Páginas

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O exemplo dos mineiros chilenos

"Coloquei toda a minha esperança no SENHOR;
ele se inclinou para mim
e ouviu o meu grito de socorro.
Ele me tirou de um poço de destruição,
de um atoleiro de lama;
pôs os meus pés sobre uma rocha
e firmou-me num local seguro."

Salmo 40.1-2; Nova Versão Internacional - NVI)


Espero ainda saber mais detalhes das experiências pessoais dos 33 mineiros que foram libertados no Chile. Sei que um deles, ao chegar à superfície, exibiu uma Bíblia de modo que estou de certo modo curioso para conhecer melhor os relatos daquele homem, acreditando também que excelentes livros ainda serão publicados.

Muitas das vezes reclamamos e murmuramos por coisas bem simples do nosso cotidiano. É comum surgir aquela indagação no nosso íntimo se de fato merecemos as lutas que passamos e, na prática, agente acaba ficando com um probleminha não resolvido com Deus que nem sempre temos a coragem de admitir.

Depois de ficarem mais de dois meses presos naquela mina, aqueles homens não demonstraram nenhuma frustração e um deles parecia estar disposto a rever sua maneira de encarar a vida.

"Mas tínhamos fé, esperança de que algum dia seríamos resgatados. E agradecemos a Deus", disse o líder dos mineiros Luis Urzúa mostrando o seu contentamento.

O dramático episódio ocorrido na mina San José mostra-nos também uma experiência real do que é passar por uma provação. Ninguém ali foi super homem. Todos eles agiram dentro dos limites da nossa humanidade, pois, além de terem sentido fome, também chegaram a se sentir desanimados de maneira que da fraqueza tiraram força.

Pouco me importa qual era a orientação religiosa daqueles mineiros. Se seguiam o catolicismo romano, se alguns eram evangélicos, se estavam desviados de alguma igreja ou se tinha ateus no meio deles. Porém, no dia 30/08/2010, quando todos ainda estavam soterrados, o pastor Carlos Parra Diaz, da Igreja Adventista do Sétimo Dia da região do Atacama, enviou-lhes inesquecíveis presentes - 33 Bíblias.

Quais foram os frutos que a Palavra de Deus produziu nos corações daqueles homens? Creio que a paciência, a fé, a superação e a gratidão mostram ao mundo inteiro o quanto a mensagem contida na Bíblia é poderosa. Algo que nem as edições dos telejornais conseguiram deixar de mostrar.


(vídeo extraído de http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1356236-7823-RESGATE+DOS+MINEIROS+CHILENOS+TERMINA+COM+SUCESSO,00.html em 14/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário