Páginas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

A nudez de Noé


Umas das mais intrigantes passagens da Bíblia diz respeito a um episódio ocorrido na vida de Noé em que ele amaldiçoou um de seus descendentes por ter sido flagrado nu.

Segundo o texto de Gênesis 9.20-27, após o Dilúvio, Noé plantou uma vinha e, ao beber do vinho, embriagou-se a ponto de ficar nu dentro de sua tenda. Cam, um de seus filhos, ao saber da nudez de Noé, divulgou a notícia perante os seus dois irmãos, Sem e Jafé, os quais, cobrindo seus rostos com uma capa, vestiram o pai andando de costas. Então, quando despertou-se do estado de embriaguez, Noé amaldiçoou a Canaã, filho de Cam, abençoando a Sem e a Jafé.

Tal passagem quando interpretada ao pé da letra torna-se assustadora, pois a leitura da tradução em português, sem atentar para os significados das palavras e principalmente para o contexto em que se passaram os fatos, induz a uma equivocada ideia a respeito de Noé, como se ele tivesse sido um homem injusto e de uma incoerente severidade.

Há quem se utilize dessa passagem de Gênesis, junto com o texto do capítulo 3 de Gênesis em que Deus havia feito vestimentas para Adão e Eva depois que estes desobedeceram suas ordens, bem como com o capítulo 18 de Levítico, para tentar justificar que ver a nudez de alguém seja pecado. Porém, na Bíblia, inexiste qualquer mandamento a respeito da nudez, sendo que as normas de Levítico 18, quando falam de “descobrir a nudez” de alguém, referem-se às relações sexuais de incesto.

Até a queda, o homem e a mulher não sabiam que estavam nus. Porém, após Adão e Eva terem quebrado a única regra existente (uma desobediência que nada teve a ver com o sexo), passaram a sentir vergonha de seus corpos de modo que tentaram se cobrir confeccionando cintas de folhas de figueira para si. Deus, então, sentindo misericórdia de sua criação decaída, decidiu fazer vestimentas para Adão e sua esposa, vestindo-os afim de que não mais se envergonhassem.

É certo que, com a queda, o homem passou a sentir não só a vergonha do próprio corpo como também o medo a ponto de se esconder de Deus apenas por ouvir a sua voz no Éden, embora, nesta ocasião, já estivesse usando as cintas de folhas de figueira. E, mesmo depois de ter sido expulso do jardim, percebe-se que o relacionamento da humanidade com Deus foi profundamente afetado. Não por causa da nudez em si, mas sim pelo pecado.

Pode-se dizer que, devido ao medo de sua malícia ser descoberta, o homem já não ousava mais aproximar-se de Deus, de modo que as roupas e os sacrifícios de animais traziam um certo conforto quanto à relação com o Criador. E poucos alcançaram a graça divina a ponto de se sentirem a vontade na presença de Deus, como foi nos casos de Moisés, Abraão, Isaque, Jacó e do próprio Noé, homens que conseguiam expressar seus sentimentos e desejos diante do SENHOR.

Contudo, após o salvamento milagroso das águas do Dilúvio, Noé embriagou-se bebendo vinho, sem que o texto nos informe por qual motivo o patriarca de todas as nações teria ficado naquele estado. Será que fora por tristeza em razão do comportamento de seus descendentes? Ou teria sido um mero acidente pela descoberta das propriedades do vinho? Foram saudades de algum parente ou amigo morto pelas águas do Dilúvio? Desejava ele aliviar algum sentimento de culpa? Simplesmente não sabemos!

De qualquer modo, o texto nos dá pistas sobre o porquê da maldição proferida por Noé contra Canaã, filho de Cam, num contexto em que a lei mosaica fala sobre as consequências da iniquidade dos pais até à terceira e quarta geração.

Como já disse antes, o homem passou a ter vergonha da nudez de seu corpo por causa do pecado, adotando o costume de se cobrir. E, desta maneira, flagrar intencionalmente a nudez de uma pessoa havia se tornado uma atitude de grande desrespeito, algo que jamais poderia ser praticado contra um ascendente.

Analisando o texto bíblico novamente, podemos perceber que Cam parece ter flagrado a nudez do pai por acaso O verso 22 diz que ele viu seu pai nu e sua próxima atitude foi ter noticiado o fato aos seus irmãos.

Ora, cabe aqui as seguintes indagações: por que Cam, ao invés de cobrir a nudez de seu pai, resolveu propagar a notícia perante os seus irmãos? E por que apenas Sem e Jafé tomaram a iniciativa de vestir Noé?

Tenho pra mim que o pecado de Cam residia justamente na atitude de aproveitar-se da situação miserável em que o seu pai se encontrava ao invés de solucioná-la. Pois, ao divulgar a notícia da nudez de Noé para os seus irmãos, Cam estava atentando contra a honra de seu genitor.

Baseando-me nesta passagem bíblica, consigo extrair um importante ensinamento que vai além das questões relativas à nudez física. Compreendo que se trata de uma atitude condenável expor as misérias pessoais de alguém, aproveitando-se de qualquer situação capaz de causar vergonha.

Todas as vezes em que encontramos o nosso semelhante praticando algo vergonhoso, devemos mirar nos exemplos deixados por Sem e Jafé, abstendo-nos de fazer qualquer exposição do próximo. Jamais podemos tentar tirar proveito do tropeço de algum parente, colega de trabalho, pastor ou membro de igreja, pois é fundamental preservar a honra de nosso irmão, ajudando-o a se levantar.

Por muito tempo, ao invés de meditar nos ensinamentos implícitos na passagem bíblica em questão, a Igreja deturpou o seu sentido, incutindo um falso moralismo na sociedade cristã, enquanto condutas semelhantes a Cam continuavam sendo praticadas no meio eclesiástico. Durante séculos de ascetismo religioso, reprimiu-se rigorosamente a nudez e se tolerou atitudes de hipocrisia. Mas hoje, felizmente, a mentalidade no meio evangélico parece que está mudando, pois cada vez mais os teólogos e pastores estão buscando compreender a mensagem bíblica dentro do contexto, o que é fundamental para entendermos o sentido da instrução de Deus.


OBS: A ilustração acima refere-se à gravura do pintor e desenhista francês Paul Gustave Doré, retratando Noé quando proferiu sua maldição contra o neto Canaã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário