Páginas

terça-feira, 19 de julho de 2011

Itamar foi um dos melhores presidentes deste país!


Perdemos no começo deste mês o primeiro presidente que governou o país na era democrática, após o fim do regime militar - Itamar Augusto Cautiero Franco (1930-2011).

Pela ordem natural das coisas, deveria ter sido o Sarney, por ser uns dois meses mais velho, mas a vida resolveu levar o Itamar primeiro e aí o que se deve fazer é agradecermos pelos seus feitos e por ter administrado muito bem este país depois do impeachment de Fernando Collor de Mello.

É certo que Itamar governou por pouco tempo, cerca de dois anos, se comparado com o atual mandato dos últimos presidentes (Fernando Henrique e Lula) que permaneceram por oito anos no poder devido à re-eleição. No entanto, se considerarmos que a Constituição Federal tinha apenas seus quatro anos de existência quando ele assumiu, sem dúvida que o seu governo foi um dos mais democráticos e que poderia ter contado com a participação de todas as forças políticas, inclusive do PT, se este partido não tivesse agido com tamanho sectarismo na ocasião em que a Luiza Erundina foi nomeada para a pasta do Ministério do Trabalho.

De fato a atuação política de Itamar vem de longa data. Antes mesmo da ditadura militar, ele fez parte do PTB de Vargas e, durante a repressão, filiou-se ao antigo MDB que se opunha ao autoritário regime dos generais, tendo ele atuado sempre nesta linha. E o cargo que mais ocupou foi o de senador, apesar de ter sido também eleito prefeito da cidade de Juiz de Fora e governador do estado de Minas Gerais.

Muitos dizem que o Plano Real foi a melhor realização de seu governo. Eu, porém, não considero porque a estabilização monetária, consistente no combate à inflação alta, fazia parte de uma tendência mundial dos anos 90 em que cada país estava aderindo a um modelo de economia de inspiração neoliberal onde a receita do bolo já estava pronta. Aliás, tenho pra mim que, nesta área, Itamar foi de certo modo omisso porque deu carta branca para FHC agir conforme os direcionamentos dados pelo FMI e o Banco Mundial.

Contudo, eu não bateria no Itamar por isto. Ele tomou a sua posição de ex-vice do Collor num momento de incertezas políticas, procurando atender à toda a sociedade e permitindo que o seu governo fosse o resultado das forças que tivessem um maior poder de pressão. Inclusive, o Brasil teve até boas relações com Cuba durante o seu breve período, se comparado com o governo FHC e Sarney.

Dentro da área social, o governo Itamar foi brilhante em tomar a iniciativa de combater a fome através de uma campanha liderada pelo sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho. Pode-se dizer que a "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida" foi o embrião do "Fome Zero" implantado pelo governo Lula.

Durante o tempo em que morava em Juiz de Fora, tive a oportunidade de estar com o Itamar na época em que ele era presidente. Lembro do protesto ocorrido em frente ao Cine-Theatro Central, durante um show do cantor Caetano Veloso na cidade, onde a produção do evento recusava-se a cumprir a lei da meia-entrada para estudantes portadores da carteirinha da UNE e da Ubes. E o Itamar estava lá. Quando saiu, recebeu os jovens durante a entrevista dada por ele à imprensa, respondendo amigavelmente às nossas reivindicações com todo respeito aos manifestantes e à democracia.

Apesar do Plano Real ter sido responsável pelo seu alto índice de aprovação de 84%, quando deixou a Presidência, bem como pela eleição vitoriosa de Fernando Henrique Cardoso em 1994, considero que a manutenção e o desenvolvimento da democracia foi a maior marca do seu presidente, além de não ter ocorrido nenhum escândalo grave de corrupção.

Sem dúvida que existiram outros presidentes, como Getúlio e JK, que tiveram muito mais feitos do que o Itamar, mas não acho que este deva ser o melhor critério de avaliação de um governante. A atuação em momentos críticos, a ética, a capacidade de ouvir a sociedade e de buscar soluções para os problemas devem ser pontos para considerarmos numa análise.


OBS: A imagem acima foi extraída da Biblioteca da Presidência da República em http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes

2 comentários:

  1. rodrigo, boas palavras sobre o itamar.

    de fato, ele foi presidente num momento turbulento e inédito no país. sarney também foi empurrado para a presidência com a morte de tancredo.

    não querendo comparar a trajetória dos dois, pois eles caminharam caminhos opostos, sarney também teve que segurar um abacaxi bem grande naquele momento histórico. e fez de tudo para acabar com a inflação e estabilizar a economia mas com fracassos e graves denúncias de corrupção.

    eu realmente ponho na conta dos melhores feitos de itamar o plano real do qual ele foi coordenador. plano aliás, atacado veementemente por lula e pelo seu pt raivoso.

    o caminho a seguir era aquele: estabilização econômica. hoje podemos ver os frutos do que o real trouxe de benefícios para o país(deixando de lado ideologias políticas).

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Prezado Eduardo,

    Você tem andado sumido ultimamente!

    O Plano Real nos custou caro, mas trouxe um grande benefício ao país - a estabilização da moeda.

    Se o PT tivesse ganhado em 1994 (até 1993 Lula estava emprimeiro nas pesquisas e por isto o PT deve ter se recusado a integrar o governo Itamar), não tenho dúvidas de que, no seu governo, ocorreriam privatizações, reformas na Previdência Social e muitos protestos de gente decepcionada com a esquerda. Porém, o PT teve a sorte de encontrar a economia já arrumada e não sei até que ponto poderíamos atribuir a Lula os últimos anos de crescimento do país.

    Contudo, Itamar aguentou bem as pressões demagógicas do PT e as arrogâncias do prepotente pefelista Antônio Carlos Magalhães.

    Abraços.

    ResponderExcluir