Páginas

sábado, 20 de março de 2010

Os mártires de ontem e hoje

Lendo o livro de Atos, na Bíblia cristã, pode-se verificar que Espírito Santo não usou somente os apóstolos para fazerem a obra de Deus, mas também ouros homens que se colocaram à disposição do Senhor.

Nos primeiros tempos da Igreja, a comunidade judaico-messiânica em Jerusalém chegou a ser grandiosa em número de discípulos. E, num determinado momento, para solucionarem os problemas de distribuição de mantimento às viúvas, foram eleitos sete homens que ficariam encarregados das obras sociais. E, entre esses eleitos, estava Estêvão que, segundo o texto bíblico, era um homem “cheio de fé e do Espírito Santo” (At 6.5).

Tão logo iniciou o seu ministério, Estêvão não ficou restrito aos trabalhos assistenciais. Pois, através dele, Deus passou a realizar prodígios e grandes sinais no meio do povo (At 6.8).

Todo esse mover de Deus por meio de Estêvão, certamente, deve ter despertado a inveja e a oposição de algumas facções do judaísmo a ponto de levantarem falsas acusações contra aquele valoroso irmão perante o Sinédrio judaico. E as calúnias contra Estêvão consistiam basicamente nestas duas acusações: (i) na mentira de que ele estivesse blasfemando contra a lei de Moisés; e (ii) agindo contra o Templo.

Conduzido para depor diante do Sinédrio, a inocência de Estêvão encontrava-se estampada na sua aparência em que todos ali puderam ver a face deste admirável discípulo de Jesus como se fosse o rosto de um anjo. Após ter se iniciado o interrogatório, o sumo sacerdote perguntou a Estêvão se aquelas acusações feitas contra ele seriam verdadeiras, pelo que lhe deu uma oportunidade para se defender.

Naquele momento, Estêvão teve a oportunidade de responder diretamente às acusações feitas contra ele, ou ainda relativizar o seu posicionamento como pregador da verdadeira Palavra de Deus, podendo dizer coisas que pudessem agradar aqueles homens. Porém, ele se utilizou daquela oportunidade para dizer verdades que precisavam ser ouvidas por aqueles homens de coração endurecido que, mesmo depois de terem crucificado a Jesus, continuavam resistindo ao mover do Espírito Santo.

Anteriormente, as autoridades religiosas em Jerusalém, quando tinham acolhido o parecer de Gamaliel (At 5.34-39), aparentemente, estavam tolerando o ministério dos apóstolos e que eles pregassem a salvação através do nome de Jesus. Contudo, quem desta vez estava manifestando o poder de Deus e andando entre o povo era Estêvão e, portanto, era ele quem estava incomodando mais.

Cheio do Espírito Santo, Estêvão deu então o seu testemunho na frente de todos aqueles homens presentes no Sinédrio e que ali estavam para julgarem-no. Mostrando sabedoria e um profundo conhecimento das Escrituras hebraicas, Estêvão começou o seu discurso falando do chamado dos patriarcas a partir da promessa feita a Abraão (At 7.2-16) e passou a relatar as obras realizadas por Moisés (At 7.20-43), ressaltando a desobediência recalcitrante do povo israelita no deserto. Prosseguiu e discursou sobre o Templo (At 7.44-50), citando um trecho da profecia contida no livro de Isaías.

Entretanto, é a partir do verso 51 do capítulo 7 de Atos em diante que Estêvão, tendo já discorrido sobre a lei de Moisés e sobre o Templo (evidentemente sem cometer nenhuma blasfêmia) repreendeu com firmeza a conduta reprovável daqueles homens do Sinédrio, usando de toda a autoridade que lhe fora dada por Deus.

Nesta altura, as mentes das autoridades judaicas ali presentes certamente ficaram totalmente desprovidas de bem senso. Ao invés de aproveitarem a oportunidade para se arrependerem, aqueles homens ficaram furiosos pela repreensão feita contra eles a ponto de esquecerem no que consistia a mentirosa queixa apresentada contra Estêvão.

Tomados pelo ódio, resolveram, então, executar Estêvão, sem que ao menos houvesse antes uma sentença condenatória dentro da legislação aplicada na época. Ignoraram totalmente a inocência de um homem que estava evidenciada pelas suas palavras, as quais explicaram qual o seu correto posicionamento a respeito de Moisés e do Templo, segundo as Escrituras. E, violando as próprias leis daquele tempo, os líderes religiosos cometeram um terrível assassinato contra um servo de Deus, praticando a cruel pena de apedrejamento que, legalmente, era vedada pelos romanos sendo que, deste modo, também transgrediram o mandamento da própria lei de Moisés que proíbe matar o nosso semelhante.

O autor de Atos dos Apóstolos conta que Jesus recebeu Estevão de pé nos céus, de maneira que aquele homem foi de fato uma fiel testemunha do Senhor, cuja obra trouxe repercussões positivas para a obra de Deus.

Todavia, por mais que os líderes religiosos da época fossem homens duros de coração, o assassinato de Estêvão e a sua pregação no Sinédrio serviram para para influenciar ao menos uma das almas que ali estava presente – Saulo, o qual mais tarde tornou-se um grande apóstolo de Jesus e que veio a ser usado poderosamente pelo Espírito santo para ganhar almas. E tal como fez Jesus na cruz (Lc 23.34), Estêvão também pediu que aquele grave pecado fosse perdoado os seus malfeitores (At 7.60).

O assassinato de Estêvão, por um lado, pode ter significado uma quebra de limites para que os perseguidores da Igreja fizessem a partir de então novas vítimas em Jerusalém através de Saulo. Pois, depois de terem matado um homem inocente com tamanha brutalidade, os assassinos de Estêvão foram dominados pelo desejo de derramarem mais sangue.

Entretanto, o livro de Atos conta que os discípulos (menos os apóstolos) dispersaram-se pela Judeia e Samaria que são regiões próximas de Jerusalém (At 8.1) por causa da perseguição empreendida por Saulo (At 8.3). Tal fuga possibilitou a propagação do Evangelho para outras regiões além de Jerusalém (At 8.4), sendo que entre os irmãos dispersos estava Filipe que evangelizou Samaria.

Mesmo que Saulo tenha concordado com um crime tão hediondo, bem como promovido depois uma dura perseguição contra a Igreja, tenho pra mim que a terrível cena do apedrejamento possa ter tocado o coração do futuro apóstolo tempos mais tarde. Pois, nas vezes em que Paulo comentou sobre a sua conversão, ele fez menção da época em que perseguia a Igreja (At 22.4-5; At 26.9-11 e Gl 1.13), recordando do que fizera a Estêvão muitos anos depois num discurso por ele proferido quando então os seus compatriotas desejavam matá-lo em Jerusalém (At 22.20). E, um dia, Paulo também seguiu o mesmo rumo de Estêvão, pois também foi perseguido, açoitado, apedrejado e, finalmente, decapitado por Nero, conforme conta a tradição cristã.

Certa vez, ao fazer uso da palavra numa reunião em Chicago, Martin Luther King assim discursou:

Permitam-me dizer que, se vocês estão cansados de protestos, eu estou cansado de protestar. Estou cansado da ameaça de morte. Quero viver. Não quero ser um mártir. E há momentos em que penso se vou conseguir escapar. Estou cansado de apanhar, cansado de receber golpes, cansado de ir para a cadeia. Mas o importante não é quanto eu estou cansado; a coisa mais importante é nos livrarmos da condição que nos leva a marchar. Senhores, vocês sabem que não temos muita coisa. Não temos dinheiro suficiente. Realmente não temos muito estudo e não temos pode político. Temos apenas nossos corpos, e vocês estão pedindo que abdiquemos da única coisa que possuímos quando dizem: Não marchem”.

Tal estratégia utilizada por King foi fantástica e teve um enorme efeito positivo para a luta dos negros norte-americanos pelos direitos civis. Pois, quando os ativistas, oferecendo a outra face, eram vistos por todo o mundo sendo vítimas da violência policial, sofrendo golpes de cassetetes, recebendo jatos de água e bombas de gás lacrimogênio, a nação dos Estados Unidos foi sendo tomada por um sentimento de indignação moral contra tais atrocidades, conforme relata Philip Yancey em seu livro “Alma Sobrevivente: Sou Cristão, Apesar da Igreja”, da editora Mundo Cristão:

“Muitos historiadores apontam para um momento no qual o movimento no qual o movimento finalmente conquistou uma massa expressiva de apoio à causa dos direitos civis. Isto aconteceu numa ponte perto da cidade de Selma, Alabama, quando o xerife Jim Clark permitiu que seus homens, armados, avançassem sobre manifestantes negros desarmados. As tropas da cavalaria jogaram os animais a galope sobre a multidão dos manifestantes, açoitando as pessoas com seus cassetetes, rompendo cabeças e jogando pessoas no chão. Enquanto brancos gritavam em aprovação, as tropas jogaram bombas de gás lacrimogênio sobre a multidão em pânico. A maioria dos americanos teve a primeira visão dessa cena quando a rede de televisão ABC interrompeu seu filme de domingo, Julgamento em Nuremberg, para mostrar a cobertura do fato. O que os telespectadores viram sendo transmitido do Alabama guardava uma horrível semelhança com aquilo que estavam assistindo sobre a Alemanha nazista. Oito dias depois, o presidente Lyndon Johnson submeteu o projeto de Direito de Voto de 1965 ao Congresso americano.”

Embora King tenha morrido assassinado em 4 de abril de 1968, sua luta pelos direitos humanos alcançou grandes resultados na defesa dos direitos humanos e da igualdade racial. No ano de 1986, foi estabelecido um feriado nacional nos Estados Unidos em sua homenagem em que, toda terceira segunda-feira de janeiro é comemorado o dia de Martin Luther King.

Como disse Jesus, se o grão de trigo que cai na terra não morrer, fica ele só. Mas, se morre, produz muito fruto. E esta foi a estratégia usada pelo Senhor, muito antes de Martin Luther King e de Estêvão, quando Ele entregou a sua vida para morrer numa cruz:

“É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida, perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna” (João 12.23-25).

Embora na ocasião de sua prisão, Jesus foi abandonado por todos os seus discípulos (o próprio Pedro o negou por três vezes), sabemos que aquele episódio transformou a vida de todos eles, com exceção de Judas. E, nos últimos vinte séculos, muitas pessoas também têm dado suas vidas por amor ao Evangelho, negando seus desejos carnais e os interesses próprios.

Sempre que olho para os exemplos deixados pelos mártires, tanto do século I quanto da história recente, sinto o quanto ainda preciso morrer para mim mesmo. Percebo o quanto ainda estou preso ao dinheiro, às preocupações cotidianas, à reputação de minha imagem e aos ideais de vida de uma sociedade materialista, de modo que me sinto envergonhado pelo meu modo de vida acomodado. Mas, por outro lado, quando lembro que, embora os discípulos de Jesus tenham todos fraquejado, um dia foram capazes de seguir o exemplo deixado pelo Mestre.

Paulo, em sua primeira epístola à Igreja de Corinto disse que ainda que ele desse todos os seus bens aos pobres e entregasse o próprio corpo para ser queimado, sem amor, tais coisas de nada valeriam (1Co 13.3). E, meditando em tais palavras, compreendo que, primeiramente, é preciso aprender a amar, pois foi isto o que Estêvão e King fizeram até chegar o dia em que já não mais se importaram com seus interesses pessoais a ponto de arriscarem suas próprias vidas.

Um comentário:

  1. “Articulação diplomática para o Oriente Médio, que inclui EUA, Rússia, União Europeia (UE) e as Nações Unidas (ONU)”

    Para você que é cristão e já ta sabendo de tudo, mas está pagando para ver. Diz a divindade: Você não só vai ver como vai ser vítima do dilúvio de fogo que virá a partir de 2012.

    E porque você vai ser vítima? Porque você não fez nada para impedir esta fatalidade. Ainda que a divindade tenha gritado durante dois mil anos o fato. Você simplesmente ficou ai, pagando pra ver.

    Pois após esses vinte quatro meses que o quarteto acima concedeu a Israel, a RUSSIA tomará a liderança de todos, em nome da paz, da ordem e virá moralizar essa arca do Dragão chamado Israel.

    E isso é exatamente o que disse a divindade em Ezequiel 38 e 39, que tem olhos veja e quem tem ouvido ouça a palavra da divindade. Porque essa divindade vai vir contra você também. Que ficou assistindo sem dizer nada aos teus irmãos. Você religioso entorpecido na bonança da filosofia da prosperidade. Você não só vai perder tudo, mas também corre o risco de ir para o inferno após o juízo com esta divindade. E por quê?

    (EZEQUIEL [33]) 1 Ainda veio a mim a palavra de Javé, dizendo:2 Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um dos seus, e o constituir por seu atalaia;3 se, quando ele vir que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo;4 então todo aquele que ouvir o som da trombeta, e não se der por avisado, e vier a espada, e o levar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.5 Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele. Se, porém, se desse por avisado, salvaria a sua vida.6 Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia.7[...]
    A MENSAGEM EM QUESTÃO ESTÁ EM EZEQUIEL CAP. 38 E 39
    VOCÊ TEM 24 MESES PARA IMPEDIR QUE GOGUE ATAQUE ISRAEL. E VOCE TEM 84 MESES PARA IMPEDIR O DILÚVIO DE FOGO SOBRE TODA A HUMANIDADE.
    E O AVISO QUE A DIVINDADE TE FAZ NESSE MOMENTO ATALAIA É:
    AMÓS 5, 16 Portanto, assim diz o Senhor Deus dos exércitos, o Senhor: Em todas as praças haverá pranto, e em todas as ruas dirão: Ai! ai! E ao lavrador chamarão para choro, e para pranto os que souberem prantear. 17 E em todas as vinhas haverá pranto; porque passarei pelo meio de ti, diz o Senhor. 18 Ai de vós que desejais o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Ele é trevas e não luz. 19 E como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostasse a mão à parede, e o mordesse uma cobra. 20 Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz? Não será completa escuridade, sem nenhum resplendor?
    SE VOCÊ QUER O FIM DO MUNDO, É BOM SABER, SE VOCÊ JÁ SE TRANSFORMOU EM JESUS CRISTO. CASO CONTRÁRIO, VOCÊ VAI A JULGAMENTO COM ESSA DIVINDADE MALÉFICA. E ELA JURA QUE VAI NOS LEVAR PARA O INFERNO. NÃO É A TOA QUE JESUS SUOU SANGUE. PENSE NISSO.
    Veja a mensagem por completo em:
    http://joaorevela.blogspot.com/

    ResponderExcluir