fez sua manobra na contramão e retardou a minha travessia. Protestei de uma maneira para que ele se lembrasse de que estava errado e violando direitos de outras pessoas.

      Ainda assim, mano, estas são situações corriqueiras. Geralmente não convivemos sempre com os mesmos motoristas, embora sejam situações que se repetem com outras pessoas na rua e algumas delas reagem até com violência e ofensas desproporcionais. Uns até são capazes de sacar um revólver e matar! Só que, após a nossa cabeça esfriar, o desentendimento na via pública já não nos incomoda tanto como no caso de alguém da nossa esfera de relacionamento. E aí acho que talvez seja mais desafiador aprendermos a lidar com parentes, colegas de trabalho e até mesmo o cônjuge quando a relação chega a um desgaste.

      Mas aproveitando o que colocou, assim somos NÓS TODOS e por isso acho que a parábola de Jesus sobre o credor incompassivo não foi proferida para dizer que, por exemplo, Deus retira o seu perdão eterno daqueles que têm dificuldades em perdoar. Antes o conto nos exorta para a importância e necessidade de perdoarmos o outro da mesma maneira como somos perdoados por Deus. Afinal, por mais que tentemos, não alcançamos a mesma capacidade de perdoar como o nosso bondoso Pai Celestial cuja misericórdia dura para sempre.

      Abraços.

      Excluir
  2. Rodrigo, esse é de fato, o cerne do Evangelho. Ninguém é "desistível". O Pai Kilim quase arrebenta a cara do motorista mas é esse Kilim que o Eterno tem por precioso. Ora, qual de nós nunca fizemos coisas parecidas? Somos isso aí, luzes e trevas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. E como a luz brilharia sem as trevas? POis é com a nossa matéria que a santidade é esculpida nos homens.

      Excluir
    2. Ou seja, é com o nosso material ambíguo, falho e imperfeito que Deus esculpe a santidade em nós. Até os nossos erros servem para a glória Dele.

      Excluir