Páginas

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Antes de divulgarmos algo, é importante verificar a veracidade da fonte!

Durante a campanha eleitoral do primeiro turno, recebi vários e-mails informando que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, teria dito a um repórter da revista Veja, durante a inauguração de um comitê em Minas Gerais, que "nem mesmo querendo, Cristo me tira esta vitória. As pesquisas comprovam o que estou dizendo. Vou ganhar no primeiro turno".

Confesso que me senti tentado a sair divulgando a mensagem, inclusive pensei em reproduzi-la neste blog já que estava apoiando a Marina e sou contra a permanência do PT no governo por causa de minhas convicções políticas. Só que não vi nenhum dos candidatos de oposição se aproveitando publicamente deste suposto fato, pois, evidentemente, se fosse algo incontestável, teria sido um prato cheio para Serra e Marina usarem nos seus programas de TV. Além do mais, quando é que foi que Dilma falou estas palavras? Onde está o tal repórter da Veja? Em que exemplar da revista isto chegou a ser publicado?

Felizmente, consegui controlar o impulso da carne descartando aquela mensagem e avisei uma das pessoas que tinha me mandado o e-mail sobre a ausência de fontes dessa notícia.

Ora, o fato é que muitos evangélicos saíram por aí propagando coisas sem nenhuma noção do que estavam dizendo. Agiram por emoção, seguindo orientações de seus líderes manipuladores.

Nós cristãos precisamos tomar cautelas para não igualarmos o nosso modo de atuar em campanhas à maneira como o mundo pratica. Penso que precisamos ser diferentes. Vivemos numa democracia, temos o direito de participar dela. Porém, zelar pela nossa ética e pelo embasamento de nossos argumentos é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário