Páginas

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Comício eleitoral: uma “pajelança” incômoda

Em seu artigo de hoje, "PARA QUE SERVEM OS COMÍCIOS ELEITORAIS?", divulgado pelo seu "Ex-Blog", César Maia lembrou o que disse certa vez o saudoso antropólogo Darcy Ribeiro a respeito dos comícios eleitorais:

"Darcy Ribeiro, na campanha de 1986, chamou esses comícios de "pajelança", um termo indígena que significava um efeito mágico produzido pelo curandeiro para resolver os problemas de uma coletividade (ou pessoa). O uso da expressão "Pajelança" afirmava exatamente isso: que os comícios tinham a função de mobilização e dar demonstração de força. Portanto, uma reunião de militantes."

Para César Maia, os comícios eleitorais já não convencem mais os eleitores de hoje e só teriam utilidade atualmente para mobilizar a militância do político e demonstrar força.

Concordo com o ex-prefeito carioca, mas acho que os políticos deveriam encontrar uma nova maneira de mobilizar sua militância, o que seria um gasto a menos de recursos para eles e menos incômodo para nós.

Com todo o respeito à democracia, acho que o bom senso sempre deve prevalecer. Todos têm o direito de se reunir pacificamente para fins políticos, mas acho que, por uma questão de respeito à sociedade, os candidatos nesta eleição poderiam evitar esse tipo de perturbação ao sossego.

Quando um trabalhador chega em casa, exausto do trabalho e ansiando por um descanso, o que ele mais quer é assistir sua TV em paz junto com a família no aconchego do lar.

Por outro lado, se todos os candidatos fizerem o pacto de não investirem nos comícios, será também uma economia para todos. Uma economia tanto de dinheiro quanto de tempo porque na hora do comício eles vão poder estar circulando pela cidade conversando pessoalmente com cada eleitor.

Finalmente, deve-se considerar que, hoje em dia, a publicidade massificante tende a um declínio. As pessoas anseiam cada vez mais por um atendimento personalizado, em que elas sejam tratadas como indivíduos pensantes que têm anseios, ideias e sonhos, cabendo aos políticos entenderem isto.

2 comentários:

  1. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti e toda a sua família.

    MEdite no Sl 36.8,9

    Nele, Pr Marcello

    visite>> http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o interessante texto:

    Afinal, Deus se arrepende ou não ?

    P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma alegria!

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Grala e paz, Marcello! Seja bem vindo e muito obrigado pelo convite. Participe sempre que desejar. Um forte abraço, irmão!

    ResponderExcluir