Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Apreciando um gostoso café na serra


O clima ameno de Nova Friburgo pede um bom cafezinho em qualquer época. Seja no frio inverno, onde as temperaturas quase todos os dias ficam abaixo dos 10 graus centígrados, ou no verão (neste feriado de Carnaval chegou a cair um pouco a temperatura por aqui), fica difícil dispensar uma bebidinha quente.

Para quem aprecia um café com classe e bom gosto, nossa cidade oferece interessantes opções. Uma delas é o Grão Café, situado nas ruas Monte Líbano e Alberto Braune, onde o turista pode encontrar um cardápio variado de bebidas preparadas com café, além de um ambiente agradável para conversar e passar a tarde. Principalmente se for na loja da Rua Monte Líbano cujo espaço é mais amplo do que o da avenida Alberto Braune.

No entanto, quem vem a Nova Friburgo e anseia degustar um café de qualidade, acaba consumindo grãos que vêm de outras regiões, geralmente de Minas Gerais. Pois, apesar da altitude propícia nos municípios vizinhos de Bom Jardim e Duas Barras, penso que tem faltado aos fazendeiros agregar mais valor ao produto através do cultivo orgânico que também pode ser feito debaixo das árvores nos resquícios da Mata Atlântica que restaram nas serras fluminenses.

Terra natal de Martinho da Vila, Duas Barras tem um grande potencial para atrair turistas, devido às suas construções antigas, fazendas históricas, belas paisagens, um bom clima serrano e bastante café, visto que se trata da segunda maior plantação do estado do Rio de Janeiro. Inclusive a própria Prefeitura reconhece e divulga os atrativos do município, como se pode ler em seu site:

"O município possui um grande potencial turístico devido à preservação da maior parte do casario colonial, formando um núcleo urbano bastante agradável. A associação do relevo acidentado com a rede hidrográfica variada dota o município de inúmeras cachoeiras e quedas d´águas. Além disso possui clima ameno. Vale lembrar que os rios de Duas Barras têm suas nascentes originadas dentro dos limites do município."

Porém, este importante produto da economia bibarrense e que trouxe considerável desenvolvimento ao município em outras épocas, precisa estar melhor integrado ao turismo e adaptado às novas exigências do consumidor, bem como à proteção do meio ambiente.

Atualmente, quando se vai à Europa, seja viajando ou por meio de reportagens especiais, pode-se observar o quanto a economia das regiões encontra-se integrada ao turismo. Na França, por exemplo, pode-se apreciar um bom queijo na região e visitar os locais de produção, conhecendo avanços da tecnologia e métodos ecológicos.

Por sua vez, o turismo na Serra Gaúcha também se mostra melhor desenvolvido do que no interior fluminense. Por ser uma importante região produtora de vinhos, lá o visitante pode saborear numa visita às fazendas aquilo que Plínio chamou de "sangue da terra".

Contudo, algumas iniciativas louváveis têm sido feitas aqui na região, as quais eu apoio e acho que podem progredir mais.

Realizada em 28 de novembro de 2010, num CIEP do município de Bom Jardim, a Festa da Flor & Café pode vir a se tornar um atrativo evento capaz de promover a cultura da região e fortalecer a produção agrícola local e seus atores envolvidos. Porém, é necessário que um trabalho desses tenha continuidade, receba divulgação, conte com o apoio institucional, envolva a comunidade e seja ampliado.



OBS: Segundo Brian Halweil, do WWI-Worldwatch Institute, o “café orgânico cultivado à sombra é melhor para o meio ambiente, melhor para o bolso do agricultor e tem um sabor melhor”.

4 comentários:

  1. Em falar em café, outro dia experimentei o café árabe numa livraria daqui de N. Friburgo. Achei uma delícia e bem ecológico porque não se usa o filtro de papel.

    Já experimentou?

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr. Rodrigo, sou Adriana Rocha uma das representantes da SEMPRE Produtora Cultural que idealizou e realiza a Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJ em parceria com órgãos públicos e comércio local. Venho agradecer a citação do evento que empreendemos no município e que hoje está na 5ª edição. Atualmente está distribuída em um espaço de dois andares além da área externa. Os esforços são imensuráveis para que o evento aconteça e cresça a cada ano. De fato a parceria é a palavra chave, ainda que não tenhamos chegado ao ideal, mas conseguimos ofertar aos visitantes uma grande diversidade da produção local.
    Aproveito para deixar alguns links para conhecer melhor nosso projeto e já quero deixar o convite para que no próximo ano possa nos prestigiar, pois o evento ocorre sempre no último final de semana de setembro. Mais uma vez obrigada e um forte abraço,

    http://globotv.globo.com/inter-tv-rj/rj-inter-tv-2a-edicao/v/festa-da-flor-e-cafe-de-bom-jardim-rj-comeca-cedo-neste-domingo/3661295/
    https://www.facebook.com/events/626880830768205/
    https://www.facebook.com/FestaFloreCafeBomJardimRJ?ref=hl
    http://bomjardimflorecafe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Adriana!

      Primeiramente venho agradecer por sua visita ao blog e comentários.

      Fico feliz em saber que o evento tem prosseguido aí no seu município, o que é muito importante para trazer desenvolvimento e turismo para a região. Deixei a serra no final de 2011, ano que escrevi o artigo, e, desde então não tenho mais acompanhado as notícias daí e de Nova Friburgo com a mesma frequência. Desde 2012, passei a residir em Mangaratiba, litoral sul do nosso estado.

      Não são todas as cidades que trabalhos assim têm continuidade sendo que o mais importante é a própria sociedade e empreendedores manterem-se atuantes coimo vocês estão fazendo já que contar com o Poder Público nem sempre é algo certo. Às vezes as prefeituras ajudam enquanto em outros momentos não. Por isso sempre é bom o comércio local ter essa consciência porque quem sai ganhando é a municipalidade como um todo, além de ser uma iniciativa que valoriza o café produzido em Bom Jardim e nos municípios vizinhos diante do público consumidor.

      Agradeço também pelos links que me recomendou desejando sorte à iniciativa de vocês. E, se tiver a oportunidade de estar num evento, será um prazer.

      Um abraço.

      Excluir