Páginas

terça-feira, 23 de março de 2010

Direitos de aforamento - uma relíquia jurídica que ainda atrapalha muita gente em várias cidades brasileiras




O direito de enfiteuse (ou aforamento) foi instituído na legislação brasileira a fim de satisfazer uma necessidade social que não mais existe.

Durante a época do povoamento do país, o aforamento permitiu ao grande proprietário de terras que, diante da impossibilidade de ocupar toda a extensão do seu imóvel, cedesse a outra pessoa o uso e o gozo da propriedade. Fazia-se então um contrato em que o enfiteuta obrigava-se ao pagamento de uma pensão anual para a utilização do bem, funcionando, na prática, como um arrendamento perpétuo em favor do senhorio.

Aqui mesmo, em Nova Friburgo, por exemplo, instituiu-se o aforamento dos imóveis de uma parte do município durante os meados do século XIX. E até hoje a Prefeitura tem como uma das fontes de sua receita o recebimento de uma pensão anual de mais de 20 mil imóveis, além da cobrança do laudêmio.

Deste modo, o aforamento cumpriu o seu papel no povoamento de vários municípios brasileiros no sentido de ter promovido a ocupação das terras consideradas incultas, ou deficientemente cultivadas, cujas finalidades não são mais alcançadas em razão da existência de outros institutos jurídicos vistos como mais dinâmicos e atuais.

Já no começo do século XX, o artigo 680 do Código Civil de 1916 veio então restringir o alcance da enfiteuse apenas às “terras não cultivadas ou terrenos que se destinem à edificação”.

No entanto, as legislações atuais de diversos países desenvolvidos opuseram-se à perpetuidade de exploração da terra, estabelecendo normas com a finalidade de permitir a aquisição da plena propriedade e por fim a essa relíquia jurídica da época medieval.

Durante a vigência da Constituição anterior, o saudoso jurista Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda já criticava a manutenção do aforamento na legislação brasileira. Ele considerava o instituto como “um dos cânceres da economia nacional” e que seria “fruto, em grande parte, de falsos títulos que, amparados pelos governos dóceis a exigências de poderosos, conseguiram incrustar-se nos registros de imóveis” (Tratado de direito privado. 3ª ed. v. 18. Rio de Janeiro: Borsoi, 1971, pág. 179)

A Constituição brasileira de 1988 veio então abrir uma real possibilidade para o Congresso Nacional extinguir de vez a enfiteuse, compreendendo a sua inutilidade atual na esfera privada ao dizer claramente no artigo 49 das Disposições Transitórias que:

“A lei disporá sobre o instituto da enfiteuse em imóveis urbanos, sendo facultada aos foreiros, no caso de sua extinção, a remição dos aforamentos mediante aquisição do domínio direto, na conformidade do que dispuserem os respectivos contratos.”

Com a aprovação do atual Código Civil, que passou a vigorar em 11 de janeiro de 2003, a enfiteuse foi, acertadamente, substituída pelo direito de superfície, tal como concretizado anteriormente em Portugal. O artigo 2.038 da nova legislação impediu a constituição de novas enfiteuses e subordinou as que restaram aos princípios do Código Civil de 1916 até a sua extinção.

Acontece que, devido ao desaparecimento de grandes porções de terra desocupadas, à desvalorização imobiliária e à impossibilidade do aumento do foro, o instituto do aforamento perdeu a sua eficácia sendo que os novos problemas de ocupação do solo improdutivo no país têm sido enfrentados com meios jurídicos muito mais eficazes.

Deste modo, poucas são as legislações que ainda abrigam esse arcaísmo histórico que é o aforamento e o Brasil, felizmente, tem caminhado para a sua total extinção ainda que a passos lentos.

O Projeto de Lei Federal n.° 6.960/2002, que foi arquivado em 31/01/2007 no Congresso Nacional, propôs acrescentar um parágrafo ao artigo 2.038 do Código Civil dando a seguinte redação ao dispositivo:

“Fica definido o prazo peremptório de dez anos para a regularização das enfiteuses existentes e pagamentos dos foros em atraso, junto á repartição pública competente. Decorrido esse período, todas as enfiteuses que se encontrarem regularmente inscritas e em dia com suas obrigações, serão declaradas extintas, tornando-se propriedade plena privada. As demais reverterão de pleno direito para o patrimônio da União”

Apesar das inúmeras controvérsias que recaíram sobre a referida proposição legislativa que, apenas aparentemente, apresentou um conflito com o direito adquirido, é evidente a tendência evolutiva de que o instituto do aforamento venha a desaparecer de vez do ordenamento jurídico brasileiro, ainda que seja através de alguma mediação de iniciativa do Poder Executivo.

Assim sendo, vislumbro que o primeiro passo a ser dado não seria a aprovação de uma nova lei modificando o Código Civil, mas sim os próprios municípios titulares do direito de enfiteuse renunciarem a essa receita extra. Uma arrecadação que, juntamente com a excessiva carga tributária imposta aos contribuintes, tem prejudicado muitos proprietários de imóveis e influenciando negativamente nos valores dos alugueres repassados aos inquilinos em muitas cidades.

Entre os benefícios diretos que podem ser proporcionados à sociedade com esta medida de generosidade estariam a facilidade na transação imobiliária e a redução dos encargos que pesam sobre a propriedade. E, indiretamente, haveria mais dinheiro circulando no mercado de consumo e aquecendo a economia do país já que os municípios titulares dessa relíquia jurídica estariam deixando de tragar recursos que, numa proporção nacional, tornam-se bem significantes.

Uma maneira inteligente de se promover essa mudança nas cidades poderia partir também dos governos estaduais e federal, os quais passariam a condicionar a destinação de algumas verbas aos municípios à abolição de seus respectivos aforamentos, respeitando apenas os que são de titularidade do particular.


OBS: A ilustração acima refere-se a um quadro do pintor flamengo Quentin Matsys (1466-1530), conforme extraído do acervo virtual da Wikipédia.

252 comentários:

  1. Muito interessante a matéria. O Dr. sabe se é possível fazer uma escritura de hipoteca em imóvel com aforamento ? Meu e-mail é rcattan@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ricardo. Não vejo problema nisso. Um imóvel com aforamento pode ser tranquilamente utilizado para garantir contratos de mútuos. A condição do enfiteutas assemelha-se à do proprietário, podendo a qualquer momento dispor do bem, o que lhe permite não só constituir hipotecas como servidões e usufrutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver registro do Titulo. Caso contrario, não será possível tais situações bancarias.

      Excluir
  3. OLÁ,ESTOU COM SÉRIAS DIFICULDADES PARA COMPRAR UM IMÓVEL EM TEERRENO DE MARINHA.O PROBLEMA É QUE, O IMÓVEL DEIXOU DE SER DE REGIME DE DIREITO PLENO PARA REGIME DE OCUPAÇÃO.FIZ UM CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM ENTRADA DE 10% DO IMOVEL E O RESTANTE SERIA PAGO ATRAVÉS DE UM FINANCIAMENTO PELA CAIXA.GOSTARIA DE SABER SE COM ESSA MUDANÇA DE REGIME AINDA É VANTAJOSO PARA MIM ADQUIRIR ESSE IMOVEL E TBEM SE A CAIXA PODE FINANCIA-LO.SE PUDER ME RESPONDER VIA EMAIL AGRADEÇO.marciormm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, amigo!

    A pergunta que fez, se "AINDA É VANTAJOSO PARA MIM ADQUIRIR ESSE IMOVEL", talvez tenha mais a ver com uma avaliação imobiliária. Realmente não tenho como dar esta opinião.

    Quanto à CEF poder ou não financiá-lo, é preciso ver as regras do contrato de financiamento, modo que sugiro entrar em contato com o gerente da sua agência e perguntar se tal mudança no regime do imóvel pode inviabilizar a concessão do dinheiro pra compra.

    Sugiro que converse melhor com o corretor de imóveis de sua confiança, pois ele é a pessoa certa para te orientar especificamente nestas compras e, se for o caso, encaminhá-lo para um advogado de preferência que atue na área de Direito Imobiliário.

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente gostaria de parabenizá lo pela matéria. Tenho a seguinte dúvida: Moro na cidade de Ibirá, localizado no interior do do Estado de São Paulo. Todo o ano pagamos uma taxa para igreja ( taxa de laudêmio ou de ocupação). Os moradores antigos dizem que na época um grande fazendeiro fez uma doação á igreja da área onde foram construídas as casas da cidade, Minha dúvida é a seguinte: faz uns 10 anos que minha família não paga essa taxa á igreja ( na minha cidade as pessoas pagam diretamente ao padre). Pretendemos vender nossa casa e fomos informados quem sem o pagamento dessas taxas a venda não pode ser concretizada. A igreja no caso pode cobrar os 10 anos ou posso entrar com uma ação para o pagamento dos últimos 5 anos? Pelo que pesquisei na internet a prescrição nesse caso ocorre em 5 anos. Por favor, se puder me ajudar ficarei imensamente grata. Meu e- mail: marinettesilva2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, amiga! Quando o foro não é pago por três anos consecutivos, o titular do direito pode até aplicar a pena de comisso e retomar o imóvel. Porém, nem sempre o titular tem este interesse como no caso das prefeituras e aí, se o devedor estiver com mais de três anos de atraso, o melhor a ser feito é buscar a regularização o mais rápido tentando os acordos possíveis.

    Sobre a prescrição quinquenal, esta seria aplicável à Fazenda Pública. Se o titular do direito de aforamento não for pessoa jurídica de direito público, como é o caso de pessoas físicas ou instituições religiosas, entendo que se aplica o prazo máximo previsto no Código Civil de 10 anos, mas que, ainda assim, não retira do credor do direito de poder retomar o imóvel e impor novas obrigações caso queira celebrar novo contrato. Diga-se de passagem que o contrato de aforamento é questão de direito civil.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Dr. Rodrigo

    Meu nome Waldemar moro na cidade de Assis(sp).
    Tenho uma casa ela e aforamento da igreja, ouvi falar que qdo completa- se 100anos, nao sei de que data nao existiria mais aforamento .
    Dr. tem conhecimento disso.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Waldemar.

    Seja bem vindo ao meu blogue!

    Atualmente, segundo o Código Civil de 2002, não se pode mais constituir novos aforamentos.

    Com base no que diz a nossa Constituição Federal, a qual respeita o direito adquirido, todos os aforamentos que foram anteriormente constituídos, permanecem.

    No entanto, sempre existem situações específicas. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, parece que o então prefeito César Maia acabou com todos os aforamentos de titularidade do Município. Porém, aí foi uma decisão que partiu de quem tinha o direito ao aforamento que era o próprio Município do Rio de Janeiro, através da manifestação do seu prefeito e aprovação dos vereadores. Porém, os aforamentos que são de titularidade da Igreja Católica e de famílias tradicionais cariocas permanecem até hoje.

    Deve-se considerar que, com exceção dos terrenos da Marinha, o aforamento de imóveis nada mais é do que uma relação contratual regulada pelo direito privado, ainda o seu titular possa ser um ente público. E, na constituição de um aforamento, nada impede que as partes convencionem um prazo certo para a sua duração, estabelecendo, por exemplo, uns 100 anos. Logo, em seu caso específico, eu sugiro que solicite à instituição religiosa titular do aforamento um contrato a respeito disto. Pois pode ser que, na sua cidade, no passado, a Igreja tenha concedido terrenos aos paroquianos reservando para si o direito de aforamento por apenas um século. Aí vai ser preciso investigar a situação específica local porque não existem leis que limitem a duração da enfiteuse por no máximo 100 anos.

    Espero tê-lo esclarecido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AS CLÁUSULAS DO CONTRATO DE ENFITEUSE DEVERIAM SER FIXADAS EM "VIDAS", OU SEJA, GERAÇÕES, VISTO O CARÁTER PERPÉTUO DA ENFITEUSE.

      Excluir
  9. Boa tarde Dr. Rodrigo,

    Meu nome é Givaldo e, ainda hoje, acompanhei minha mãe ao pagamento anual do aforamento de um terreno, onde meus pais construíram uma casa, e moram até hoje, há 40 anos.

    O dono é um antigo "coronel" possuidor de inúmeras áreas na cidade, e seu filho tem feito o recebimento desses aforamentos.

    Queria saber se esta relação é legal? Devemos continuar pagando? E quando meus pais morrerem, o que acontece?

    Fico grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  10. Caro Givaldo,

    Não conheço a situação específica do seu imóvel, mas, infelizmente, o direito de aforamento é uma realidade que ainda sobrevive no Direito brasileiro por causa do direito adquirido.

    Hoje não podem mais ser constitupidas novas enfiteuses, mas as antigas, criadas anteriormente ao Código Civil de 2002, continuam valendo e são disciplinadas pelo Código anterior de 1916.

    A meu ver, só se o governo tiver algum programa de incentivo pelo fim dos aforamentos que essas situações mudariam. Mas isto teria que ser feito através de políticas públicas que estimulassem os titulares das enfiteuses a extinguirem voluntariamente. Pois, infelizmente, lei nenhuma tem poder pra acabar com isto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Em tempo!

    Para saber se a situação é legal, você deve verificar junto ao registro de imóveis aí na sua cidade. Pois, geralmente o aforamento consta na certidão imobiliária.

    Oriento que deve continuar pagando porque, se a pessoa ficar 3 anos sem pagar, ela cai em comisso e pode perder o imóvel.

    De qualquer modo, verifique aí no cartório de imóveis sobre a existência do aforamento. E sugiro que verifique a possibilidade de remir o foro pra consolidar a plena propriedade, o que é um direito de sua mãe como proprietária.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  12. MORO EM UMA CIDADE ONDE FALAM QUE TODA A CIDADE É PATRIMÔNIO DA IGREJA ,EU GOSTARIA DE FINANCIAR UMA CASA PELA CAIXA ,TEM A ESCRITURA DA CASA MAS LÁ ESTÁ ESCRITO TERRENO AFORADO ,GOSTARIA DE SABER SE A CAIXA FINANCIA ESTE TIPO DE IMÓVEL

    ResponderExcluir
  13. Olá, amigo.

    Pode ficar tranquilo que o foro não impede o financiamento. Só aumenta suas despesas...

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Olá caro Dr. Rodrigo,

    É com extrema satisfação que posto esse cometário para parabenizá-lo pela brilhante e pioneira iniciativa de discorrer sobre um assunto que ainda hoje é cercado de Dúvidas e polêmicas: a cobrança da taxa de aforamento. Acabo de ler seu artigo escrito de forma clara, brilhante e inteligível; uma abordagem histórica e contextual a cerca do tema.

    Gostaria de aproveitar a oportunidade, se me permite, para fazer-lhe o seguintes questionamentos:

    1. No caso de não-pagamento da taxa de aforamento, quais as providências que o dono do terreno pode tomar?

    2. Qual a legislação que se aplica ao aforamento e onde posso encontra-la?

    Desde já agradeço a atenção e mais uma vez PARABÉNS!

    Caio Cézar
    Estudante de Economia (UESC)
    Pregoeiro
    caioai@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  15. Prezado Caio Cézar,

    Obrigado por ler meu artigo!

    Respondendo suas dúvidas, eu diria que, em caso de não-pagamento do foro (não se trata de uma taxa porque não é tributo), o proprietário do imóvel deve tentar pagar logo a sua dívida junto ao titular do direito de aforamento. Nem que ele faço uma consignação em pagamento ou meio de depósito bancário ou processo judicial. E este procedimento será válido para toda e qualquer dívida quando o credor recusa-se a receber o pagamento da dívida ou o adimplemento encontra-se impossibilitado por alguma razão justificável (credor reside em lugar perigoso, de difícil acesso, ou ausentou-se, etc).

    Entretanto, é preciso ficar atento para que o priprietário não fique três anos consecutivos sem pagar sua anuidade. Pois, se isto ocorrer, fica caracterizada a extinção da enfiteuse, podendo o senhorio rtomar o imóvel do proprietário, caso em que as benfeitorias necesárias precisarão ser indenizadas. Ou então, se as partes entrarem em acordo, o que muitas das vezes acaba importanto na celebração de novo contrato de aforamento por interesse de ambos. Claro que aí acaba havendo um aumento dos valores com prejuízos bem desconfortantes para o proprietário.

    Sobre a outra pergunta que me fez, informo que o instituto da enfiteuse encontra-se disciplinado pelo Código Civil anterior, isto é, a Lei Federal n.º 3071/1916, mais precisamente nos artigos 678 a 694. E apesar da norma ter sido revogada pela lei atual, visto que hoje não é mais possível instituir novas enfiteuses sobre os imóveis, o Código de 1916 continua servindo para os direitos constituídos na época válida.

    Espero tê-lo esclarecido.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá Caro Dr. Rodrigo,

    Muito obrigado pelo brilhante esclarecimento. Obrigado pela presteza em contribuir gratuitamente para o esclarecimento de tantas dúvidas a cerca do assunto dos Direitos de Aforamento.

    Parabéns e muitíssimo obrigado!

    Caio Cézar
    Estudante de Economia - UESC
    Pregoeiro
    caioai@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  17. Valeu, Caio!

    Participe do blogue sempre que desejar.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  18. Olá senhor Rodrigo. Achei muito interessante o artigo do senhor. Me chamo Gabriela Fernandes e sou mestranda em História e Espaços pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte...Trabalho com a questão de aforamentos do bairro Cidade Nova, mas venho encontrando muitas dificuldades sobre leituras, indicações bibliográficas sobre essa questão....Os orgãos da Prefeitura não sabem explicar direitinho mesmo o que é o aforamento em si e suas regras...Entrevistei um funcionário que me falou sobre essa Lei de 1916, entretanto, o senhor sabe se existia uma Lei anterior a essa para regularizar os aforamentos? Porque o bairro que eu trabalho começou a ser aforado em 1903!Só que, infelizmente, só temos acesso à documentação municipal, às resoluções...Meu recorte vai de 1901-1929....Gostaria de saber se o senhor poderia me enviar algum material mais aprofundado sobre essa questão de aforamento ou indicar algumas leituras, pois o pessoal da minha área não tem muita (quase nenhuma) intimidade com esse assunto, e fica dificil analisar cartas de aforamento e resoluções municipais sobre meu objeto de estudo, sem conhecer mais sobre esse histórico do que seja o aforamento, da diferença entre datas e aforamento, etc etc...Agradeço desde já. Qualquer coisa pode entrar em contato por gabifernande_s@hotmail.com
    Muitooo obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gabriela.

    Antes do Código Civil anterior (Lei Federal n.º 3.071, de 01º de janeiro de 1916), o direito civil pátrio era positivado pelas Ordenações Filipinas, mais precisamente no Livro IV, do Título XXXVI em diante até o XL.

    Sobre a bibliografia a ser pesqusiada, sugiro que consulte bons livros jurídicos sobre Direito Civil e, especificamente, sobre direitos reais. Caso os livros atuais não falem sobre as enfiteuses ou aforamentos, bem como contenham insuficientes informações, sugiro que consulte edições um pouco mais antigas e que sejam anteriores a 2002. E, preferencialmente, os autores que abordam a origem histórica de cada instituto.

    Um bom manual sobre direitos reais seria a coleção de direito civil do professor e desembargador Silvio de Salvo Venosa (talvez o volume V?), publicado pela editora Atlas. Provavelmente você o encontrará com facilidade em bibliotecas de faculdades de Direito aí em sua cidade bem como outros autores também. Talvez, vendo as bibliografias de alguns autores desses livros mais adotados na graduação, é possível que encontre alguma obra mais antiga e que já esteja fora do mercado falando especificamente sobre enfiteuse e aforamento.

    Desejo-lhe boa sorte nesta importante pesquisa.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Tenho uma casa num terreno que é aforado da Igreja. Quero vender um lote deste terreno. Posso vendê-lo? Como passar um documento de venda para o comprador. A Igreja quer que eu compre o terreno que estou ocupando, mas está cobrando um preço muito alto. Neste caso existe alguma referência de preço a ser cobrado pela a Igreja?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo(a),

      O aforamento, por si só, não impede que possa dispor do bemn, isto é, vender o imóvel. Nada pode obrigá-lo a comprar este direito que o senhorio tem e você continua sendo dono da coisa ainda que não plenamente.

      Entretanto, o direito de enfiteuse permanece pelo que o novo proprietário terá que pagar o foro e laudêmio. Claro que, se você remir o foro perante a Igreja, o imóvel vai estar valendo mais.

      Vale ressaltar que o aforamento não impede que você desmembre a propriedade perante a Prefeitura e venda lotes do seu terreno.

      Por não saber onde é o imóvel e não ser analista do mercado imobiliário, não teria como lhe passar uma referência de preços. Talvez seja melhor procurar um corretor ou advogado em sua cidade que atue no ramo para te dar orientações mais específicas.

      Abraços e boa sorte!

      Excluir
    2. Boa Tarde! O imóvel fica numa cidade do interior do Ceará. A Igreja cobrou a importância de R$ 1000,00( mil reais ) o metro quadrado. Quando a maioria dos terrenos particulares são vendidos á
      R$ 120,00 (cento e vinte reais)o metro quadrado. Se o comprador for dizimista (pagar o dízimo para a igreja) tem desconto de 80%. Eu acho um absurdo. Muito obrigado pelas as orientações, foi muito útil. Vou seguir seu conselho e procurar um advogado aqui. Grato!!
      Abraços.

      Excluir
    3. O desconto para dizimistas eles podem conceder porque, neste caso, o aforamento é relação de direito privado (entre particulares). Seria diferente se o titular do direito fosse alguma prefeitura ou a União...

      Entretanto, o valor do metro quadrado está sendo colocado num padrão excessivo e aí, se pensarmos bem, a pessoa deve ter o direito de consolidar a plena propriedade. Mas aí é uma questão de como interpretar o ordenamento jurídico. O Código Civil de 1916, em seu artigo 687, dizia que o enfiteuta não tem direito à remissão do foro. Entretanto, o art. 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias ("ADCT") previu expressamente a possibilidade de remição do foro, mantendo o domínio da União apenas sobre determinados imóveis urbanos relativamente aos quais fosse justificasse a medida por questões de segurança ou mesmo de soberania:

      Art. 49 - A lei disporá sobre o instituto da enfiteuse em imóveis urbanos, sendo facultada aos foreiros, no caso de sua extinção, a remição dos aforamentos mediante aquisição do domínio direito, na conformidade do que dispuserem os respectivos contratos. (...) § 3º. A enfiteuse continuará sendo aplicada aos terrenos de marinha e seus acrescidos, situados na faixa de segurança, a partir da orla marítima.

      Enfim, não deixa de ser uma tse interessante para brigar, buscando a melhor interpretação jurídica, mas é necessário semrpe ter cautela porque, quando entramos na Justiça, pode haver resultados positivos e nagativos, incluindo as desagradáveis condenações no pagamento de custas e de honorários de sucumbência. É um risco!

      Abraços.

      Excluir



  21. Prezado Dr. Rodrigo Luz,

    Chamo-me Caio Cézar, sou funcionário público, economista e especialista em Licitações e contratos públicos. Sou assíduo leitor de seu Blog, e confesso que admiro a forma com que escreve com extrema clareza e coerência.
    Escrevo-te para mais uma vez, solicitar uma ajuda sua: soube que entrará em vigor uma nova lei que trata a respeito dos aforamentos. Não pude confirmar e por isso estou sem nenhuma informação a respeito. Se possível gostaria que me esclarecesse a existência ou não dessa lei bem como uma bibliografia que poderia usar.

    Desde já agradeço toda a atenção dispensada.

    Saúde e sucesso.

    Caio Cézar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Caio Cesar,

      Confesso desconhecer esta informação. Como eu havia compartilhado no texto, existe o PL n.º 6960/2002, de autoria do Ricardo Fiuza, apensado ao de n.º 7312/2002, e que se encontra arquivado na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados desde 31/01/2007 nos termos do Artigo 105 do Regimento Interno da Casa Legislativa.

      Caso saiba de algo, compartilha ai conosco.

      Abraços e tenha uma excelente semana.

      Excluir
  22. Herdei um sítio (aforado) que antigamente ficava distante da sede do município, hoje está praticamente dentro da sede, agora ele virou a pupila dos dirigentes do lugar, querem transfá-lo em praça ou hospital, sou obrigada a vendê-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pelo que pude compreender, a questão do aforamento não tem a ver com o seu caso. Trata-se, pois, de um interesse do Poder Público sobre a propriedade do particular.

      Segundo a legislação, é possível desapropriar o imóvel particular par fins de utilidade pública. Se o Município, Estado ou União decide desapropriar o terreno de alguém, a princípio não há como se opor, exceto questionando-se o valor.

      Tal situação independe do bem ser de aforamento ou não. E, se já existe um ato público declarando interesse da Administração em desapropriar sua área, sugiro correr até um analista imobiliário e procurar logo um advogado no seu município.

      Excluir
  23. bOM DIA, GOSTARIA DE SABER QUEM DETERMINA O VALOR DESSE AFORAMENTO.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. BOM DIA,ESTOU ADQUIRINDO UM IMOVEL EM TEERRENO DE MARINHA.O PROBLEMA É QUE, O IMÓVEL DEIXOU DE SER DE REGIME DE DIREITO PLENO PARA REGIME DE OCUPAÇÃO.FIZ UM CONTRATO DE COMPRA E VENDA COM ENTRADA DE 10% DO IMOVEL E O RESTANTE SERIA PAGO ATRAVÉS DE UM FINANCIAMENTO PELA CAIXA. SE A CAIXA PODE FINANCIA-LO.SE PUDER ME enviar por e-mail.
    Grato
    silvionmelo@hotmail.com


    ResponderExcluir
  26. Prezado Dr. Rodrigo Luz,
    Meu nome é Cristiano e estive visitando o seu blog, para tirar uma dúvida a repeito de terrenos aforados. Segue a dúvida:Herdei um terreno aforado que foi passado do meu avô para minha mãe e
    esta passou para mim. Este terreno está com a minha família há mais de 60 anos. Construir uma casa neste terreno e moro há 15 anos. Nunca foi pago aforamento, gostaria de saber se há possibilidade de um dia
    perder o imóvel? Lembro que o dono é particular.

    ResponderExcluir
  27. Prezado Dr. Rodrigo Luz,
    Meu nome é Cristiano e estive visitando o seu blog, para tirar uma dúvida a repeito de terrenos aforados. Segue a dúvida:Herdei um terreno aforado que foi passado do meu avô para minha mãe e esta passou para mim. Este terreno está com a minha família há mais de 60 anos. Construir uma casa neste terreno e moro há 15 anos, pago o IPTU há dez anos e tenho todos os comprovantes da construção. Nunca foi pago aforamento, gostaria de saber se há possibilidade de um dia
    perder o imóvel? Lembro que o dono é particular.

    ResponderExcluir
  28. boa noite Dr. Rodrigo
    Tenho uma dúvida sobre o aforamento pelo fato de minnha mãe ter adquirido um terreno aforado a mais de 20 anos e hoje resolvemos comprar o terreno para podermos contruir uma casa maior. A questão é que decidimos finaciar a contrução do imovel pela caixa economica federal, mas o proprietário do terreno esta pedindo uma quantia enorme pelo valor do terreno. Nós já contruimos no terreno, fizemmos outra casa e o valor que ele pedi é totalmente desproporcional ao valor do terreno. O que devemos fazer? entra com a Lei de Usucapião ? Peço uma orientação para poder tomar a decisão correta...
    Moro em Itabuna Ba

    ResponderExcluir
  29. Boa Noite, meu nome é André Tenório e gostei muito dos seus conhecimentos. Se possivel mim oriente. Herdei no inicio do ano um imovel foreiro que está com foro em atraso há uns 20 anos. Nele funciona um restaurante do qual hj a familia retira o seu sustento. O foro é particular. Pergunto se é possivel o proprietario requerer de plano o imovel, já que está em atraso mais que 3 anos? O tempo de atraso gera o direito automatico ou caso o proprietario queira o imovel ele terá que entrar na justiça. Em ele entrando na justiça posso pagar o foro atrasado e ainda resgatar o foro pagando os outro 10 anos e o laudemio?

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde,
    Adorei seu blog e tenho algumas dúvidas que se possível,gostaria que fossem respondidas.
    Meu avô deixou uns aforamentos para minha mãe,ela morreu e deixou para mim.As pessoas reclamam e não querem pagar. Nos terrenos foram construidas casas e elas moram nelas. Quero saber o valor que posso cobrar,sei que são pessoas de renda baixa mas não sou rica e preciso desse dinheiro. Se alguém vendeu a casa o que posso fazer? Como faço para receber das que passam um ano ou dois sem pagar? Tenho direito realmente a esses terrenos? Tenho todos os recibos deixados pelo meu avô.

    Obrigada pelo senhor nos favorecer com suas sábias respostas e pelo tempo gasto com nossas perguntas.

    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  31. Prezados internautas,

    Bom dia a todos!

    Primeiramente quero agradecê-los pelo acesso, comentários e participação nesta postagem do meu blogue.

    Tenho recebido várias mensagens de pessoas pedindo uma orientação e até mesmo soluções para problemas específicos relacionados ao aforamento de imóveis que é o assunto tratado no texto publicado. Porém, devido a questões de tempo e disponibilidade, não posso prestar consultas jurídicas via internet e da forma gratuita. Além de que isto se configura uma conduta que não é considerada ética dentro da advocacia que não contribui para valorizar a nossa profissão hoje tão desvalorizada.

    Outrossim, por se tratarem de casos específicos, torna-se necessário analisar caso a caso. Cada aforamento é um contrato, geralmente com uma origem imobiliária bem antiga, e que requer um conhecimento da situação local. Existem aforamentos cuja titularidade do direito é do município, outros de tradicionais famílias possuidoras de terras e ainda os terrenos da Marinha que seguem uma normatização específica. Logo, o ideal é que a pessoa interessada procure resolver seus problemas com um advogado especializado em Direito Civil da cidade onde está localizada a propriedade.

    Sendo assim, espero poder contar a compreensão de todos incentivando que cada um busque sempre defender os direitos que têm perante os abusos das prefeituras que fazem desse atraso chamado aforamento uma fonte de receita, sempre que houver algum abuso praticado (geralmente mais relacionado aos aumentos de reajuste). Pois quem não luta por seus direitos não os merece.

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  32. a igreja tem algum direito onde vai existir outra

    ResponderExcluir
  33. Bom dia,
    Estou comprando um terreno, o mesmo tem uma escritura de compra e venda, só que fui ao cartório e fui informado que não foi encontrado no livro do cartório, ou seja, colocaram o nº de livro e folha mas não foi localizado. Então fui até a prefeitura e descobri que o terreno é aforado, peguei a carta de aforamento e fiz uma declaração particular e foi reconhecido firma.
    A pergunta é: É seguro comprar este terreno? E essa escritura de compra e venda pode me dar problemas futuramente.

    ResponderExcluir
  34. BOM DIA,
    MINHA MÃE COMPROU UM IMÓVEL A 3 ANOS ONDE FOI EMITIDO PELA PREFEITURA UMA CARTA DE AFORAMENTO NO VALOR DE R$700,00. OCORRE QUE NA ÉPOCA COMO ELE JÁ HAVIA GASTADO MUITO PEDIU A PREFEITURA QUE ESPERASSE QUE ELA IRIA FAZER O PAGAMENTO. AGORA COM O FALECIMENTO DO ANTIGO DONO DO TERRENO E A AMEAÇA DOS HERDEIROS DE TOMAR O TERRENO DA MINHA MÃE ESTA SE DIRIGIU A PREFEITURA PARA FAZER O PAGAMENTO DA CARTA DE AFORAMENTO E EIS QUE ESTA SUMIU DA PREFEITURA. MINHA MÃE ESTÁ DESESPERADA NÃO SABE O QUE FAZER. ME AUXILIE POR FAVOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Silvania,

      Boa tarde!

      Sugiro que procurem um advogado especializado em Direito Civil ou Direito Imobiliário aí na cidade onde sua mãe tem o imóvel.

      Adianto que, no cartório de registro de móveis, é possível obter informações sobre a situação de aforamento e que vale como prova.

      Não deixem de procurar orientação jurídica. Seja através de um advogado particular ou na Defensoria Pública.

      Excluir
  35. Olá,primeiramente parabéns pela matéria!
    Tenho uma dúvida que agradeceria muito se pudesse me ajudar a sanar.
    Comprei um terreno urbano,fruto de doação da prefeitura a mais de 20 anos e fiz somente um contrato de compra e venda.
    Gostaria de saber se tem algo que me isenta da escritura por se tratar de um imóvel doado?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Amigo, parabéns pela matéria. Gostaria saber se o amigo me autoriza reproduzir este seu texto no meu Blog (Sou advogado aqui em Maceió-AL).

    ResponderExcluir
  37. Caro amigo,

    Obrigado pela visita e comentários.

    Pode reproduzir o texto no seu blogue. Autorizado!

    Abraços e um feliz 2014.

    ResponderExcluir
  38. Prezado Ricardo, comprei um terreno foreiro da prefeitura Municipal de Iguaí na mão de minha irmã em 2011, esta adquiriu o contrato de enfiteuse pelo seu esposo em 2010 pagando apenas 01 IPTU. Na confiança por ser minha irmã paguei a ela e seu esposo a quantia estipulada e eles me deram o contrato que está no nome dela. Iriamos passar para o meu nome porém sou casada civilmente e estou separada a 20 anos e não sei o paradeiro do meu ex, decidimos então esperar eu vender para passar o contrato para o nome de outra pessoa. Vendí para minha sobrinha e agora minha irmã está separando do marido e não quer assinar o contrato, o seu ex marido já assinou como anuente só falta ela. Já paguei agora no dia 30 de Dezembro de 2013 04 IPTUS e fora isso no contrato que ela assinou estipula um prazo de 180 dias para construir e ela não fez nada. O que devo fazer??Obs: Têm 03 anos que ela não faz nada no terreno foreiro. Nem IPTU ela pagou.

    ResponderExcluir
  39. Prezados amigos,

    Boa tarde!

    Tenho observado que muitos têm postado mensagens aqui solicitando orientações jurídicas relacionadas ao aforamento de imóveis e outras questões sobre bens. No entanto, não sera uma atitude ética do advogado restar consultas 0800 via internet ainda mais tendo um conhecimento superficial do caso. Seria boicotar a profissão e ser desleal com outros colegas. Sendo assim, peço que, quem precisar de algum apoio jurídico, entrem em contato por email e, se eu puder atender, dentro de minha área geográfica de atuação, agente marca uma consulta.

    Email: rodrigoluz@ yahoo.com

    Grato pela compreensão.

    ResponderExcluir
  40. Informações fundamentais para minha família (Senhorios) e para foreiros da cidade de Almadina.

    ResponderExcluir
  41. DR RICARDO. BOM HÁ ALGUMA LEI QUE ANULE A COBRANÇA DE FÓRUM NAS CIDADES OU DEPENDE DO PREFEITO.?

    ResponderExcluir
  42. Oi, Cleves.

    Boa tarde!

    Para que um prefeito ponha fim à cobrança do foro cuja titularidade serja do Município, entendo ser necessária a aprovação de uma lei pela Câmara dos Vereadores e entendo que a iniciativa é bom que venha através de um projeto do prefeito.

    Extinguir a cobrança do foro numa cidade, além de implicar em renúncia a uma receita municipal, trata-se de um direito de propriedade que o Município estará abrindo mão sobre determinados imóveis.

    Veja. O foro é um instituto antigo que foi estabelecido pelo Código Civil, o qual regula as relações privadas. Não podem ser constituídos, mas, como se trata de direito adquirido, todas as relações antigas precisam ser respeitadas. Logo, assim como eu, você, um banco ou uma sociedade sem fins lucrativos poderiam ser titulares de aforamento sobre um imóvel desde o tempo antigo, o mesmo aplica-se a um ente público.

    Mas, se pensarmos bem, quem é o dono do Município? Por que motivos uma prefeitura deve depender permanentemente de fontes de arrecadação particulares como aforamentos e alugueis de imóveis criando tantos embaraços para os cidadãos?

    Assim, penso que um prefeito consciente pode muito bem pensar em abrir mão disso e deve fazer através de projeto de lei enviado à Câmara Municipal.

    Mas e se um vereador resolver propor algo semelhante? Bem, acredito que a Procuradoria do Município poderá questionar o vício de iniciativa e o projeto ter problemas já na CCJ da Câmara. Ainda assim, não custa tentar e, no direito, nem sempre um mais um é dois, sendo que eu vejo possibilidades jurídicas até mesmo pela via da iniciativa popular, o que obrigaria o interessado a redigir uma proposta e recolhe rum percentual de assinaturas de eleitores antes de levar à secretaria da Câmara. Mas, enfim, qualquer tentativa poderá ser válida numa cidade para o assunto ganhar expressão e repercutir numa eventual campanha política.

    ResponderExcluir
  43. Olá Dr.
    Moro a 31 anos na mesma casa, as terras desse povoado dizem pertencer a igreja, mas nunca se ouviu falar em foro, taxa ou alguma cobrança, entretanto nos últimos meses começaram a abordar o assunto em reuniões na igreja, a pegunta é: Ela pode cobrar depois de tanto tempo? Posso entrar com usucapião? (as compras e vendas de imóveis nessa localidade é feita apenas com contratos e recibos no máximo um reconhecimento de firma.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, amigo.

      Acredito que o usucapião pode ser uma boa saída para que não apenas tenha assegurada a sua posse sobre o imóvel como também regularizar a propriedade. Não sendo terreno de marinha ou área de fronteira, entendo que o imóvel se torna totalmente usucapível (o domínio direto) e não apenas o seu domínio útil. Isto porque o usucapião é forma de aquisição dos direitos reais e não apenas da propriedade, como comumente imagina-se. Ou seja, não só a enfiteuse mas todos os direitos reais em que haja visibilidade de domínio é possível a aquisição através do usucapião. No entanto, sempre existem divergências no meio jurídico, motivo pelo qual recomendo procurar um advogado aí no seu município.

      Boa sorte!

      Excluir
  44. Dr. Rodrigo,
    fico emocionada em ler blogs como o seu. Digo que é um relevante trabalho voluntário que pessoas como você prestam. Muito tem me servido informações de "blogueiros" como você. Sou professora e faço pesquisas virtuais e encontro preciosidades como as suas. Estou escrevendo livro sobre a cidade onde moro e cheguei até aqui para saber mais sobre aforamento e enfiteuse. Antes disso nem sabia o significado dessas palavras. Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sabrina!

      Fico feliz por estar lendo mensagens de incentivo como a sua e saber que este artigo esteja dando uma boa contribuição para a coletividade.

      Agradeço pela visita/comentários e desejo boa sorte em sua pesquisa.

      Ótimo final de semana!

      Excluir
  45. Oi Dr. Rodrigo

    Preciso de uma ajuda nunca ouvi falar de LAUDEMIO E SUB-LAUDEMIO, estou comprando uma casa e só agora me cobraram esta taxa que desconhecia, apesar do vendedor ter colocado no contrato LAUDEMIO E SUB-LAUDEMIO se houver, ao qual quando assinei me disse que eram taxas da minha obrigação pagar. Só que pelas pesquisas que fiz é de responsabilidade do vendedor pagar esta taxa.
    Estou confusa com este assunto polemico, entrei no site onde tira a CAT para pagamento do LAUDEMIO, e entend que a pessoa do imovel tem que ser cadatrada no FLC para emitir esta guia.
    Entrei nos dados pessoais, pesquisei CPF e CNPJ do VENDEDOR e não conta ele como inscrito.
    Eu fui no cartorio e tirei uma certidao do terreno que eram 3 e se tornaram apenas um, onde ele construiu 4 casas, e agora foi ler novamente e tem escrito assim: Foreiro do patrimonio de N.S.Rosario e sub-foreiro o nome das pessoas.
    Pelo que entendi o vendedor não consta cadastrado neste FLC ou GRPU, com isto posso ter surpresas quando as taxas de outros proprietarios que podem nunca ter pago este LAUDEMIO E SUB-LAUDEMIO.
    Por favor me ajuda como ficar respaldada sobre este imóvel, pois o cartório não nos dá esta informação, vou atras de um advogado.

    Por favor me de esclarecimentos

    Obrigado

    MAGALI
    mnajal@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Magali.

      Primeiramente agradeço pela visita ao meu blogue.

      Pelo que li em sua mensagem, tomou a medida correta em procurar um advogado, o que deve fazer de preferência na cidade onde adquiriu o imóvel. Ele é a pessoa apta para não somente avaliar seu contrato, lendo cláusula por cláusula acerca das obrigações das partes, como também fornecer melhores esclarecimentos sobre os procedimentos cartorários. Através da internet fica inviável um profissional do Direito dar uma consulta assim como não poderia um médico fazer o mesmo na hipótese de diagnóstico clínico. Sugiro que leve toda essa documentação ao advogado que contratar.

      Boa sorte!

      Excluir
  46. Prezado Rodrigo
    Cabe despropriação ou retomada em face do senhorio, no que tange ao aforamento ou não se o pagamento anual estiver em dia não cabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roriz.

      Confesso não ter compreendido o que colocou, mas adianto em dizer que o titular do domínio útil do bem imóvel tem o direito de remir, mediante o justo pagamento, o foro tornando plena a sua propriedade. A respeito disto o senhorio não tem como se opor, desde que o pagamento seja feito corretamente e não haja nenhuma pendência sobre as prestações anuais.

      Espero ter esclarecido.

      Abraços.

      Excluir
  47. Meu pai possui um terreno com carta de aforamento desde 1975, neste terreno tem 4 casas, uma onde ele mora, duas que são alugadas e a outra que eu construí nos fundos deste mesmo tereno. Meu pai foi fiador em um empréstimo, e está sendo processado pelo banco na Justiça Cível, a justiça já tirou da conta poupança do meu pai umas economias através do BACENJUD, dinheiro que não é suficiente para cobrir o total do bloqueio, pergunto: meu pai corre o risco de perder este terreno como parte do pagamento judicial, mesmo sendo por carta de aforamento?

    ResponderExcluir
  48. Meu pai possui um terreno com carta de aforamento desde 1975, neste terreno tem 4 casas, uma onde ele mora, duas que são alugadas e a outra que eu construí nos fundos deste mesmo tereno. Meu pai foi fiador em um empréstimo, e está sendo processado pelo banco na Justiça Cível, a justiça já tirou da conta poupança do meu pai umas economias através do BACENJUD, dinheiro que não é suficiente para cobrir o total do bloqueio, pergunto: meu pai corre o risco de perder este terreno como parte do pagamento judicial, mesmo sendo por carta de aforamento?

    ResponderExcluir
  49. Complementando a pergunta anterior, desejo saber também se os filhos também correm o risco de perderem seus bens, no caso de seus pais forem fiadores e não tendo como arcar com o pagamento da dívida do empréstimo de outra pessoa, ou seja, os filhos passariam a ser também fiadores e teria que pagar com os seus bens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Robson,

      Pelo que colocou, existe um processo já em vias de execução em face de seu pai com o potencial risco de atingir os bens de terceiros edificados no imóvel que pode acabar sendo objeto de uma penhora e uma alienação forçada. Todavia, a legislação admite alguns remédios processuais e, por isso, sugiro que procure um advogado que pode ser o mesmo que está defendendo seu pai. Acerca do aforamento de imóveis, esta condição não obsta a penhora e uma alienação de bens imóveis gravados com tal ônus em que os direitos do titular da enfiteuse permanecem inalterados. Já quem possui o chamado domínio útil da coisa deve ficar bem atento. Portanto, não tarde em procurar também um advogado pois este profissional é que, analisando os autos, poderá lhe dar um posicionamento preciso em caráter de consulta propondo-lhe as medidas cabíveis para resolver a situação por completo ou tentar evitar que os bens dos filhos sejam afetados.

      Abraços.

      Excluir
  50. Boa noite! Primeiro quero parabenizar pelo blog e como ele tem sido útil!!
    Estou com uma dúvida... Meu pai tinha uma ocupação de terreno de marinha, agora com seu falecimento gostaria de saber se há a possibilidade de transferir para nós essa ocupação... tenho que procurar a marinha e entrar com processo administrativo?? como esse aforamento foi feito antes da Cf/88 não há qualquer registro no spu... obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata.

      Quero antes de tudo agradecê-la por sua visita à minha página e pelas palavras que me trazem incentivo.

      Acerca da pergunta que me fez, acredito que seja questão bem simples de ser resolvida mas, em se tratando de um caso específico, sugiro procurar um advogado ou um corretor de imóveis na localidade litorânea onde se encontra o bem. Ambos são os profissionais para lhe prestar a devida assistência evitando que tenha que perder tempo acompanhando procedimentos aqui e ali. E, estando eu distante, a ética na advocacia não autoriza que preste consultas via internet, mas a procura de um colega na cidade onde fica o imóvel irá aliviar muito as suas preocupações.

      Boa sorte e participe com comentários das postagens do blogue sempre que desejar.

      Um abraço.

      Excluir
    2. Obrigada Rodrigo pela atenção, mas está dificil de encontrar um profissional que entenda do assunto... eu sou estudante de direito e pelo pouco de conhecimento que tenho estou buscando um fechamento para isso...

      Excluir
    3. Olá, Renata! Sendo a futura colega estudante de Direito, essa situação passa a ser uma boa oportunidade de aprendizado acadêmico e profissional. Aliás, só o fato de faltarem profissionais especializados com conhecimento e prática nestes aspectos do Direito Imobiliário já indicia que tem um bom mercado para atuar depois de formada, caso seja de seu interesse. Todavia, preciso ser sincero com você quanto à minha pouca experiência prática na regularização de imóveis de terreno em área de Marinha. Quando escrevi o artigo, procurei apenas debater teoria sobre os aforamentos de natureza privada, celebrado entre particulares (ou o Estado na condição de um contratante particular) antes do Código Civil vigente. E, ao que parece, vc foi mais fundo na pesquisa. De qualquer modo, sugiro que dirija-se à GRPU de jurisdição do imóvel para obter uma orientação. Geralmente, quando uma pessoa adquire um imóvel em terreno da União, não deve deixar de requerer a averbação de transferência para fins atualização cadastral, medida que evitará futuros transtornos ao adquirente e ao antigo responsável. Porém, se o imóvel não se encontra cadastrado, não seria a hipótese de incluí-lo no banco de dados do governo? Esta talvez seja uma condição necessária para a emissão do CAT, não concorda com o meu raciocínio? Assim, acho que deverá ter um pouco mais de trabalho tendo que, a princípio, ir pessoalmente na GRPU do lugar onde fica i imóvel. Boa sorte!

      Excluir
  51. Obrigada pela atenção!! Eu acho que não tem nada no GRPU, e como aqui é interior, e o único documento que eu tenho é uma autorização da marinha (capitania dos portos)... vou lá p ver se eles me dão alguma ajuda. Mais uma vez obrigada de coração...
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que você consiga resolver! Não conheço bem os procedimentos da Marinha, mas suponho que seja necessário abrir um cadastro para essa ocupação e acho possível que consiga obter outra autorização. Depois compartilha aqui ou por email ( rodrigoluz@yahoo.com ) como resolveu pois o assunto me interessou como aprendizado já que nunca lidei com situações parecidas. Formei-me em Nova Friburgo, região serrana do Rio, e apenas estou morando em Mangaratiba, litoral sul do estado, desde agosto/2012 sem ter voltado a exercer profissionalmente a advocacia. E como minha casa está fora da área de Marinha, estando mais de três quadras da praia, nunca tive situações parecidas. Mais uma vez desejo boa sorte e tomara que não precise viajar até à capital de seu estado. Abraços.

      Excluir
  52. Olá Dr. Rodrigo, parabéns pelo blog!

    Gostaria de tirar uma dúvida com o senhor.

    No ano de 1998, mediante uma escritura pública devidamente averbada, meu tio transferiu a enfiteuse de um imóvel para um senhor.

    Ocorre que, na época, houve um erro na transação, pois deveria ter sido transferido apenas parte do imóvel.

    O fato é que o imóvel foi transferido em sua totalidade. Porém, desde aquela época (+ de 15 anos), meu tio continua na posse da parte do imóvel que não deveria ter sido transferida, tendo construído uma casa.

    Agora, esse senhor enviou uma notificação extrajudicial para que meu tio saia do terreno sob pena de ajuizar ação possessória.

    Que medidas judiciais posso tomar para resguardar os direitos do meu tio?

    Mais especificamente, minha dúvida é se é possível (ou aconselhável) ajuizar uma ação de usucapião do domínio útil desse imóvel.

    Em caso positivo, há algum requisito especial (ou alguma dica prática que possa fornecer) para esse tipo de ação?

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Antoniel.

      Pelo que relatou em seus comentários, há um conflito a ser sanado, o que justifica procurar pessoalmente um advogado e levar a ele essa escritura da qual fala bem como quaisquer documentos pertinentes à transação imobiliária realizada e a notificação extrajudicial recebida. Somente com a vista desses documentos e das informações passadas acima é que um profissional do Direito poderá dar um parecer jurídico acerca da situação indicando os caminhos que podem ou devam ser tomados para resguardar eventuais direitos do seu tio, seja buscando alguma ação, procurando um acordo, mantendo-se inerte, etc.

      Não posso ajudá-lo à distância e a ética profissional da advocacia não permite que eu faça isso com o risco até de responder um processo disciplinar na OAB (e de tirar o ganha-pão de outros colegas já que o serviço de consultas compõe o mal valorizado trabalho jurídico do advogado previsto na tabela de honorários da Ordem). Logo não posso ir além de debater genericamente os assuntos do Direito sem adentrar em casos específicos.

      Boa sorte e peço que compreenda.

      Excluir
    2. Obrigado doutor, compreendo perfeitamente!

      Agora, debatendo genericamente o assunto, pode me responder se é juridicamente possível o ajuizamento de uma ação de usucapião do domínio útil de um imóvel em face do enfiteuta?

      Excluir
    3. Olá, Antoniel.

      Grato pela compreensão pois o objetivo deste blogue é debater os assuntos mais pelo ponto de vista acadêmico com pessoas do meio jurídico e interessados na aprendizagem do Direito.

      O ajuizamento de ações é possível contra todo mundo, o que não significa necessariamente que haverá procedência do(s) pedido(s) ou uma análise do mérito pelo julgador. Ou seja, se a parte for considerada ilegítima no processo, o feito é extinto por sentença sem o magistrado julgar o mérito...

      Sobre a questão que formulou, existe uma controvérsia no meu jurídico se a ação de usucapião importa na aquisição dos direitos reais Incluindo a enfiteuse) e não apenas da propriedade. Já outros estudiosos entendem que não pode haver usucapião de domínio direto (no caso de enfiteuse). Isto porque, no usucapião, o possuidor deve "possuir com seu" o imóvel. E, na hipótese de enfiteuse, dentro dessa compreensão, o possuidor não tem como sendo seu o domínio direto de um imóvel mas tão somente o domínio útil do bem. Já domínio útil, este sim é que, conforme tal entendimento pode efetivamente ser objeto de usucapião (porque alguém pode de fato ter como seu a parte digamos material e visível do imóvel).

      Todavia, é importante ter em vista que muitos magistrados, ao sentenciarem uma ação de usucapião, declaram o imóvel de domínio pleno de propriedade do usucapiente. Ou seja, consideram o usucapião como uma aquisição originária da propriedade (surge u,ma nova propriedade), a qual estaria livre do ônus da enfiteuse. E, por isso, como o Judiciário é uma loteria (a parte e o advogado nunca sabe para que lado os julgadores vão se posicionar), é prudente o causídico redigir a ação incluindo o titular do domínio direto pois, mesmo que o objetivo do autor seja adquirir apenas o domínio útil, ele não vai correr o risco de perder a causa se o juiz entender que é caso de litisconsórcio passivo necessário. E também porque, se o autor vier a ganhar uma total procedência, terá a chance de livrar-se do ônus da enfiteuse.

      Bem, essa é uma questão que, como disse, possui uma longa controvérsia e que continua sendo alimentada até hoje porque ainda continua existindo essa relíquia jurídica que são os aforamentos de imóveis ocorridos na vigência do código anterior.

      Excluir
    4. Em tempo!

      Ao analisar um caso do Ceará, em 12/04/1977, o Supremo chegou a expor um entendimento sobre a ocorrência de usucapião em enfiteuse (RE 87050/CE), muito embora não tenha definido o mérito do recurso:

      "ENFITEUSE. USUCAPIAO. DIREITO DE OPÇÃO. NÃO NEGA VIGENCIA AOS ARTIGOS 678, 683, 685, 686, 692, 693, 676 E 858 DO CÓDIGO CIVIL, OU AO ART. 237 DA LEI 60/5/76, ACÓRDÃO QUE RECONHECE QUE A ENFITEUSE E USUCAPIVELO E QUE NEGA, NESSE CASO, A EXISTÊNCIA DE DIREITO DE OPÇÃO EM FAVOR DO SENHOR DO DOMÍNIO DIRETO. INTERPRETAÇÃO DO ARTIGO 676 DO CÓDIGO CIVIL, NO QUAL, POR VEZES, SE TEM PROCURADO ARRIMAR A TESE DE QUE A ENFITEUSE NÃO E SUSCEPTIVEL DE SER ADQUIRIDA POR USUCAPIAO AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DE DISSIDIO DE JURISPRUDÊNCIA, POR NÃO SER OFICIAL OU AUTORIZADO O REPOSITORIO UTILIZADO (ART. 305 DO REGIMENTO INTERNO DO STF). RECURSO EXTRAORDINÁRIO NÃO CONHECIDO." (Relator Min. Moreira Alves - 2ª Turma - Publicação: DJ 13-05-1977 PP-***** RTJ VOL-00082-02 PP-00611)

      Excluir
  53. Existe algum contrato de empréstimo bancário que obriga os filhos, nora, genro e netos de fiadores pagar uma dívida quando os fiadores não tem capacidade de pagamento total da dívida com seus bens, mesmo os filhos, nora, genro e neto não terem assinado este contrato junto com os fiadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Robson.

      Embora a pergunta que formulou não tenha pertinência com o tema em debate, respondo que um contrato não pode obrigar a terceiros alheios a ele. Todavia, quando se recebe uma herança, esta pode ser objeto de cobrança de uma dívida não paga pelo falecido. Claro que, neste caso, os herdeiros só seriam atingidos até o limite da herança recebida. Por exemplo, se é feito o financiamento de um veículo, os filhos devem continuar pagando as prestações do carro, se tiverem interesse em ficar com o bem.

      Bom final de semana!

      Excluir
  54. Qual a fundamentação para CEF financiar imóvel com registro de direito de superfície.

    ResponderExcluir
  55. Olá sou deputada, Louis Sonia Am um emprestador empréstimo legítimo e confiável dar empréstimos
    em um termos e condições claros e compreensíveis na taxa de juros de 2%. A Partir De
    USD 12.000 dólares para 8000 mil dólares, euros e libras somente. Eu dou a empréstimos de negócio,
    Empréstimos pessoais, empréstimos estudantis, empréstimos de carro e empréstimos para pagar as contas. Se você
    precisa de um empréstimo que você tem a fazer é para você entrar em contato comigo diretamente
    em: louissonia1986@hotmail.com
    Deus Te Abençoe.
    Atenciosamente,
    Mrs Louis Sonia
    Email: louissonia1986@hotmail.com


    Nota: Toda a resposta deve ser enviada para: louissonia1986@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Dr. Rodrigo, o sr. teria como me enviar um modelo de documento de remissão de foro para prefeitura municipal ?

    ResponderExcluir
  57. Bom dia, Dr.Rodrigo!

    Inicialmente quero parabenizá-lo pelo blog, muito interessante.

    Gostaria, se possível, que me ajudasse em um caso concreto. Em 2011 foi ajuizada ação de inventário de um único imóvel. Ocorre que o de cujus tinha somente a posse do bem. Foi juntado uma certidão de aforamento (imóvel aforado pelo Município) e cópia autêntica de termo de demarcação em nome de terceiro e contrato de compra e venda realizado entre terceiro e o de cujus datado de 1939. A juíza despachou determinando a comprovação da propriedade do bem.

    Ocorre que, fui ao cartório e a PGM e ambos me informaram que tem um provimento da Corregedoria Geral de Justiça proibindo o registro de título de aforamento.

    O que me aconselha a fazer?

    ResponderExcluir
  58. O enfiteuta para adquirir uma propriedade deve pagar o resgate de 17% se estive em dia e 30% caso esteja atrasado
    1- essa cobrança é legal e esta fundamentada na constituição e no código civil?
    2- a população da cidade pode recorrer ao judiciário para revisar essas taxas exorbitantes pois é um pequeno munícipio do Ceará?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Emerson.

      Acredito que esteja se referindo ao laudêmio, que é aquele valor pago pelo proprietário do domínio útil ao proprietário do domínio direto (ou pleno) sempre que se realizar uma transação onerosa do imóvel.

      O Código Civil de 2002 vedou a criação de novas enfiteuses e subenfiteuses, sendo mantidas as existentes até sua extinção. Logo, aplicam-se às questões sobre aforamento as velhas disposições do código de 1916. Esta é a legislação que ainda deve ser consultada no caso das enfiteuses urbanas (as que não se tratam dos terrenos de marinha).

      Quanto ao cálculo do laudêmio, as importâncias a serem cobradas são sempre frações referente ao valor venal do imóvel, devendo-se utilizar os seguintes percentuais:

      - Laudêmio da União é de 5%;

      - Laudêmio Urbano ou particular é de 2,5%;

      Sem dúvida que, mesmo quando se trata de um imóvel foreiro à municipalidade, caracteriza-se como abusiva uma cobrança que seja acima do referido percentual de 2,5%, conforme previsto no artigo 686 do CC/1916:

      "Sempre que se realizar a transferência do domínio útil, por venda ou dação em pagamento, o senhorio direto, que não usar da opção, terá direito de receber do alienante o laudêmio, que será de 2,5% (dois e meio por cento) sobre o preço da alienação, se outro não se tiver fixado no título de aforamento."

      Observe que, no artigo acima, “o senhorio direto, que não usar da opção, terá direito de receber do alienante o laudêmio” de modo que, na prática, quem paga o laudêmio acaba sendo o vendedor (alienante) e não o comprador.

      Bom seria que, diante desses casos de exorbitância, houvesse uma associação de defesa dos proprietários de imóveis que pudesse ajuizar demandas coletivas em face do Município. Considero também possível a atuação do Ministério Público uma vez que o laudêmio não possui natureza tributária. Todavia, nada impede que o cidadão lesado procure resolver individualmente as suas questões no Judiciário devendo para tanto contratar os serviços de um advogado ou procurar a Defensoria Pública, caso tenha direito à assistência jurídica gratuita. É o profissional do Direito que poderá melhor orientá-lo diante de um caso concreto prestando um atendimento presencial e analisando seus documentos acerca da transação imobiliária.

      Boa sorte!

      Excluir
  59. Prezados leitores,

    Tenho verificado que essa minha postagem tem recebido um grande número de acessos e também comentários. Fico feliz com isso pois significa que esse meu artigo deve estar ajudando muita gente a resolver os seus problemas sobre aforamento de imóveis.

    No entanto, o meu objetivo aqui foi escrever um artigo sobre o tema e não prestar serviços jurídicos ou consultas via internet tratando de casos específicos.

    Sei que muitos se sentem angustiados e fatigados no enfrentamento de situações relacionadas ao tema. Sei muito bem como é pois também sou cidadão e pago pesadas contribuições ao Poder Público sentindo-me muitas das vezes injustiçado com tanta burocracia, tributos, prazos e exigências absurdas.

    Por outro lado, entendo que a assistência que presto aqui deve ficar limitada para não se tornar algo anti-ético que acabe desorientando o internauta e/ou tirando o ganha pão de muitos outros colegas advogados. O profissional do Direito, após ter se dedicado por anos numa instituição de ensino superior, investido em livros e se privado de tantas outras coisas, precisa ser melhor valorizado neste país. Logo não é justo que pessoas peguem informações aqui e ali para economizarem recursos quanto à contratação de um advogado ou de algum corretor imobiliário.

    Acrescente-se que é desaconselhável pegar informações na internet e resolver por sua conta e risco a tomada de certas decisões quando ter o conhecimento técnico se faz necessário. É o que muitos têm feito se arrogando no lugar de médicos e de advogados. Tão perigoso quanto faz um paciente nas vezes em que lê o resultado de um exame e acha que está tudo bem com sua saúde, seria a atitude temerária de quem lê um artigo sobre leis na internet e pensa que a sua situação está resolvida.

    Portanto, fica aí a minha orientação aos leitores para que busquem resolver os seus casos concretos procurando um corretor de imóveis e/ou um advogado, de preferência na cidade onde se situa o bem. Somente uma consulta presencial e análise dos documentos é que o profissional poderá posicionar-se diante da questão trazida a ele e dar seu parecer acerca do assunto.

    Fica aí minha resposta aos que solicitaram aqui orientações sobre casos específicos e não foram atendidos, sendo que, quanto às dúvidas acadêmicas ou de interesse coletivo, posso tentar ajudar, caso saiba a resposta e tenha disponibilidade.

    Um abraço a todos e espero contar com a compreensão dos amigos.

    Tenham uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  60. Caro Dr. Rodrigo, não sei como encontra tempo para responder tantas indagações, fiquei perplexa com sua paciência e não diferente dos demais, tenho minhas duvidas e gostaria de dirimi-las:

    1- meu terreno tem área de 499 metros quadrados no qual 155,87 pertencem a Marinha (união)
    2- dei entrada no SPU da minha cidade requerendo um RIP para regularizar o laudemio pois pretendo vende-lo
    3- o processo continua em trâmite até hoje
    4- descobri esta semana, que querem me dar a concessão de uso de ocupação, no qual a taxa é de 5% a pagar
    5- porém se for convolado em aforamento posso apenas pagar 2% sobre o valor atribuído ao terreno.

    Minha pergunta é, com base legal como posso fundamentar tal pedido de convolação?
    este terreno é datado de 1600 e tal e veio sendo feito a transmissão aos novos proprietários sem pagamento deste imposto a União.
    Vi que a lei 9.636/1998 alterou os dispositivos legais anteriores mas não cita como enquadrar no caso concreto o terreno advindo de sesmarias (no meu caso concreto doação do Rei ao Barão de Capanema).

    Porfavor, qualquer coisa que possa me orientar, ficarei muitíssimo grata, Soraya

    ResponderExcluir
  61. Oi tenho um problema, moro com meus pais sou casada e tenho 11 irmaos, o terreno que esta a nossa casa esta aforada no nome do meu irmão mais velho só que a casa foi construida pelos os meus pais, e eles querem passa essa casa pra o meu nome dai o meu irmao disse que não passa. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  62. Obrigado pelo artigo. Ajudou-me bastante. Acho válido agradecer sem ficar pedindo favores. Abraços!

    ResponderExcluir
  63. bom dia doutor eu quero saber o que eu posso fazer para que o povo que mora nos meus terrenos que são particulares acredite que tenho direito de cobrar o aforamento ou se eziste uma maneira mais facil do municipio ,estado ou a união indenizar minha familia os meus terrenos estão ocupados por parte de uma cidade essas terras era uma fazenda produtiva que meu avô deichou pra minha mãe meu email adry.santosferreira@hotmail.com pois preciso muito da sua ajuda desde ja lhe agradeço muito

    ResponderExcluir
  64. Boa Tarde Rodrigo Luz,
    Preciso resolver uma situação um tanto inusitada: Meu pai adquiriu, onerosamente, há mais de 15 anos atrás, a posse de um imóvel no RIO DE JANEIRO , Região dos Lagos. Atualmente, cogitei a hipótese de regularizar a situação mediante ação de usucapião. Acontece que descobri recentemente que se trata de terreno de marinha. Pela Jurisprudência, somente é possível usucapir domínio útil de terreno de marinha, desde que haja prévio aforamento, o que não é o caso.
    Sendo assim , gostaria de saber sua opinião ou até mesmo solicitar a indicação de um advogado especialista para a regularização do imóvel, e torna-lo financiável pelo SFH.
    Grata pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Amanda.

      Entre em contato comigo pelo email rodrigoluz@yahoo.com pois tenho um advogado conhecido meu na Região dos Lagos, mais precisamente em Rio das Ostras. Teria que ver com ele se pegaria o caso.

      Um abraço.

      Excluir
  65. Bom dia doutor. Tenho uma área de terra aforada em 1995 e que só fiz o registro em março de 2003 e para minha surpresa o juíz da minha cidade cancelou todos os registros de imóveis pós Código Civil de 2002. Gostaria de saber se tenho direito adquirido, pois o meu aforamento é anterior ao Código civil (1995) e se têm decisões em instâncias superiores para eu basear minha ação de garantia de direito adquirido?

    ResponderExcluir
  66. boa noite Doutor: meu nome é Iraci moro na região dos lagos, gostaria de saber se com a nova lei do foro, depois de 10anos pagos fico isenta do pagamento do foro? aguardo com ansiedade sua resposta agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  67. Dr Rodrigo td bem ? poderia me tirar uma duvida . É um seguinte minha mãe adquiriu um imóvel em 1994 e transferiu para mim a titulo de doação em 1996 , o terreno é da marinha sob o regime de foro , acontece que o alienante não transferiu o laudemio para o meu nome , continua no nome dele , mas continuo pagando todo ano , minhas duvidas são as seguintes :

    1- o regime de foro sou dono de 83% do imovel e a união 17 % é isso ?
    2- posso regularizar esta situação ? quais penalidade posso sofrer ?
    3- sobre a nova lei 13139/2015 , vamos ter que comprar o terreno da união ? e se não tivermos dinheiro para isso seremos colocados no olho da rua ?
    4- a aquisição é obrigatória ?
    5- fui emitir certidão no site da SPU e não saiu dizendo que consta divida ativa a ser inserida , entretanto no extrato financeiro consta tudo pago , menos 2001,2002 e 2003 que consta - DAU - extinta por pagamento devolvida ou arquivada , o que significa isso ?

    por favor me ajude estou com muito medo de ser colocado no olho da rua

    ResponderExcluir
  68. Se uma pessoa comprar um terreno da própria igreja, esta ainda terá direito de cobrar o foro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr. Rodrigo, muito interessante o assunto abordado pelo Senhor, e quase não encontramos literatura a esse propósito, mas o que me intrigou foi que em um dos comentários acima o SR falou que a Igreja pode vender suas propriedades, no caso da Igreja católica se ela vender um imóvel perde o direito sobre o aforamento?
      foi isso que me intrigou.

      Excluir
    2. Boa tarde, Levi.

      Se a Igreja era dona plenamente da propriedade, não há como ela ficar cobrando o foro do comprador. Atualmente é impossível juridicamente criar novas enfiteuses!

      Entretanto, quanto aos imóveis antigos, era possível instituir a enfiteuse na ocasião do negócio.

      Compreendeu?

      Excluir
  69. Olá Dr. Rodrigo!
    Tenho uma dúvida. Se uma pessoa tem contrato de aforamento com a prefeitura, mas esse contrato não foi registrado em cartório, como deve proceder?
    E ainda, se o enfiteuta pretender vender o imóvel aforado, o contrato continua sendo de enfiteuse ou deve ganhar uma nova roupagem como uma contrato de superfície, por exemplo?

    ResponderExcluir
  70. Olá, boa tarde! Gostaria de algumas informações do Dr. Rodrigo, tenho um aforo do ano de 1983, no qual foi doado pelo município. Até o presente momento nunca fiz se quer uma construção, e agora o atual prefeito fez uma doação para ser construído uma associação, no qual essa associação beneficia um grupo de pessoas, em particular. Gostaria de saber como faço para entrar com uma ação, requerendo danos morais. Pois não posso perder.

    ResponderExcluir
  71. Boa tarde! Gostaria de saber como faço para mudar de aforamento para escritura definitiva. Me chamo Pedro e meu email é killerjr@oi.com.br

    ResponderExcluir
  72. Empréstimos e Financiamentos rápida a Senhora Branco Francisca ( branco.francisca4@gmail.com )

    Olá, o Sr. e a Sra.
    oferta de empréstimo de dinheiro entre particular, tem sido de € 500,00 € 30.000.000,00 todas as pessoas capazes de devolver com um juro de 3%. Agradecimentos eu gostaria de ser contatado por pessoas sérias, para ser capaz de devolver os empréstimos.Entre em contato conosco por e-mail para obter mais informações : branco.francisca4@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  73. Empréstimos e Financiamentos rápida a Senhora Branco Francisca ( branco.francisca4@gmail.com )

    Olá, o Sr. e a Sra.
    oferta de empréstimo de dinheiro entre particular, tem sido de € 500,00 € 30.000.000,00 todas as pessoas capazes de devolver com um juro de 3%. Agradecimentos eu gostaria de ser contatado por pessoas sérias, para ser capaz de devolver os empréstimos.Entre em contato conosco por e-mail para obter mais informações : branco.francisca4@gmail.com
    Obrigado

    ResponderExcluir
  74. Boa Tarde! estou com um sério problema com o marido da minha mãe ( diz que é meu pai ) mas não considero. Pois papel de tal nunca fez. Minha mãe faleceu há 7 anos. Desde então ele quer tomar posse da casa que é aforada. Nunca morou com a gente. Nos abandonou quando ainda éramos praticamente bebês. Hoje ele quer brigar pela casa. Não aceito. Ela quem construiu a casa, nos criou com a ausência dele. E hoje ele volta pra perturbar. Fomos no escritório do aforamento. Lá consta um débito de 3 mil reais a vista e 4,600 a prazo. Segundo ele quem pagar fica com o terreno . Tenho medo de fazer isso e ter problemas com a justiça mais tarde. Dinheiro tenho pra pagar, mas fico na dúvida. Está no nome dele, que infelizmente quando eles casaram logo passou a perna em minha mãe. O que faço? Pago e passo a ter direito na casa, retirando o nome dele? Lembrando que a casa está sendo ocupada por família ainda. Ele quer retirar as pessoas da casa para poder entrar. É justo? porque eu realmente não acho. Por favor retire todas as minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  75. minha mae faleceu em 2009 e tem um processo correndo contra ela porter sido fiadora de um imovel, o apto dela é do demab e agora meus irmaos estao fazendo a partilha dele e quero saber se corremos o risco de perde lo ou com sua morte prescreve a fiança

    ResponderExcluir
  76. Ola Dr. Rodrigo;
    Bom vamos lá, minha duvida é imensa; meu avô tinha uma terra de 980 metros quadrado, ele morava com nossa família, porém para chegar ate seu território passava por dentro de outra fazenda, sendo que no tempo uns 30 anos atrás, e ele foi ameaçado por "capangas, matadores", { teve discussões e até tiro} do dono da terra onde ele passava, para chegar a sua, ou seja, meu Avô abandonou a terra,e só levou a roupa do corpo. Bom em breve relato, para ficar mais coerente, vamos lá; meu AVÔ hoje quer ver se tem algum direito sobre a terra, pois até hoje ele tem a carta de aforamento em mãos, sendo que os novos proprietários não consegue vender a terra, pois a documentação esta incompleta.... Nesse caso meu Avô, pode ter ainda algum direito? com essa carta de aforamento? se sim, quais meios cabíveis inicialmente a tomar... vale lembrar que ele não abandonou a terra e sim coagido, ameaçado a abandonar... Por favor me ajude....

    ResponderExcluir
  77. RECEBI DE HERANÇA UM IMOVEL COM CARTA DE AFORAMENTO, DEPOIS DE CERTO TEMPO VENDI MINHA PARTE PARA UM DE MEUS IRMAOS ATRAVES DE RECIBO COM FIRMA RECONHECIDA, AINDA NAO FOI EFETUADA O INVENTARIO DE NENHUM BENS DE MEUS PAIS. GOSTARIA DE SABER SE ESTE RECIBO COM FIRMA RECONHECIDA TEM ALGUM VALOR JURIDICO PARA PASSAR ESCRITURA PUBLICA OU É NECESSARIO A MINHA ASSINATURA NO CARTORIO . MINHA ESPOSA NAO ASSINOU , ELA DEVERIA ASSINAR TB PARA TER VALIDADE JA Q SOMOS CASADOS COM COMUNHAO TOTAL DE BENS? AGRADECERIA SE ME DESSE UMA RESOSTA. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  78. Olá,

    Aqui vem um empréstimo acessível que vai mudar a sua vida para sempre, eu sou a Sra. Patricia Kingsman um credor credor certificado, eu ofereço empréstimo ao setor público e individual que estão na necessidade de assistência financeira em uma baixa taxa de juros de 2%. Bad crédito aceitável, os termos e condições são muito simples e considerate.You nunca vai se arrepender de qualquer coisa nesta transação de empréstimo, porque eu vou fazer você sorrir.

    I Sra. Patricia Kingsman, prestará o melhor de meus serviços a todos os mutuários legítimos. Você nunca será decepcionado por mim nesta transação, porque você não nasceu para ser um perdedor. Todos os clientes interessados ​​devem contactar-me Asap via e-mail patriciakingsman.loans2016@gmail.com para mais receitas.

    Nossos serviços incluem o seguinte:

    * Empréstimos pessoais
    * Empréstimos de consolidação da dívida
    * Empréstimos de Negócios
    * Empréstimos educacionais
    hipoteca
    * Empréstimo garantido
    * Empréstimo não garantido
    * Empréstimos hipotecários
    * Payday off empréstimos
    *Empréstimos estudantis
    * Empréstimos comerciais
    * Empréstimos de carro
    * Investimentos Empréstimos
    * Empréstimos de desenvolvimento
    * Empréstimos de Aquisição
    * Empréstimos para Construção

    Por favor preencha o formulário de inscrição abaixo e volte se estiver interessado e você ficará feliz em saber que um credor de empréstimo gosta

    Senhora Patricia Kingsman.

    DADOS DO PRESTADOR

    1) Nomes completos:
    2) País:
    3) endereço:
    4) Estado:
    5) Sexo:
    6) Estado Civil:
    7) Ocupação:
    8) Número de telefone:
    9) Rendimento mensal:
    10) Parentes próximos:
    11) Empréstimo Quantidade necessária:
    12) Duração do Empréstimo:
    13) Finalidade do Empréstimo:
    14) Data específica em que você precisa do empréstimo:

    Assim que você preencher o formulário acima, eu lhe enviarei meu empréstimo Termos e Condições Asap para que possamos prosseguir.

     Será olhando para a frente para ouvir de você, a fim de prosseguir. Atenciosamente,

      E-mail: patriciakingsman.loans2016@gmail.com

    ResponderExcluir
  79. Meu nome é tvitoria vitoria e eu só recebi meu empréstimo de Natal de Patricia Kingsman empréstimo empresa por isso, se você precisa de um empréstimo de Natal ou qualquer tipo de empréstimo entre em contato com esta empresa e ser feliz como estou agora esta empresa é real e isso não é falso ou scam Eles são realmente realmente real empréstimo empresas este é lá endereço de e-mail patriciakingsman.loans2016@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Olá a todos

    Meu nome é Gabriela Yunes sou do Brasil tenho estado à procura de um empréstimo on-line e tudo o que tenho é scammers, mas eu encontrei esta empresa de empréstimo chamada Patricia Kingsman empresa de empréstimo e tenho visto as pessoas on-line testemunhar sobre boas ações então eu decidi tentar Se eu vou ser feliz mais uma vez, então eu apliquei para um empréstimo de 350.000,00 euros eo credor do empréstimo Sra Patricia Kingsman garantiu-me que em 12 horas meu empréstimo será na minha conta bancária para hoje como eu estava trabalhando vi meu banco me escreveu mensagem Que há alguns fundos de 350.000,00 euros na minha conta e acho que Patricia Kingsman porque ela é real, então se você precisar de qualquer empréstimo on-line por favor, não seja scammed como eu aplicar a partir desta empresa, porque ela é a única empresa real que dá empréstimo on-line. Endereço de e-mail é patriciakingsman.loans2016@gmail.com

    ResponderExcluir
  81. Bom dia a todos

    Meu nome é Cruzita ercilia felipina sou do Brasil e tenho 40 anos, quero dizer a todos na internet que querem vender seu rim que, isso não é a melhor maneira de vender o rim que Deus lhe deu por dinheiro é Não é bom e pode levar à morte. Eu era uma vez como você eu precisava de dinheiro com urgência e eu queria vender o meu rim, mas quando eu estava olhando para vender o meu rim vi uma empresa de empréstimo legítimo que oferecem qualquer quantidade de empréstimos e eu pensei que a venda de meu rim e solicitar um empréstimo Eu me sentei e razão sobre isso e eu decidi aplicar para um empréstimo ea quantidade de empréstimo que eu estava procurando era muito grande eu me perguntava se eles poderiam me ajudar com o montante que eu estava procurando e eu apliquei para o empréstimo e eu disse Eles minha história e eles decidiram me ajudar o nome da empresa que me ajudou com o empréstimo é Patricia Kingsman empréstimo empresa para que eles me ofereceu o empréstimo entre 8 a 12 horas e estou tão feliz devo dizer que eu sou a pessoa mais feliz No mundo assim que meus amigos é melhor aplicar para um empréstimo desta empresa do que vender seu rim que não é bom o email address desta companhia é patriciakingsman.loans2016@gmail.com aplicar para um empréstimo desta companhia do que vendendo seu rim E ter 100% de certeza que você vai receber o seu empréstimo com segurança daquela empresa porque estou feliz hoje por causa da empresa que eu repito lá endereço de e-mail é patriciakingsman.loans2016@gmail.com.

    Obrigado e eu permaneço

    ResponderExcluir
  82. Meu nome é Herminia Emiliana e eu quero usar esse tempo eu tenho que dizer a todos na internet que se você quiser vender o seu rim para o dinheiro que não é bom vender o seu rim não é a melhor maneira. Eu estava uma vez na necessidade de um dinheiro urgente e eu decidi vender meu rim quando eu estava prestes a vender meu rim eu vi uma senhora na internet que testemunhar como sobre ela se ajudou que ela estava sobre a venda de seu rim também, mas ela viu um Empréstimo on-line empresa que dá qualquer quantidade de empréstimo, então eu decidi aplicar para um empréstimo daquela empresa em vez de colocar minha vida em risco de dinheiro. Eu estava realmente na necessidade de dinheiro, então eu apliquei para o empréstimo eo nome da empresa a mulher chamada foi Patricia Kingsman empréstimo empresa então eu apliquei para um montante de empréstimo de 500 cem mil dólares e eu tenho uma resposta de volta da empresa sobre lá Termos e condições assim que eu concordei. No dia seguinte eu abri meu e-mail eles me disseram que tudo sobre o meu empréstimo é seguro e pronto para transferência, então eles me disseram para ser honesto e prometo-lhes que vou pagar o empréstimo como eu disse e eu concordei e prometi-lhes. No dia seguinte eu recebi um alerta do meu banco que havia algum dinheiro transferido para a minha conta e quando eu vi a quantidade que era os 500.000,00 dólares i pedido e hoje estou tão feliz que Deus abençoe esta senhora Patricia Kingsman, que me deu a vida Volta ao invés de vender meu rim eu apliquei para o empréstimo e hoje eu estou feliz para que todo mundo é melhor você dp o mesmo e solicitar um empréstimo desta empresa do que vender o seu rim porque vender você rim poderia matar qualquer um. Eu quase esqueço o endereço de correio desta empresa é patriciakingsman.loans2016@gmail.com agradece a todos que eu desejo-lhe todo o melhor.

    ResponderExcluir
  83. Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, Hospital Especialista que compra rim ($ 370,000.00 Dollars), Você deseja vender seu rim em troca de dinheiro? Se sim, em seguida, contacte o médico Anthony Craig hoje para obter uma transação confiável e bom para um bom dinheiro e para uma cirurgia melhor, contacte-nos Via: torontogeneralhospital@aol.com

    Esperando o seu responde ... ..
    Cumprimentos….
    Dr. Anthony Craig

    ResponderExcluir
  84. BEM-VINDO A MARIAN HOFFMAN marianhoffman.finance@gmail.com tem como objetivo oferecer Excelente
    Serviço profissional.

    Você é um homem de negócios ou mulher? Você está em alguma confusão financeira ou você precisa de fundos para iniciar o seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo para iniciar uma pequena escala agradável e médio negócio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está encontrando dificuldades para obter empréstimo de capital de bancos locais e outros institutos financeiros ?.

    Nossos empréstimos são bem segurados para a máxima segurança é a nossa prioridade, Nosso principal objetivo é ajudá-lo a obter os serviços que você merece, Nosso programa é a maneira mais rápida de obter o que você precisa em um piscar de olhos. Reduza seus pagamentos para aliviar a pressão sobre suas despesas mensais. Ganho de flexibilidade com o qual você pode usar para qualquer finalidade - de férias, para a educação, para compras exclusivas

    Oferecemos uma ampla gama de serviços financeiros que inclui: Planejamento de Negócios, Comercial e Financiamento de Desenvolvimento, Propriedades e Hipotecas, Empréstimos de Consolidação da Dívida, Empréstimos Empresariais, Empréstimos Privados, Home Refinancing Empréstimos com baixa taxa de juros de 2% por anulação para indivíduos, empresas e Órgãos sociais. Obtenha o melhor para sua família e para possuir sua casa ideal também com nosso esquema geral do empréstimo.

    NÓS OFERECEMOS TODOS OS TIPOS DE EMPRÉSTIMOS - APLICAM-SE AOS EMPRÉSTIMOS DISPONÍVEIS.

    Por favor, entre em contato conosco para mais informações: marianhoffman.finance@gmail.com
    Por favor, escreva-nos de volta com as informações do empréstimo;

    INFORMAÇÕES DO PRESTADOR

    1) Nomes completos:
    2) País:
    3) endereço:
    4) Estado:
    5) Sexo:
    6) Estado Civil:
    7) Ocupação:
    8) Número de telefone:
    9) Rendimento mensal:
    10) Parentes próximos:
    11) Empréstimo Quantidade:
    12) Duração do Empréstimo:
    13) Finalidade do Empréstimo:
    14) Data específica em que você precisa do empréstimo:

    Se você está interessado em obter um empréstimo, em seguida, gentilmente nos escrever com a exigência de empréstimo.
    Por favor, entre em contato conosco para mais informações: marianhoffman.finance@gmail.com

    Com os melhores cumprimentos,
    Senhora marian Hoffman
    Marianhoffman.finance@gmail.com

    Estamos ansiosos para ouvir de você o mais rápido possível

    Os candidatos interessados ​​devem contactar-nos por e-mail: marianhoffman, finance @ gmail.com

    ResponderExcluir
  85. Olá meu nome é Pamela Renata Giovana sou do Brasil Acabei de receber o meu empréstimo de 50.000 Reals a partir desta nova empresa de empréstimo legítimo de 2017 eo nome da empresa é Marian Hoffman empréstimo empresa eu pedi um empréstimo deles ontem e eu acabei de receber um alerta Do meu banco hoje que havia um fundo de 50.000 reais na minha conta e estou tão feliz por isso todos se você precisa de um empréstimo real esta é a empresa a aplicar a partir de que eles são reais e ter a certeza de que se você solicitar um empréstimo de Eles hoje e você é rápido com eles por amanhã estar esperando seus fundos de empréstimo em sua conta com segurança. Então, se você precisa de um empréstimo a partir deles você só pode contatá-los via lá mail em marianhoffman.finance@gmail.com.

    Obrigado a quem ler a minha mensagem mais uma vez eu permaneço Pamela Renata Giovana.

    ResponderExcluir
  86. Meu nome é Maria Eduarda Lívia e eu sou do Brasil, eu quero usar esse tempo para dizer a todos na internet sobre como recebi meu empréstimo hoje de uma nova empresa de empréstimo legítimo de 2017 o nome da empresa é Marian Hoffman empréstimo empresa e eles São legítimos eu nunca vi a empresa na internet antes e eu só vi ontem em um site e eu decidi aplicar, eles me disseram que tudo que eu preciso fazer e depois de fazer eles recebi meu empréstimo em minha conta bancária hoje. Eu quero usar este tempo para dizer a todos na internet que se você precisar de um empréstimo empréstimo legítimo esta é a verdadeira empresa para aplicar e imediatamente você aplicar a partir deles apenas ser a certeza de que você está indo para receber o seu empréstimo com segurança deles e seja feliz. Se você estiver interessado em um empréstimo Marian Hoffman é a empresa a aplicar a partir de eles são real e legítimo empréstimo empresa de 2017 lá endereço de correio é marianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  87. Muito interessante seu blog, parabéns.
    Pode me dizer se uma empresa pode construir um barracão em área de aforamento ou só pessoa física e de baixa renda pode usar área de aforamento?

    ResponderExcluir
  88. Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, Hospital Especialista que compra rim ($ 370,000.00 Dollars), Você deseja vender seu rim em troca de dinheiro? Se sim, então entre em contato com o doutor Anthony Craig hoje para obter uma transação confiável e boa para um bom dinheiro e para uma cirurgia melhor, entre em contato conosco Via: torontogeneralhospital@aol.com

    Esperando o seu responde ... ..
    Cumprimentos….
    Dr. Anthony Craig

    ResponderExcluir
  89. Você quer comprar um rim ou quer vender seu rim? Você está
    Procurando uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro devido a
    Financeiro quebrado e você não sabe o que fazer, então entre em contato conosco
    Hoje e devemos oferecer-lhe uma boa quantia para o seu rim. Meu nome é
    O doutor Lucas é um nefrologista no UBTH Medical Center. Nosso
    A clínica é especializada em Cirurgia do Rim e também lidamos com a compra
    E transplante de rins vivendo um doador correspondente.
    Estamos localizados no índio, na Turquia, na Nigéria, nos EUA, na Malásia. Se você é
    Interessado em vender ou comprar rim por favor, não hesite em
    Entre em contato conosco por e-mail. Doctorlucas633@gmail.com

    ResponderExcluir
  90. Você quer comprar um rim ou quer vender seu rim? Você está
    Procurando uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro devido a
    Financeiro quebrado e você não sabe o que fazer, então entre em contato conosco
    Hoje e devemos oferecer-lhe uma boa quantia para o seu rim. Meu nome é
    O doutor Lucas é um nefrologista no UBTH Medical Center. Nosso
    A clínica é especializada em Cirurgia do Rim e também lidamos com a compra
    E transplante de rins vivendo um doador correspondente.
    Estamos localizados no índio, na Turquia, na Nigéria, nos EUA, na Malásia. Se você é
    Interessado em vender ou comprar rim por favor, não hesite em
    Entre em contato conosco por e-mail. Doctorlucas633@gmail.com

    ResponderExcluir
  91. Você quer comprar um rim ou quer vender o seu
    rim? É você
    Procurando uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
    Devido à queda financeira e você não sabe o que fazer
    Então, entre em contato conosco hoje e oferecemos-lhe bem
    Montante de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doctor Charles
    eu sou um
    Nefrologista no HOSPITAL NICHOLAS. Nossa clínica é
    Especializado em Cirurgia Renal e também lidamos
    Comprando
    E transplante renal com vida e
    Doador correspondente.
    Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, Estados Unidos, Malásia, Índia
    Se você está interessado em vender ou comprar rins, por favor, não
    Por favor, entre em contato conosco por e-mail.
    E-mail: nicholashospital1986@gmail.com

    Atenciosamente
    DR CHARLES

    ResponderExcluir
  92. Meu nome é Maria Eduarda Lívia e eu sou do Brasil. Eu quero usar essa vez para dizer a todos na internet sobre como recebi meu empréstimo hoje de uma nova empresa de empréstimo legítimo de 2017, o nome da empresa é a empresa de empréstimo Marian Hoffman e eles São legítimos que nunca vi a empresa na internet antes e acabei de vê-los ontem em um site e eu decidi me candidatar que me contaram tudo o que preciso fazer e depois de fazê-los, recebi meu empréstimo na minha conta bancária hoje. Eu quero usar esse tempo para dizer a todos na internet que, se você precisar de um empréstimo legítimo, esta é a empresa real para se inscrever e imediatamente você aplica com eles, tenha a certeza de que você vai receber seu empréstimo com segurança deles e seja feliz. Se você estiver interessado em um empréstimo Marian Hoffman é a empresa a quem solicitar uma empresa de empréstimo real e legítima de 2017, o endereço de e-mail é marianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  93. Olá, meu nome é Pamela Renata Giovana, sou do Brasil. Acabei de receber meu empréstimo de 50 mil euros dessa nova empresa de empréstimo legítimo de 2017 e o nome da empresa é a empresa de empréstimo Marian Hoffman, que solicitei um empréstimo ontem e acabei de receber um alerta Do meu banco hoje que havia um fundo de 50.000 euros na minha conta e estou tão feliz por isso, se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa a ser candidata, eles são reais e tenha a certeza de que, se você solicitar um empréstimo de Hoje e você é rápido com eles até amanhã, esperando seus fundos de empréstimo em sua conta com segurança. Então, se você precisar de um empréstimo deles, você só pode contatá-los por correio no marianhoffman.finance@gmail.com.

    Graças a qualquer pessoa que leu minha mensagem mais uma vez eu permaneço Pamela Renata Giovana.

    ResponderExcluir
  94. Olá a todos, sou Sofia Alejandra, uma mãe solteira de Madrid Espanha, gostaria de compartilhar esse grande testemunho sobre como recebi meu empréstimo da empresa de empréstimo Marian hoffman quando fomos expulsos de nossa casa quando não pude pagar minhas contas mais, Depois de ter sido roubado por várias empresas on-line e negado um empréstimo pelo meu banco e outras outras cooperativas de crédito que visitei. Meus filhos foram levados pelos cuidados de acolhimento, eu estava sozinho na rua. Até um dia, eu ignorei um velho colega que me apresentou à empresa de empréstimo marian hoffman. No começo eu disse a ela que não estou pronto para correr o risco de pedir mais um empréstimo online, mas ela me assegurou que recebi meu empréstimo por eles. Num segundo pensamento, eu tomei devido à minha falta de casa, fiz um teste e solicitei o empréstimo, felizmente para mim, recebi um empréstimo de € 50.000,00 de (marianhoffman.finance@gmail.com). Estou feliz de assumir o risco e solicitar o empréstimo. Meus filhos foram devolvidos para mim e agora eu possuo uma casa e um negócio meu. Toda gratidão é para a empresa de empréstimo marian hoffman por dar um significado à minha vida quando perdi toda esperança.

    ResponderExcluir
  95. Olá a todos, meu nome é Miriam Ainhoa ​​Julia, cidadã do Uruguai; Tenho 45 anos de idade ... Eu sou casado, com três filhos, eu quero informá-lo sobre a bondade do senhor, fui atingido em uma situação financeira, e eu precisava pagar minhas contas, tentei buscar empréstimos de Várias empresas de crédito privadas e corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos diminuiu meu crédito. Mas, finalmente, eu quero agradecer a Deus Todo-Poderoso por me levar a um credor de empréstimo real e Legit chamado Sra. Marian Hoffman, CEO da marian hoffman finance, depois de ter sido estafada a soma de 10 mil euros por falsos credores, eu estava sem esperança e não sabia quem Para confiar enquanto ela veio e colocou um grande sorriso no meu rosto Ao me emprestar a soma de 450.000,00 euros na minha maior surpresa, Então, querido, se você deve entrar em contato com qualquer empresa com referência a garantir um empréstimo com baixa taxa de juros de 2% e melhor Planos de reembolso e cronograma, entre em contato com {marianhoffman.finance@gmail.com} E também se você foi vítima de Scam, não se preocupe mais, porque trouxe boas notícias e o único credor que você pode confiar, apenas entre em contato Ela agora via (marianhoffman.finance@gmail.com) para obter mais informações sobre como obter seu empréstimo. Ela não sabe que estou fazendo isso. Rezo para que Deus a abençoe abundantemente por colocar um sorriso no meu rosto e na minha família.

    ResponderExcluir
  96. Olá,

    Nós estamos aqui mais uma vez para comprar rim para nossos pacientes e eles concordaram em pagar uma boa quantia de dinheiro a todos que desejem doar um rim para salvá-los e por isso, se você estiver interessado em ser um doador ou quiser salvar uma vida, você deve nos escrever no e-mail abaixo.

    Esta é uma oportunidade para você ser rico, nós asseguramos e garantimos uma transação 100% segura com a gente, tudo será feito de acordo com a lei que orienta os doadores de rim.
    Portanto, não perca mais tempo, gentilmente nos escreva em irruaspecialisthospital20@gmail.com

    Hospital de ensino especializado em Irrua.

    ResponderExcluir
  97. * Oferece uma taxa de empréstimo de juros de 3%
    * Seguro para empresário sem dinheiro
    * Garantia por dinheiro

    Com uma boa pontuação de crédito, o Credit Financier Home oferece empréstimos colaterais e empréstimos não colaterais a particulares ou associações de empresas ou cooperativas para fins de benefícios industriais e pessoais.

    Endereço de contato:
    Whatsapp: +15184181390
    Correio direto
    creditfinancierhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  98. Bem-vindo ao Hospital Geral de Toronto, hospital especialista que compra rim ($ 570,000.00 Dólares), deseja vender seus rim em troca de dinheiro? Se sim, entre em contato com o médico Anthony Craig hoje para obter uma transação confiável e boa por um bom dinheiro e para uma melhor cirurgia, entre em contato via: torontogeneralhospital@aol.com

    Esperando suas respostas ...
    Cumprimentos….
    Dr. Anthony Craig

    ResponderExcluir
  99. BEM-VINDO A PATRICIA KINGSMAN patriciakingsman.loans225@gmail.com nossos objetivos são fornecer excelente serviço profissional.

    Você é homem de negócios ou mulher? Você está em alguma bagunça financeira ou você precisa de fundos para criar seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo para começar um bom negócio de pequena escala e médio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está achando difícil obter empréstimo de capital de bancos locais e outros institutos financeiros ?.

    Nossos empréstimos estão bem segurados para máxima segurança é a nossa prioridade, Nosso principal objetivo é ajudá-lo a obter os serviços que você merece, Nosso programa é a maneira mais rápida de obter o que precisa de uma forma rápida. Reduza seus pagamentos para aliviar a pressão sobre suas despesas mensais. Obtenha flexibilidade com a qual você pode usar para qualquer propósito - desde férias, até educação, até compras exclusivas

    Nós oferecemos uma ampla gama de serviços financeiros que incluem: Empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação da dívida, Empréstimos de negócios, Empréstimos de educação, Empréstimo garantido por hipoteca, Empréstimo inseguro, Empréstimos hipotecários, Empréstimos de dia de pagamento, Empréstimos estudantis, Empréstimos comerciais, Empréstimos de carro, Empréstimos de investimentos, Empréstimos de Desenvolvimento, Empréstimos de Aquisição, Empréstimos de Construção, com baixa taxa de juros de 2% por ano para pessoas físicas, jurídicas e corporativas. Obtenha o melhor para sua família e possua a casa de seus sonhos também com nosso esquema de Empréstimo Geral.

    OFERECEMOS TODO O TIPO DE EMPRÉSTIMOS - APLICAMOS PARA EMPRÉSTIMOS SEGUROS.

    Por favor, entre em contato para mais informações: patriciakingsman.loans225@gmail.com
    Por favor, escreva-nos de volta com a informação do empréstimo;

    INFORMAÇÃO DE EMPRÉSTIMO

    1) Nomes completos:
    2) País:
    3) endereço:
    4) Estado:
    5) Sexo:
    6) Estado civil:
    7) Ocupação:
    8) Número de telefone:
    9) Renda mensal:
    10) Próximo do parente:
    11) Montante do empréstimo necessário:
    12) Duração do empréstimo:
    13) Finalidade do empréstimo:
    14) Data específica em que você precisa do empréstimo:

    Se você está interessado em obter um empréstimo, então, gentilmente, escreva-nos com o requisito de empréstimo.
    Por favor, entre em contato para mais informações: patriciakingsman.loans225@gmail.com

    Com os melhores cumprimentos,
    Sra. Patricia Kingsman
    patriciakingsman.loans225@gmail.com

    Estamos ansiosos para ouvir de você o mais rápido possível

    Os candidatos interessados ​​devem nos contactar por e-mail: patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  100. Meu nome é a Sra. Patricia Kingsman, somos um novo credor de empréstimos legítimos de 2017 e nós gostamos de ajudar qualquer organismo que precise de ajuda financeira que oferecemos a partir de US $ 500.000,00 e US $ 5.000.000,00 e também oferecemos empréstimos em euros e em qualquer outra moeda. Acima disso, se você precisar de ajuda, envie-nos um e-mail para: patriciakingsman.loans225@gmail.com para que sua transação de empréstimo possa ocorrer agora, você estará com seu empréstimo nas próximas 24 horas, é uma transferência rápida e está seguro sem qualquer atraso. Então, e-mail: patriciakingsman.loans225@gmail.com se interessado

    E-mail: patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. OFERECEMOS TODO O TIPO DE EMPRÉSTIMOS - APLICAMOS PARA EMPRÉSTIMOS SEGUROS.

    Você é homem de negócios ou mulher? Você está em alguma bagunça financeira ou Você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo para começar um bom negócio de pequena escala e médio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está achando difícil obter empréstimo de capital de bancos locais e outros institutos financeiros ?. Os candidatos interessados ​​devem contatar-nos por email: Patriciakingsman.loans225@gmail.com

    Nossos empréstimos estão bem segurados para máxima segurança é a nossa prioridade, Nosso principal objetivo é ajudá-lo a obter os serviços que você merece, Nosso programa é a maneira mais rápida de obter o que precisa de uma forma rápida. Reduza seus pagamentos para aliviar a pressão sobre o seu mensal
    despesas. Obtenha flexibilidade com a qual você pode usar para qualquer finalidade, desde férias, até educação, até compras exclusivas. Os candidatos interessados ​​devem nos contactar por e-mail: patriciakingsman.loans225@gmail.com

    Oferecemos uma ampla gama de serviços financeiros que incluem: Planejamento de Negócios, Finanças Comerciais e de Desenvolvimento, Propriedades e Hipotecas, Empréstimos de Consolidação de Dívida, Empréstimos de Negócios, Empréstimos Privados, Créditos de Refinanciamento Doméstico com baixa taxa de juros de 2,00% por ano para indivíduos, empresas e órgãos corporativos. Obtenha o melhor para sua família e possua a casa de seus sonhos também com nosso esquema de Empréstimo Geral. Os candidatos interessados ​​devem contatar-nos por email: Patriciakingsman.loans225@gmail.com

    OFERECEMOS TODO O TIPO DE EMPRÉSTIMOS - APLICAMOS PARA EMPRÉSTIMOS SEGUROS.

    Por favor, entre em contato para mais informações: patriciakingsman.loans225@gmail.com
    Por favor, escreva-nos de volta com a informação do empréstimo;
    - Nome completo:
    - Valor do empréstimo necessário:
    - Duração do empréstimo:
    - Finalidade do empréstimo:
    - Cidade / País:
    - Telefone:
    - Como você ficou sabendo sobre nós:

    Se você está interessado em obter um empréstimo, então, gentilmente, escreva-nos com o requisito de empréstimo. Por favor, entre em contato para mais informações: patriciakingsman.loans225@gmail.com
    Com os melhores cumprimentos,
    Sra. Patricia kingsman

    Estamos ansiosos para ouvir de você o mais rápido possível

    Os candidatos interessados ​​devem nos contactar por e-mail: patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  102. Você é homem de negócios ou mulher? Você está em alguma bagunça financeira ou Você precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo para começar um bom negócio de pequena escala e médio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e você está achando difícil obter empréstimo de capital de bancos locais e outros institutos financeiros ?. Os candidatos interessados devem nos contactar por e-mail: patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. Olá a todos

    Meu nome é melvincito rivero mitushio e eu sou de Salvador Brasil. Eu quero dizer a todos os candidatos a empréstimos que existe apenas uma empresa de empréstimo real que oferece empréstimos e eles me ajudaram com meu empréstimo o nome da empresa é a empresa de empréstimo macro e o empréstimo credor que me ajudou com o meu empréstimo, o nome dela é a Sra. Patricia Kingsman, então, se você precisar de um empréstimo sem ser enganado, vá para esta empresa agora e receba seu empréstimo. Os empréstimos são seguros e rápidos, o correio é patriciakingsman.loans225@gmail.com. Desejo-lhe Todos os melhores candidatos a empréstimos, esta é a empresa real que oferece empréstimos.

    Email: Patriciakingsman.loans255@gmail.com

    Meus agradecimentos a todos vocês

    ResponderExcluir
  104. Olá a todos, meu nome é Maria ines saez painevil sou de São Paulo Brasil acabei de receber meu empréstimo agora da Sra. Patricia Kingsman, empresa de empréstimo, são uma nova empresa de empréstimos legítimos de 2017 e não demorou em receber meu empréstimo. Obtive meu empréstimo deles hoje e agora, como estou postando esta mensagem, estou muito feliz por esta empresa ser realmente excelente, então, quem precisa de um empréstimo, entre em contato com esta empresa, eles são realmente ótimos, o correio é patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  105. Olá a todos, meu nome é Rodrigue Damaso Rosa e eu sou do Brasil, eu tenho estado na internet e ouvi pessoas dizendo que foram enganadas antes e eu preciso urgentemente de um empréstimo, então eu tive medo de solicitar uma coisa de empréstimo online que eu vi 3 As pessoas testemunham sobre a empresa de empréstimo da Sra. Patricia Kingsman que obtiveram empréstimo dela, nunca solicitei um empréstimo antes e eu estava com tanto medo de que fiquei enganado, mas acreditei o que as pessoas dizem e aplicam a partir dessa empresa de empréstimo e tudo estava bem e eles me disseram para enviar a taxa de transferência que será usada para transferir o meu empréstimo quando eles me disseram que eu estava com tanto medo de que fosse um enganado, então eu me sentei e pensei sobre isso e eu voltei para eles e disse-lhes que eu nunca fiz isso antes, mas a Sra. Patricia Kingsman disse que eu deveria confiar neles que eles vão me ajudar, então eu fiz e fui enviar a taxa que eles disseram que eu deveria enviar para a transferência do meu empréstimo apenas hoje recebi um alerta de meu banco que há dinheiro no meu conta. Hoje estou muito feliz de nunca ter sido enganado antes e eu consegui meu empréstimo uma vez, então agora estou feliz e eu e a nossa família vamos ficar felizes também para que alguém que precise de um empréstimo deve se candidatar a esta empresa sem ser enganado porque ela é real e excelente e rezo para que Deus continue a usá-la para ajudar as pessoas de empréstimos. Seu endereço de e-mail é patriciakingsman.loans2016@gmail.com.

    Mais uma vez eu permaneço Rodrigue Damaso Rosa

    ResponderExcluir
  106. Meu nome é Mayara Monique luiz henrique eu sou do Brasil eu ouvi falar dessa empresa que eles dão empréstimos e eu fui para solicitar um empréstimo deles eu ouvi pessoas dizendo sobre fraude, mas nunca fui enganado antes que esta empresa me ajudasse com meu empréstimo para que qualquer pessoa que precise de um empréstimo deve aplicar com eles, os empréstimos são rápidos e seguros lá endereço do correio patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  107. Olá a todos

    Meu nome é Gabriela Guilherme Yunes, eu sou de Portugal. Eu estava procurando por um empréstimo on-line. Tudo o que recebo são golpistas, mas achei essa empresa de empréstimo chamada Patricia Kingsman empréstimo e eu vi pessoas on-line testemunhar sobre boas ações, então eu decidi tente se eu fique feliz outra vez, então eu solicitei um empréstimo de 350,000.00 de euros e a credor de empréstimo, a Sra. Patricia Kingsman, assegurou-me que em 12 horas meu empréstimo estará na minha conta bancária, hoje em dia, como eu estava trabalhando, eu vi meu banco me escreveu mensagem de que há alguns fundos de 350.000,00 euros na minha conta e eu agradeço a Patricia Kingsman porque ela é real, então, se você precisar de algum empréstimo on-line, não seja enganado como eu, solicitei esta empresa porque ela é a única empresa real que oferece empréstimo online . O endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  108. Meu nome é Jessica Ainoa pàola, sou do Brasil e moro em uma cidade do Rio de Janeiro. Acabei de obter o meu empréstimo de uma nova empresa de empréstimo legítimo de 2017 e o nome da empresa que me ajudou com o meu empréstimo hoje é a empresa de empréstimo Patricia Kingsman, eles são a empresa de empréstimo mais adorável que já conheci, solicitei um empréstimo eles ontem e a única coisa que fiz foi pagar a taxa de transferência que eles disseram que eu deveria pagar e imediatamente eu fiz o pagamento nas próximas 12 horas quando eu estava com meu empréstimo, desculpe, não posso dizer o quanto eles me ajudaram, mas é uma grande quantidade de dinheiro para que todos, se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa de empréstimo certa para contatar, o endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  109. Bom dia, todo mundo, meu nome é Beatriz jéssica Bruna e eu sou do Brasil, eu quero usar essa chance, eu tenho agora para escrever esta mensagem para a internet se qualquer um de vocês estiver procurando por um empréstimo real, esta é a empresa certa para entrar em contato eu sou um mulher de negócios e eu pedimos um empréstimo em uma empresa com garantia de 2017 e o nome da empresa é a empresa de empréstimo Patricia Kingsman que eles estão ajudando as pessoas desde 2016 e estamos em 2017 agora e acabei de receber meu empréstimo deles, então, se alguém de você preciso de um empréstimo e solicite-se por eles, porque eles são reais, eu apenas rezo para que as pessoas que precisam de ajuda com um empréstimo não sejam enganadas, por isso estou usando essa chance de escrever esta mensagem na internet se você precisar de um empréstimo legítimo inscreva-se a partir desta empresa para que você não fique enganado quando você aplica a empresa errada. O endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com.

    Tenha um bom dia a todos e rezo para que você esteja feliz como eu hoje

    ResponderExcluir
  110. Meu nome é Natália Maria Eduarda e eu sou do Brasil, eu quero usar esse tempo para contar a todos na internet sobre como recebi meu empréstimo depois de ter sido enganado 3 vezes eu solicitei um empréstimo da empresa de empréstimo Patricia Kingsman ontem eu vi as pessoas testemunhar sobre Seus bons trabalhos e sobre como ela ajudou as pessoas, então eu decidi me candidatar e ela me disse o que eu precisava fazer, eu estava com medo, mas eu fiz isso esta manhã, agora recebi um alerta do meu banco, lá, dinheiro na minha conta e chequei A quantidade e foi meu empréstimo, eu estou tão feliz. Então, eu quero usar esse tempo e dizer a todos na Internet que esta empresa é real se você precisar de um empréstimo, esta empresa é a empresa certa para se candidatar, não fique enganada como eu, porque há golpes lá fora aplicam a partir desta empresa e você será feliz. O endereço de email é patriciakingsman.loans225@gmail.com

    ResponderExcluir
  111. Meu nome é Ana Luiza Isadora, eu sou de São Paulo Brasil. Eu quero usar essa vez para escrever na internet que acabei de receber meus fundos de empréstimo de 5 milhões de reais desta empresa, chamada Patricia Kingsman, em primeiro lugar, eu não acreditava no que as pessoas estavam dizendo na internet, mas eu decidi tentar e solicitei o empréstimo há 2 dias e acabei de receber uma ligação do meu banco que há a soma de 5 milhões de reais na minha conta e imediatamente recebi um alerta do meu banco Patricia A empresa de empréstimo Kingsman me chamou e me perguntou se eu recebi meu empréstimo e eu disse-lhes que sim, então eles disseram que eu deveria trazer mais pessoas para lá, se alguém precisar de um empréstimo, então, se você realmente precisa de um empréstimo, esta é a empresa a ser candidata de que eles são realmente ótimos e acredito que existe uma empresa de empréstimo real que dá empréstimos e que a empresa é a empresa de empréstimo Patricia Kingsman, então, se alguém precisa de um empréstimo urgente e é importante que esta seja a empresa certa para se candidatar. O endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com.

    finalmente estou muito feliz e posso começar meu próprio negócio agora. Obrigado mais uma vez Patricia você é excelente e Deus abençoe você e sua empresa.

    ResponderExcluir
  112. Meu nome é Marcos Egoitz Eneko Eu sou de Fortaleza Brasil. Eu quero usar esse tempo para dizer a todos na internet que existe apenas uma empresa que oferece empréstimo real e que a empresa é Patricia Kingsman. Eu estava procurando por um empréstimo on-line nas últimas 3 semanas agora e tudo o que eu tenho é que os credores me escavam meu dinheiro que eu sabia que eu era tão pobre e queria matar-me, mas lá eu vi tantas pessoas testemunhar sobre Esta empresa que eles dão empréstimos em primeiro lugar eu não acreditei, porque eu vi outros depoimentos de outros credores e todos eles se tornaram fraudes. Eu disse, deixe-me candidatar a partir desta empresa e ver se é verdade e imediatamente eu apliquei eles me disseram tudo o que eu precisava fazer e eu concordei e eles me garantiram que em 8 horas eu ia estar com meu empréstimo porque eles disseram que eles estão usando o serviço de transferência rápida. Primeiro eu não acreditei, mas eu queria meu empréstimo antes de 8 horas quando recebi um alerta do meu banco e segurei que era meu empréstimo que eu estava muito sugado quando eu vi e orei a Deus por dirigir-me para a companhia certa que me ajudou hoje porque estou escrevendo isso na internet, agora recebi meu empréstimo desta empresa e estou usando essa vez para testemunhar outras pessoas, se você precisar de um empréstimo, não seja enganado, esta é a empresa certa para aplicar a partir de. O endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com e para você aqueles que não têm um endereço de e-mail, o número da Whatsapp da empresa é +2348165719944.

    Esta empresa é verdadeira e ótima se você precisar de um empréstimo e agora aguarde seu empréstimo porque você ficará feliz com essa empresa.

    Obrigado a todos e permaneço Marcos Egoitz Eneko.

    ResponderExcluir
  113. Bom dia. Meu nome é Giovana Verônica Raiane. Eu sou do Brasil. Esta empresa Patricia Kingsman as pessoas estão falando é real, eu nunca quis um empréstimo, mas acabei de dizer que eu deveria tentar essa empresa e ver se o que as pessoas estão dizendo é verdade e eu solicitei um empréstimo deles ontem e acabei de receber meu empréstimo hoje da empresa de empréstimo Patricia Kingsman, se você ler esta mensagem e você precisa de um empréstimo para aplicar a partir desta empresa, porque eles vão ajudá-lo, esta empresa é a única empresa que oferece empréstimo real online. O empréstimo que eu apliquei deles foi 75,000.00 Reais e em 8 horas eu recebi meu empréstimo para que meus amigos não sejam enganados se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa certa para se candidatar. Se você está interessado em empréstimos lá, o endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com e o número do whatsapp é +2348165719944.

    ResponderExcluir
  114. Olá a todos

    Eu sou Tainara izabella paola e sou da Curitiba no Brasil. Eu estava à procura de um empréstimo on-line e fiquei com muito medo, nunca solicitei um empréstimo antes e cheguei muito bem e procurei por uma empresa real, encontrei uma empresa chamada Patricia Kingsman, eu vi e vi o que as pessoas disseram sobre esta empresa era verdade, eu decidi solicitar um empréstimo da empresa e eu precisava de um empréstimo de 150,000.00 Reais para começar um negócio quando eu apliquei ela me contou tudo o que eu precisava fazer eu fiz isso e ela me assegurou que em 8 horas eu estava indo para estar com o meu empréstimo, eu disse que estava bem e eu esperei exatamente 8 horas quando recebi meu empréstimo desta empresa, já que estou escrevendo isso agora, nunca fui enganado antes e essa empresa é ótima, eu tenho ouvido pessoas falando sobre golpes, mas eu nunca foram enganados antes e agradeço a Deus por isso. Então, todos se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa certa para se inscrever, eles irão ajudá-lo e o tempo que eles lhe disserão que você receberá seu empréstimo que é a hora exata em que receberá seu empréstimo. Eu só tenho que escrever esta mensagem para todos, para que você não solicite um empréstimo da empresa errada se precisar de um empréstimo real entre em contato com esta empresa e você ficará feliz. Há correio

    O endereço é patriciakingsman.loans225@gmail.com.

    ResponderExcluir
  115. Bom dia a todos

    Meu nome é Damián Diego Alejandro, sou de Lisbon, Portugal. Eu quero usar esse tempo para escrever na internet para que alguém, se você precisar de um empréstimo verdadeiro. Patricia Kingsman é a empresa certa para se candidatar a partir de alguns dias, eu precisava de dinheiro e eu procurei um empréstimo on-line, vi uma empresa e eu apliquei essa empresa me enganou 2 vezes do meu dinheiro, eu estava tão triste porque eu precisava de dinheiro, então eu decidi procurar outra empresa e eu apliquei de outra empresa que a mesma empresa também me disse para depositar dinheiro e eu fiz e nunca consegui meu empréstimo que eu era Como o que está acontecendo comigo, porque eu precisava de dinheiro urgente para comprar uma casa porque, se eu não conseguir uma casa em breve, meu senhor vai dirigir a família e a minha família longe de seu empréstimo, então eu precisava obter o meu. Quando eu estava pesquisando novamente eu vi essa empresa Patricia Kingsman, eu vi muitas pessoas testemunharam sobre esta empresa que a empresa é verdadeiramente ótima, então no início eu tive medo de aplicar porque eu fui enganado 2 vezes, então eu disse pra mim me deixa tentar e veja se esta empresa era real, então eu apliquei. Quando eu apliquei, eles me disseram tudo o que eu precisava fazer, eu ainda estava com medo, mas eu confiei neles e eles me asseguraram que em 8 horas eu ia estar com meu empréstimo que eu queria para o meu empréstimo e nos meus olhos eu revivei um alerta do meu banco que havia uma soma de 200 mil euros na minha conta bancária e fiquei muito feliz por algum tempo atrás, a empresa me ligou e perguntou se eu recebi meu empréstimo e eu disse que sim e o agradeço e como eu estou escrevendo esta mensagem na internet agora esta empresa também ajudou meus 2 irmãos para que qualquer pessoa, se você precisar de um verdadeiro empréstimo, Patricia Kingsman é a empresa certa para se candidatar. No caso de você precisar de dinheiro, você só pode contatá-los por correio ou whatsapp e o endereço de e-mail é patriciakingsman.loans2016@gmail.com. Agradeço a todos os que rad my mensagem e ser seguro e aplicar a partir desta empresa, porque você será feliz com eles.

    ResponderExcluir
  116. Meu nome é jose matheus Giliard Alef sou do brasil e moro com minha família em São Luís. Eu quero escrever para a internet que se você precisar de um empréstimo real Patricia Kingsman é a empresa de empréstimo real que dá empréstimo eu solicitei um empréstimo desta empresa na semana passada sexta-feira e acabei de receber meu empréstimo deles hoje para todos, se você precisar de um empréstimo real sem ser enganado, esta é a empresa certa para se candidatar, daí a empresa é realmente excelente e eles são reais, tantas pessoas que foram enganadas se você precisa de um empréstimo sem ser enganado, esta é a empresa real que dá empréstimos eu solicitei um empréstimo desta empresa, Patricia Kingsman, e recebi meu empréstimo hoje, para que qualquer pessoa em todo o mundo, se você precisar de um verdadeiro empréstimo, localize essa empresa e tenha a certeza de que essa empresa vai colocar um sorriso no seu rosto. a empresa pode ser contatada via correio ou whatsapp, o endereço de e-mail é patriciakingsman.loans225@gmail.com e o número do whatsapp é +2348165719944. Obrigado a qualquer um que leia esta mensagem, esta empresa não sabe, estou fazendo isso, estou fazendo isso apenas para pessoas que precisam de um empréstimo real para serem seguras.

    ResponderExcluir
  117. Meu nome é Fábio João Pedro e eu sou de Portugal. Eu vivo em uma cidade pequena, se Valencia. Tem procurado um empréstimo on-line, uma vez que não consigo obter um empréstimo do meu banco e só achou pessoas me encher de dinheiro. Na semana passada, fiquei enganado por uma empresa de empréstimo e Deus sabia que estava pronto para acabar com minha vida, mas eu disse para mim mesmo, deixe-me tentar e ver se eu vou ver uma empresa honesta que estava pronta para ajudá-lo. Então eu me estabeleci e busque uma empresa e eu leio tantos bons comentários sobre esta empresa, Patricia Kingsman e eu disse, deixe-me candidatar e ver se eu terei sorte como outras pessoas com medo, mas eu dei-me uma chance e eu apliquei Para um empréstimo de 80.000,00 euros, expliquei a esta empresa que fiquei enganado e eles me disseram para não se preocupar que eles o ajudarão a ter ajudado muitas pessoas do meu país antes. Então eu dei a essa empresa uma chance e eles me asseguraram que em 8 horas eu ia estar com meu empréstimo, eu não acreditava, mas eu esperei meu empréstimo. Exatamente às 8 horas, recebi um alerta das minhas costas que minha conta foi creditada com 80.000,00 euros. Tudo graças a Patricia Kinsgman. Esta empresa é enviada por Deus. E eu fiz uma promessa para mim que eu vou testemunhar essa empresa sobre como eles me ajudaram, esta empresa não sabe, estou fazendo isso agora, estou dizendo às pessoas na internet como eles me ajudaram para que todos se você precisa de um empréstimo real Patricia Kingsman é aqui para ajudá-lo a não ser enganado por pessoas falsas que se agridem para ser credor. Eu quase esqueci que você só pode entrar em contato com esta empresa via e-mail ou whatsapp e os dados de contato são patriciakingsman.loans225@gmail.com whatsapp é +2348165719944. Esta empresa é real e verdadeira para que qualquer pessoa que lê esta mensagem e esteja interessada em contatar esta empresa porque eles são os únicos que podem

    ajuda a resolver seus problemas.

    ResponderExcluir
  118. Patricia Deus vai abençoar você e sua empresa

    Meu nome é Sofía Ximena Jimena. Eu sou de Lisbon, portugal, eu não tenho nada para dizer que alguém que precisa de um verdadeiro empréstimo sem que você seja enganado deve candidatar-se a Patricia Kingsman porque solicitei um empréstimo desta empresa hoje depois de ler muitos comentários bons e maravilhosos sobre essa empresa. Solicitei um empréstimo para pagar minhas dívidas e tudo o que eu precisava era de 50 mil euros, porque também usarei parte desse dinheiro para pagar as taxas escolares dos meus filhos. Como eu estou escrevendo isso na internet agora eu acabei de receber meu empréstimo desta empresa hoje e estou tão feliz que nunca acreditei que seria sempre feliz novamente porque eu passei por muito e agradeço a Deus por Patricia Kingsman Deus a abençoará e sua empresa por colocar um sorriso no meu rosto. Então, qualquer pessoa ao redor do mundo de Portugal e outros países que precisam de um empréstimo, seu ajudante está aqui e a empresa é Patricia Kingsman, qualquer pessoa que solicitou a empresa de empréstimo Patricia Kingsman não terá nenhum problema porque você receberá seu empréstimo exatamente o tempo que ela lhe diz. o endereço de correio da empresa é Patriciakingsman.loans225@gmail.com

    Mais uma vez, Deus o abençoe Patricia Kingsman e que você viva por muito tempo para continuar a ajudar as pessoas.

    ResponderExcluir
  119. Você quer comprar um rim ou quer vender seu rim? Você está
    procurando uma oportunidade para vender seu filho por dinheiro por causa de
    colapso econômico e você não sabe o que fazer, entre em contato conosco
    hoje e oferecemos-lhe uma boa quantidade de rim. Meu nome é
    O doutor Daniel é um nefrologista no UBTH Medical Center. Nosso
    A clínica é especializada em cirurgia renal e também estamos prestes a comprar
    e transplante de rins vivendo um doador correspondente.
    Estamos localizados no índio, na Turquia, na Nigéria, nos EUA, na Malásia. Se você é
    interessado em vender ou comprar rim, não hesite em
    Entre em contato conosco por e-mail.

    E-mail: DoctorWill48@gmail.com


    Atenciosamente.
    Dr. Will.

    ResponderExcluir
  120. Saudação ao público em geral
    Nós, a hartford, especialista em arte de empréstimos e serviços financeiros com expatriados de 200 anos, anunciamos ao público em geral sobre o nosso programa de ofertas de empréstimo on-line, você precisa de empréstimo, você é empresário que quer expandir seu negócio? você faz um agricultor, tem um crédito ruim, ou você se recusa de um empréstimo do banco, você precisa de capital de trabalho, não procure mais, o hartford está aqui para dar a seus sonhos financeiros uma realidade entre em contato hoje e sinta o toque no expat em sua carreira financeira, quando distribuímos empréstimos de todo tipo para qualquer lugar no mundo com a taxa mais interessante de 1,5%, você nunca pode evitar entrar em contato hoje e dar ao seu status financeiro uma volta em contato por e-mail em
    (hartfordfinancialservice@gmail.com, hartfordfinance.wordpress.com)
    (bbm DD8B2E2D
    twitter @hartford_financ
    instagram @ the_hartford
    linkedin @ the-hartford
    CHAME +12052873235)
    CONTACTE-NOS HOJE COMO NÓS DAREMOS O SORRISO DA MUDANÇA

    ResponderExcluir
  121. Precisa de dinheiro urgente? Nós podemos ajudar! Você está com problemas agora ou está com problemas? Desta forma, damos-lhe a oportunidade de desenvolver novos desenvolvimentos. Como uma pessoa rica, sinto-me obrigado a ajudar as pessoas que tentam dar-lhes uma chance. Todo mundo merece uma segunda chance e, uma vez que o governo falhar, eles terão que vir dos outros. Nenhuma quantia é demais para nós e a maturidade que determinamos por acordo mútuo. Sem surpresas, sem custos extras, mas apenas montantes acordados e nada mais. Não espere e comente nesta publicação. Insira o valor que deseja solicitar e entraremos em contato com todas as opções. Entre em contato conosco hoje em garciajsacramento@gmail.com Precisa de dinheiro urgente? Nós podemos ajudar!

    ResponderExcluir
  122. SCAMMERS VESTIRAM E RUINAM ME FINANCEIRAMENTE E ME FUEREM SIMPLES MAS AGRADECIMENTOS AO JOHN LOAN LOAN PLC: - johnloanfirm2@gmail.com.

    Saudações a todos, a vida que eles dizem é cheia de engano. Nenhuma tortura e dor podem ser comparadas com o que eu experimentei Janice Albert nas golpes de golpes, confiei nas palavras desses falsos credores hipotecários sem verificar, perdi mais de US $ 12.500 na busca da obtenção de uma hipoteca que vendi meu carro em meu valor contas, mas continuo a ser vítima, minha vida foi um pedaço de lixo cheio de bagunça. Minhas crianças saíram da escola, meu banco me negou crédito porque minha pontuação de crédito já havia diminuído. Até a semana passada, um amigo muito próximo me disse que obteve uma hipoteca de JOHN LOAN PLC para que eu também devesse tentar. Não tendo uma opção, entrei em contato com um coração cheio de tristeza e ceticismo, eu segui tímidamente seus procedimentos cumprir sua política, eu estava esperando a má notícia, como todas as outras empresas de hipotecas que eu contactou, me deram, então recebo um alerta de crédito que meu banco A conta foi creditada com US $ 50.000, que inicialmente solicitei, instantaneamente, lágrimas de alegria se deslocam dos meus olhos, porque eu nunca acredito que isso venha. Sempre que você precisar de qualquer tipo de hipoteca, não seja uma presa e entre em contato com a única empresa de hipoteca verdadeira através de suas informações. E-mail: johnloanfirm2@gmail.com E receba seu avanço financeiro.

    ResponderExcluir
  123. Eu sou um representante do Iowa Lutheran Hospital, localizado em Iowa City, EUA. A gerência hospitalar me deu a oportunidade de anunciar na internet como trabalhamos e que começamos de novo no ano para a compra e venda de órgãos humanos, por exemplo, Rim, se você estiver interessado nesta oferta, não hesite em nos contatar no e-mail abaixo: compensamos os nossos doadores com boa quantia de dinheiro e somos especialistas em cirurgia de órgãos e, como doador, não há risco em isto.
    E este é o nosso e-mail:
    iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou nos contatar no whatsapp +1 929 281 1248

    ResponderExcluir
  124. Olá Dr.parabens pelo blog e as informações que tanto nós oriente
    Gostaria se possível me responder
    Meu esposo comprou três imóveis já mais de 20 anos só que a pessoa que trabalhava pra ele usou de má fé e lá na igreja colocou o nome dela e hoje ele faça o e ela não entrega os imóveis para nós herdeiros filhos e esposa oque devo fazer por favor me responde

    ResponderExcluir
  125. Se necesita urgentemente un donante de riñón. Un padre de dos hijos necesita urgentemente un trasplante de riñón. Si está interesado, comuníquese aquí para programar una cita.
    contacto a través de: Correo electrónico: apollohospitals26@gmail.com

    Cordial saludo

    DR. K.R.SHARMA

    ResponderExcluir
  126. Você quer comprar um rim ou quer vender seu
    rim? É você
    Procurando uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
    Devido à queda financeira e você não sabe o que fazer
    Então, entre em contato conosco hoje e nós oferecemos você bem
    Montante de dinheiro para o rim. Meu nome é Doctor Charles
    eu sou um
    Nefrologista no HOSPITAL NICHOLAS. Nossa clínica é
    Especializado em Cirurgia Renal e também lidamos
    Comprando
    E transplante renal com vida e
    Doador correspondente.
    Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, Estados Unidos, Malásia, Índia
    Se você está interessado em vender ou comprar rins, por favor não faça
    Não hesite em contactar-nos por e-mail.
    E-mail: nicholashospital1986@gmail.com

    Atenciosamente
    DR CHARLES

    ResponderExcluir
  127. Você quer comprar um rim ou quer vender seu
    rim? É você
    Procurando uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro
    Devido à queda financeira e você não sabe o que fazer
    Então, entre em contato conosco hoje e nós oferecemos você bem
    Montante de dinheiro para o rim. Meu nome é Doctor Charles
    eu sou um
    Nefrologista no HOSPITAL NICHOLAS. Nossa clínica é
    Especializado em Cirurgia Renal e também lidamos
    Comprando
    E transplante renal com vida e
    Doador correspondente.
    Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, Estados Unidos, Malásia, Índia
    Se você está interessado em vender ou comprar rins, por favor não faça
    Não hesite em contactar-nos por e-mail.
    E-mail: nicholashospital1986@gmail.com

    Atenciosamente
    DR CHARLES

    ResponderExcluir
  128. Bom dia a todos,
    Vender rim e salvar uma vida e ganhar dinheiro, eu sou médico alex pelo nome de um
    neogrogista
    na compra do rim, você quer vender seus rins para salvar vidas?
    procurando uma oportunidade para vender o seu rim por um bom preço para que você
    pode pagar sua dívida? Esta é uma oportunidade para você vender seus rins
    600.000,00 $ e acima. Todos os doadores interessados devem entrar em contato com nossa equipe
    mais informações via e-mail: dralexspeciallist@gmail.com ou o que
    aplicação?
    +2348162029187 Certifique-se de não hesitar em contactar-nos como nós
    Certifique-se de que trabalhamos com você e também vamos ter certeza de que você
    gosta de fazer negócios conosco

    Email: dralexspeciallist@gmail.com

    ResponderExcluir
  129. Você quer comprar um rim ou você quer vender o seu rim?
    Você está procurando por uma oportunidade de vender seu rim por dinheiro devido à quebra financeira e você não sabe o que fazer, entre em contato conosco hoje e nós lhe ofereceremos uma boa quantia de dinheiro para o seu rim. Meu nome é Doutor Raymond, sou um nefrologista no hospital da clínica UBTH. Nossa clínica é especializada em cirurgia renal e também lidamos com compra e transplante de rins com um doador correspondente. Estamos localizados na Índia, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia e Reino Unido. Se você estiver interessado em vender ou comprar rim, não hesite em nos contatar por e-mail. E-mail: drkennethraymond@gmail.com ou drkennethraymond@outlook.com (Adamfred24@gmail.com) whatsapp +2348130183131


    aguardamos sua resposta urgente

    drkennethr Atenciosamente


      Dr. Raymond.

    ResponderExcluir
  130. Olá a todos

    Meu nome é Luisa Alex Rodrigo, estou aqui para testemunhar como recebi minha hipoteca do serviço de empréstimo judy de mary depois de eu aplicar várias vezes de vários credores hipotecários. Eu precisava de uma hipoteca urgente para começar um negócio e eu apliquei de vários credores hipotecários que prometiam ajudar, mas eles nunca me deram a hipoteca. Até que um amigo meu me apresente para MRS MARY JUDY, que prometeu me ajudar e, de fato, ele Fez o que ele prometeu sem qualquer tipo de atraso. Nunca pensei que ainda existissem credores hipotecários confiáveis até que conheci MRS MARY JUDY, que de fato foi ajudada com a hipoteca e mudou minha opinião. Não sei se você precisa de uma hipoteca genuína e urgente, não hesite em contactar, MARY JUDY LOAN SERVICE Através da empresa Email: mary.judy555@gmail.com

    ResponderExcluir
  131. Testemunho sobre como minha vida foi transformada (mary.judy555@gmail.com)

    Olá amigos!!! Meu nome é Sharon Vivian. Eu quero testemunhar o bom credor de empréstimo que me mostrou luz depois de ter sido atropelado por 2 credores internacionais de internet diferente, eles prometeram me dar um empréstimo depois de me fazer pagar muitas taxas que não custam nada e não representaram resultado positivo. Perdi meu dinheiro duro ganhe dinheiro e foi um total de 8,000 USDD. Um dia em que eu estava navegando pela internet parecendo frustrado quando encontrei uma mulher de testemunho que também foi enganada e, eventualmente, ligou-se a uma empresa de empréstimo legítimo chamada Mary Judy Financial Loan Service e e-mail (mary.judy555@gmail.com) onde ela Finalmente conseguiu seu empréstimo, então eu decidi entrar em contato com a mesma empresa de empréstimo e depois contei a minha história sobre como eu fui enganado por 2 credores diferentes que não fizeram nada além de me levar mais dor. Eu explico à empresa por correio e tudo o que eles me disseram que não era mais chorar porque eu vou receber meu empréstimo em sua empresa e também eu fiz a escolha correta de contatá-los. Preenchi o formulário de pedido de empréstimo e procedeu com tudo o que foi solicitado para mim e para meu choque, recebi um montante de empréstimo de $ 65,000.00 Dollars por esta grande empresa (Mary Judy Loan Service) administrada pela Sra. Mary Judy Deus, temendo a mulher e aqui estou Hoje feliz porque esta empresa me deu um empréstimo, então fiz um voto para mim mesmo, que vou continuar testemunhando na internet sobre como recebi meu empréstimo. Você precisa de um empréstimo com urgência? Gentil e rápido Entre em contato com esta ótima empresa agora para seu empréstimo via e-mail: (mary.judy555@gmail.com) ela é gentil Animado. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  132. Testemunho da minha vida sobre como recebi meu empréstimo


    Meu nome é alexandra Carlos Francisco Eu vivo em Faro Português e a vida vale a pena viver confortavelmente para mim e minha família agora e realmente nunca vi a bondade mostrada para mim tanto na minha vida como eu sou uma mãe que luta com três crianças e eu fui Passando por um problema tão serio quanto o meu marido encontrou um acidente terrível nas últimas duas semanas, e os médicos afirmam que ele precisa se submeter a uma cirurgia delicada para ele poder andar de novo e não pude pagar as contas, então sua cirurgia foi para O banco para emprestar e rejeitar-me dizendo que não tenho cartão de crédito, daí eu corro para o meu pai e ele não foi capaz de ajudar, então, quando eu estava navegando através de respostas e tópicos do Yahoo e eu encontrei um credor de empréstimo, senhor Mary Judy, oferecendo empréstimos a taxa de juros acessíveis e eu tenho ouvido sobre tantos golpes na internet, mas nessa minha situação desesperada, eu não tive escolha senão tentar isso e, surpreendentemente, era como um sonho, eu consegui um empréstimo De 150.000 euros e paguei por m A cirurgia do marido e graças a Deus hoje é boa e você pode caminhar e está trabalhando e o fardo é muito mais longo para mim e podemos nos alimentar bem e minha família está feliz hoje e me disse que vou lutar em voz alta no mundo Das maravilhas de Deus para mim através deste credor, DEUS, temendo a Sra. Mary Judy e eu aconselharia qualquer pessoa com uma necessidade genuína e séria de empréstimo para entrar em contato com esta mulher temerosa de Deus em (mary.judy555@gmail.com) através de ... e eu Quer que todos orem por essa mulher para mim.

    obrigado
    E-mail: mary.judy555@gmail.com

    ResponderExcluir
  133. TESTEMUNHO DE COMO EU OBTIVE MEU PRÊNCIO DE UMA LICITAÇÃO DE EMPRÉSTIMO LEGIT

    Meu nome é Daniela Thomas Afonso, um português dos EUA. Fui enganado por 4 credores internacionais de Internet diferentes, todos prometem dar-me um empréstimo depois de me fazer pagar várias taxas que não produzem nada e não representaram resultado positivo. Perdi meu dinheiro duro. Um dia em que eu estava navegando pela Internet com lágrimas nos meus olhos, encontrei um testemunho de um homem que também foi enganado e, eventualmente, ligou-se a uma empresa de empréstimo legítimo chamada MARY JUDY LOAN SERVICES(Mary.judy555@gmail.com) onde ele finalmente obteve seu empréstimo, então eu decidi entrar em contato com a mesma empresa de empréstimo e depois contei a minha história sobre como eu fui enganado por 4 credores de empréstimo diferentes que não fizeram nada além de me causar mais dor. Eu explico a A empresa pelo correio e tudo o que eles me disseram foi não chorar mais porque eu vou receber meu empréstimo em sua empresa e também eu fiz a escolha correta de contatá-los. Preenchi o formulário de pedido de empréstimo e procedeu com tudo o que me foi solicitado e me foi concedido um montante de empréstimo de $ 270,000.00 Dólares por esta ótima Empresa (MARY JUDY LOAN SERVICES) administrado por James Hook e aqui estou hoje feliz porque MARY JUDY LOAN Os serviços me deram um empréstimo, então fiz um voto para mim mesmo, que vou continuar testemunhando na internet sobre como recebi meu empréstimo. Você precisa de um empréstimo de forma urgente, gentil e rapidamente entre em contato com MARY JUDY LOAN SERVICES agora para o seu empréstimo via e-mail: mary.judy555@gmail.com

    CONTATO
    Serviço de empréstimo mary judy
    E-mail: mary.judy555@gmail.com

    ResponderExcluir
  134. Eu prometo compartilhar esse testemunho de empréstimo por causa do favor de Deus na minha vida

    Olá,

    Eu sou Maria Carols, atualmente morando na cidade do Texas, EUA. Eu sou viúva no momento com quatro crianças e eu estava preso em uma situação financeira em maio de 2015 e eu precisava refinanciar e pagar minhas contas. Eu tentei buscar empréstimos de várias empresas de empréstimo tanto privadas como corporativas, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos recusou meu crédito. Mas, como Deus o faria, fui apresentado a uma mulher de deus um credor de empréstimo privado que me deu um empréstimo de 850,000 USD e hoje sou proprietário de uma empresa e meus filhos estão indo bem no momento, se você deve contatar qualquer empresa com Referência para garantir um empréstimo sem garantia, sem verificação de crédito, sem assinatura com apenas 3% de taxa de juros e melhores planos de reembolso e cronograma, entre em contato com a Sra. Mary Judy (mary.judy555@gmail.com). Ele não sabe o que está fazendo Isso, mas estou tão feliz agora e eu decidi deixar as pessoas saberem mais sobre ela e também eu quero que Deus a abençoe mais. Você pode contatá-la através de seu e-mail: mary.judy555@gmail.com

    ResponderExcluir
  135. TESTIMONIO SOBRE COMO EU OBTIVE MEU PRÊGO

    Bom dia, meu nome é Michelle Martin, eu sou um cidadão do Estado Unidos da América, eu quero testemunhar o bom credor do empréstimo que me mostrou luz depois de ter sido atropelado por 4 credores internacionais de internet diferente, eles prometeram me dar um empréstimo Depois de me fazer pagar muitas taxas que não produzem nada e não representaram resultado positivo. Perdi meu dinheiro duro ganhe dinheiro e foi um total de 10 000 USD. Um dia em que eu estava navegando pela internet procurando por mim quando encontrei um homem de testemunho que também foi enganado e eventualmente se ligou a uma empresa de empréstimo legítimo chamada MARY JUDY LOAN SERVICE (mary.judy555@gmail.com) onde ele finalmente conseguiu o seu Empréstimo, então eu decidi entrar em contato com a mesma empresa de empréstimo e depois contei a minha história sobre como eu fui enganado por 4 credores diferentes que não fizeram nada além de me levar mais dor. Eu explico à empresa por correio e tudo o que eles me disseram que não era mais chorar porque eu vou receber meu empréstimo em sua empresa e também eu fiz a escolha correta de contatá-los. Preenchi o formulário de pedido de empréstimo e procedeu com tudo o que foi solicitado de mim e me foi concedido um montante de empréstimo de $ 600,000.00 Dollars por esta ótima Empresa (MARY JUDY LOAN SERVICE} administrado por MARY JUDY e aqui estou hoje feliz com minha família porque MARY JUDY LOAN SERVICE me deu um empréstimo, então fiz um voto para mim mesmo, que continuarei testemunhando na internet sobre como recebi meu empréstimo. Precisa de um empréstimo de forma urgente? Atenciosamente e rapidamente entre em contato com o serviço de empréstimo de mary judy agora para o seu empréstimo Via e-mail: (mary.judy555@gmail.com) eu acredito em outros As pessoas também estão testemunhando esse mesmo credor honesto

    ResponderExcluir
  136. Testemunho sobre como recebi meu empréstimo

    Olá, meu nome é Van Johnson

    Olá, meu nome é Van Johnson Mabuto. Quero agradecer ao serviço de empréstimo de Judy Mary por me ajudar com meus fundos de empréstimo de US $ 50.000,00 depois de ter sido enganado por tanto tempo se você estiver interessado em um empréstimo, entre em contato com ele para que ele também possa ajudá-lo Também seu empréstimo não demora em 24 horas, meu empréstimo estava na minha conta, qualquer pessoa que precise de um empréstimo urgente e confiável, deve entrar em contato com ele agora ele é um Deus enviado e uma boa pessoa seu e-mail: mary.judy555@gmail.com Eu sou Feliz por compartilhar este testemunho na internet porque ele me ajudou se você realmente precisava de ajuda sem ter sido enganado porque fui enganado, esta é a empresa de empréstimo certa para entrar em contato: Email: mary.judy555@gmail.com

    ResponderExcluir
  137. Atenção: se você sabe que está pronto para se tornar um doador de rim hoje (pagamento de US $ 450.000 com todas as despesas de viagem), venda seu rim para o meu hospital urgentemente, pois precisamos apenas de doador de rim para 10 pessoas urgentemente.
    Apenas pessoas saudáveis com 100% de ajuste Somente.
    Escreva seu pedido para o médico: carolbobrekhastanesi@gmail.com você será contatado imediatamente
    nota: você deve estar pronto para viajar para a cirurgia e apenas pessoas saudáveis

    Dr. Robson
    carolbobrekhastanesi@gmail.com

    ResponderExcluir
  138. Atenção:
    Procura uma EMPRESA DE EMPRÉSTIMO FINANCEIRO REAL para lhe conceder um empréstimo entre 5.000 e 5.000.000 Euros (para um empréstimo de empresa ou de empresa, empréstimo pessoal, crédito à habitação, empréstimo automóvel, empréstimos de consolidação da dívida, capital de risco, empréstimo de saúde, etc.)
    Ou você foi negado um empréstimo de um banco ou instituição financeira por causa de uma razão ou outra?
    Inscreva-se agora e obtenha empréstimos financeiros reais processados ​​e aprovados dentro de 3 dias.
    EMPRESA DE EMPRÉSTIMO COOPERATIVO LIMELIGHT METODISTAS, somos um "Empréstimo de Credenciamento Acreditado Internacionalmente" que fornece EMPRÉSTIMOS FINANCEIROS REAIS a pessoas físicas e jurídicas com uma taxa de juros baixa de 2% com seu documento de identidade válido ou seu passaporte internacional para verificação.
    Nosso reembolso do empréstimo começa em 1 (um) ano após o recebimento do empréstimo, e a duração do reembolso varia de 3 a 35 anos.

    PARA RESPOSTA IMEDIATA E PROCESSAMENTO DO SEU PEDIDO DE EMPRÉSTIMO DENTRO DE 2 DIAS DE TRABALHO,
    Contacte-nos diretamente através deste email: methodistcooperativeloan@gmail.com


    Entre em contato conosco com as seguintes informações:

    Nome completo:____________________________
    Quantidade necessária como empréstimo: ________________
    Duração do Empréstimo: _________________________
    Finalidade do Empréstimo: ______________________
    Data de nascimento:___________________________
    Gênero:_______________________________
    Estado civil:__________________________
    Endereço de contato:_______________________
    Código postal da cidade:__________________________
    País:_______________________________
    Ocupação:____________________________
    Celular:__________________________

    Envie o seu pedido de resposta imediata para: methodistcooperativeloan@gmail.com

    Obrigado.
    Mrs KATHY HALL
    Diretor.
    SOCIEDADE DE EMPRÉSTIMO COOPERATIVO METODISTA LIMELIGHT
    Email: methodistcooperativeloan@gmail.com

    ResponderExcluir
  139. Somos representantes do Iowa Lutheran Hospital localizado em Iowa City, EUA. Estamos aqui novamente para comprar rins para nossos pacientes e eles concordaram em pagar uma boa quantia em dinheiro para todos que desejarem doar um rim para salvá-los. está interessado em ser um doador ou você quer salvar uma Vida, por favor, escreva-nos no e-mail abaixo.

    Esta é uma oportunidade para você ficar rico ok, garantimos e garantimos 100% de transações seguras conosco, tudo será feito de acordo com a lei que orienta os doadores de rim.
    Então não perca mais tempo, por favor escreva-nos no iowalutheranhospital@gmail.com
    Você também pode ligar ou entrar em contato conosco no whatsapp +1 929 281 1248

    Iowa Lutheran Hospital.

    ResponderExcluir


  140. ¡VIVA! SOLICITAR AHORA PARA OFERTA DE PRÉSTAMO CONFIABLE [Número de WhatsApp] +19292227023 [Correo electrónico] profclaudeloans@gmail.com

    BUENAS NOTICIAS, ¿Necesita algún tipo de préstamo confiable y no sabe cómo obtenerlo o solicitarlo? Ya no tiene que sobreestimarse porque estamos aquí para ayudarlo. Estamos aquí para ayudarlo. de sus problemas financieros y dificultades si necesita préstamos de día de pago, personales, comerciales, cualquier tipo de préstamo, estamos completamente listos y dispuestos a otorgarle la cantidad de fondos de préstamo que está buscando. ¿Quieres consolidar tus deudas? ¿Tiene un puntaje de crédito malo? ¿Estás enfrentando dificultades financieras? ¿Estás bajo revisión de la deuda? ¿Le debes demasiada gente y te da vergüenza enfrentarlo? ¿Estás en alguno de estos problemas y dificultades durante todo este tiempo? Si es así, simplemente considere que su problema es una cosa del pasado porque estamos aquí para terminar con sus problemas financieros. Somos los principales consultores financieros que manejan las finanzas internacionales para cualquier cantidad de instrumentos bancarios. Tenemos acceso y contactos para recaudar desde $8,000.00USD dólares hasta $850,000,000.00USD dólares y más. En cualquiera de las divisas que desee a través del correo electrónico [profclaudeloans@gmail.com] También la tasa de interés es muy barata con solo un 2% de tasa de interés para préstamos a largo y corto plazo. ¿Han sido rechazados por sus bancos y otras instituciones financieras? Capital Management Inc. dice SÍ cuando sus bancos dicen NO. ¿Deja de quejarte de tus problemas financieros? cuando la solución está aquí con usted, Capital Management Inc. es la respuesta final a sus desgracias financieras. Tenga en cuenta que obtener un préstamo de esta compañía está 100% garantizado y garantizado. Será una gran alegría para nosotros cuando se encuentre financieramente estable. reduzca sus pagos para aliviar la tensión en sus gastos mensuales. este es el lugar correcto para obtener préstamos creíbles Si desea que todos sus problemas financieros sean cosa del pasado y también quiera CONSOLIDAR TODAS SUS DEUDAS PERMANENTES, deberá contactarnos rápidamente por correo electrónico profclaudeloans@gmail.com

    NOTA: Estamos aquí para ayudar a los privilegios financieros menos a obtener el préstamo que necesitan para recuperarse sin importar su puntaje crediticio. puede despedirse de todas sus crisis financieras y dificultades, ya que estamos certificados, confiables, confiables, eficientes, rápidos y dinámicos. Sin estrés Sin tensión, solo aplique la sensación de libertad y relájese para recibir su préstamo. Hay más que ganar al obtener un préstamo de esta compañía. su victoria es 100% de garantía contáctenos por [Número de WhatsApp] +19292227023 correo electrónico profclaudeloans@gmail.com

    ResponderExcluir
  141. Elogio da temporada.

    Precisa de um empréstimo para qualquer finalidade? Você gostaria de pagar suas contas? Você tem um problema financeiro? Você precisa de uma solução financeira? Aqui está a solução E-mail directloancash@gmail.com Ou WHATSAPP +14154837688 sobre como obter o seu empréstimo ...

    ResponderExcluir
  142. Você precisa de um empréstimo para consolidar sua dívida ou empréstimos pessoais * Empréstimos de negócios, etc. As partes interessadas devem entrar em contato conosco para obter mais informações através do e-mail: ( directloancash@gmail.com )

    ResponderExcluir
  143. Boa noite Dr. Rodrigo Luz
    Meu imovél é foreiro ao Municipio da cidade do Rio de Janeiro. Como podemos saber se o imovel é realmente Foreiro? Nenhum dos meus vizinhos é foreiro, quando tiro um RGI, só diz que é mas ninguém explica porque é.
    Muito obrigado,
    Rogerio Sandin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Não tenho certeza, mas acho que o César Maia extinguiu as enfiteuses do Município. Pode ser que não tenham dado baixa na sua lá na Prefeitura. De qualquer forma, use a Lei de Acesso às Informações para pedir esclarecimentos ao Município. Sugiro uma solicitação na Ouvidoria.

      Excluir
  144. BEM VINDO A Marian Hoffman.finance loan company@gmail.com nossos objetivos é fornecer um excelente serviço profissional.

    Você é um homem de negócios ou uma mulher? Você está em alguma confusão financeira ou precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio agradável e médio em pequena escala? Você tem uma pontuação de crédito baixa e você está encontrando dificuldades para obter empréstimos de capital próprio de bancos locais e outras instituições financeiras?

    Nossos empréstimos são bem segurados para segurança máxima é a nossa prioridade, nosso principal objetivo é ajudá-lo a obter os serviços que você merece, nosso programa é o caminho mais rápido para obter o que você precisa em um piscar de olhos. Reduza seus pagamentos para aliviar a pressão sobre suas despesas mensais. Ganhe flexibilidade com a qual você pode usar para qualquer finalidade - em férias, para educação, para compras exclusivas

    Oferecemos uma ampla gama de serviços financeiros, que incluem: Empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação da dívida, empréstimos comerciais, empréstimos educacionais, empréstimos hipotecários garantidos, empréstimos não garantidos, empréstimos hipotecários, Payday off empréstimos, empréstimos estudantis, Empréstimos de Desenvolvimento, Empréstimos de Aquisição, Empréstimos para Construção , com baixa taxa de juros de 2% ao ano para pessoas físicas, jurídicas e jurídicas. Obter o melhor para sua família e possuir sua casa de sonho, bem como com o nosso esquema de empréstimo geral.

    NÓS OFERECEMOS TODOS OS TIPOS DE EMPRÉSTIMOS - APLICAM-SE AOS EMPRÉSTIMOS DISPONÍVEIS.

    Por favor, entre em contato conosco para mais informações: Marian Hoffman.finance@gmail.com
    Por favor, escreva-nos de volta com as informações do empréstimo;

    INFORMAÇÃO DO FORNECEDOR

    1) nomes completos:
    2) País:
    3) endereço:
    4) condição:
    5) Gênero:
    6) Estado Civil:
    7) Ocupação:
    8) Telefone:
    9) Renda mensal:
    10) parentes próximos:
    11) Valor do Empréstimo:
    12) Duração do Empréstimo:
    13) Finalidade do Empréstimo:
    14) Data específica em que você precisa do empréstimo:

    Se você estiver interessado em obter um empréstimo, por favor, escreva-nos com o requisito de empréstimo.
    Por favor, entre em contato conosco para mais informações: Marian Hoffman.finance@gmail.com

    Cumprimentos,
    Sra. Marian Hoffman
    Marian Hoffman.finance@gmail.com

    Estamos ansiosos para ouvir de você o mais rápido possível.

    Os candidatos interessados ​​devem entrar em contato conosco pelo e-mail: Marian Hoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  145. Meu nome é Maria Eduarda Lívia e sou do Brasil. Eu quero usar esse tempo para dizer a todos na internet sobre como eu recebi meu empréstimo hoje de uma nova empresa de empréstimo legítimo a partir de 2018, o nome da empresa é a empresa de empréstimo Marian Hoffman e eles são legítimos que eu nunca vi a empresa na internet antes e eu só os vi em um site ontem e decidi aplicar e eles me disseram tudo o que eu preciso fazer e depois de fazê-los, recebi meu empréstimo em minha conta bancária hoje. Eu quero usar este tempo para dizer a todos na internet que se você precisar de um empréstimo legítimo, esta é a verdadeira empresa para se inscrever e você imediatamente se inscrever com eles, tenha certeza de que receberá seu empréstimo com segurança e será feliz . Se você está interessado em um empréstimo Marian Hoffman é a empresa a quem se candidatar a uma empresa de empréstimo real e legítima de 2018, o endereço de e-mail é marianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  146. Olá, meu nome é Pamela Renata Giovana, sou de portuga. Acabei de receber meu empréstimo de 50.000 euros desta nova empresa de empréstimo legítimo em 2018 e o nome da empresa é Marian Hoffman, que solicitou um empréstimo ontem e acaba de receber um alerta do meu banco hoje de que havia um fundo de 50.000 euros na minha conta. conta e estou tão feliz por isso, se você precisar de um empréstimo real, esta é a empresa para ser um candidato, eles são reais e ter a certeza de que se você pedir um empréstimo hoje e você é rápido com eles até amanhã, esperando para seus fundos de empréstimo em sua conta com segurança. Então, se você precisar de um empréstimo deles, você só pode contatá-los pelo e-mail marianhoffman.finance@gmail.com.

    Obrigado a todos que leram minha mensagem mais uma vez, permaneço Pamela Renata Giovana.

    ResponderExcluir
  147. Olá a todos, eu sou Sofia Alejandra, uma mãe solteira de Portuga, gostaria de compartilhar este grande testemunho sobre como recebi meu empréstimo da empresa de empréstimo Marian Hoffman quando fomos expulsos de nossa casa quando eu não podia mais pagar minhas contas, depois de ter sido roubado por várias empresas on-line e negado um empréstimo pelo meu banco e outras cooperativas de crédito que visitei. Meus filhos foram atendidos pelo anfitrião, eu estava sozinho na rua. Até que um dia, eu ignorei um velho colega que me apresentou para a empresa de empréstimo Marian Hoffman. No começo eu disse a ela que eu não estou pronta para assumir o risco de pedir outro empréstimo online, mas ela me garantiu que eu recebi meu empréstimo para eles. Em um segundo pensamento, eu levei devido ao meu dever de casa, fiz um teste e pedi o empréstimo, felizmente para mim, recebi um empréstimo de € 50.000,00 (marianhoffman.finance@gmail.com). Fico feliz em assumir o risco e solicitar o empréstimo. Meus filhos foram devolvidos para mim e agora eu possuo uma casa e um negócio meu. Toda a gratidão é para a empresa de empréstimo Marian Hoffman por dar sentido à minha vida quando perdi toda a esperança.

    ResponderExcluir
  148. Olá pessoal, meu nome é Miriam Ainhoa ​​Julia, eu sou de portuga; Tenho 45 anos ... Sou casado e tenho três filhos, quero informá-lo sobre a bondade do Senhor, fui atingido em uma situação financeira, e precisei pagar minhas contas, tentei pedir empréstimos de vários empresas de crédito privado e corporativo, mas nunca com sucesso, e a maioria dos bancos diminuiu meu crédito. Mas, finalmente, quero agradecer a Deus Todo-Poderoso por me levar a um credor de verdade e Legit nomeou a Sra. Marian Hoffman, CEO da Marian Hoffman Finance, depois de ter sido enganado a quantia de 10 mil euros por credores falsos, eu estava desesperado e não sabia Quem confiar como ela veio e colocar um grande sorriso no meu rosto Ao me emprestar a quantia de 450.000,00 euros em minha maior surpresa, Então, querido, se você precisar entrar em contato com qualquer empresa com referência a obter um empréstimo com uma taxa de juros baixa de 2% e melhor planos de reembolso e cronograma, entre em contato {marianhoffman.finance@gmail.com} E também se você fosse uma vítima de Scam, não se preocupe mais, porque eu trouxe boas notícias e o único credor que você pode confiar, basta entrar em contato com ela agora via (marianhoffman.finance@gmail.com) para mais informações sobre como obter seu empréstimo. Ela não sabe que estou fazendo isso. Eu oro para que Deus te abençoe abundantemente colocando um sorriso no meu rosto e na minha família.

    ResponderExcluir
  149. Meu nome é Maran vitoria e acabei de receber meu empréstimo de Natal da empresa de empréstimo Marian Hoffman então se você precisar de um empréstimo de Natal ou qualquer tipo de empréstimo entre em contato com esta empresa e ser feliz como eu sou agora esta empresa é real e não é falso ou scam que são empresas de empréstimo realmente reais este é o endereço de e-mail marianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  150. Meu nome é Charlotte Sarah e acabei de receber meu empréstimo de Natal da empresa de empréstimo Marian Hoffman então se você precisar de um empréstimo de Natal ou qualquer tipo de empréstimo entre em contato com esta empresa e seja feliz como eu sou agora esta empresa é real e isso não é falso ou scam que são empresas de empréstimo realmente reais este é o endereço de e-mail marianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  151. Olá pessoal, meu nome é Nayara Fela Chris. Eu sou de Portuga Acabei de receber meu empréstimo agora da empresa de empréstimo MP Marian Hoffman Não demorou muito, recebi meu empréstimo Eu recebi meu empréstimo com eles hoje e agora como estou postando esta mensagem Estou muito feliz que esta empresa é Realmente ótimo, para quem precisa de um contato de empréstimo desta empresa, eles são realmente grandes e-mails. marianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  152. Meu nome é Patricia Martins, de Portugal, uma mãe solteira, antes do meu marido morrer, ele nos deixou com tanta dívida, eu estava tão confuso e frustrado em como pagar a dívida enorme. Um dia eu estava passando pela internet, eu me deparei com um Testemunho de (Pedro Gonçalo) sobre como GINA MORGAN o ajudou com um empréstimo. Então eu solicitei um empréstimo de € 85.000 com uma duração de 5 anos da empresa através de seu correio (ginamorganloancompany@gmail.com). Quando solicitei o empréstimo, fiz uma promessa a DEUS de que, se eu conseguisse o empréstimo, Deixe o mundo saber o que ele fez por mim, para minha maior surpresa, em menos de 48 horas meu empréstimo foi concedido com uma taxa de juros de 2%. Agora eu resolvi as dívidas de meu marido e iniciei uma nova vida e negócio de minha autoria. Eu apenas cumpri meu voto. Então, se você quiser qualquer tipo de empréstimo para tão baixo quanto 2% entre em contato com GINA MORGAN LOAN COMPANY LTD em seu e-mail ginamorganloancompany@gmail.com

    ResponderExcluir
  153. Nós fornecemos assistência financeira a pessoas físicas e jurídicas, bem como empresas a qualquer custo de 3.000 euros para 50.000.000, euros ou mais, a taxas de juros muito baixas, para receber seus fundos. Dentro de 1 dia útil para mais informações, entre em contato conosco. gkfinance01@gmail.com


    por favor entre em contato conosco por e-mail.
    Email: gkfinance01@gmail.com

    Oferta de Empréstimo de 3%

    ResponderExcluir
  154. Olá
    Eu sou a Sra. Marian Hoffman, credor de empréstimo, oferecemos todos os tipos de empréstimos, tais como empréstimos pessoais, hipotecas, imóveis, empresas, investimentos, comercial, consolidação da dívida e muito mais com uma taxa de juros de 2%. Você está procurando um empréstimo e seu banco ou outra instituição financeira o rejeitou? Não se preocupe mais em contactar-nos hoje, oferecemos empréstimos a partir do intervalo mínimo de 500.000,00 Euros ao alcance máximo de 100.000.000,00 Euros . Se você estiver interessado, entre em contato conosco pelo email: marianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  155. Olá, nós somos a organização cristã formada em ajudar as pessoas que precisam de empréstimo, nós damos nosso empréstimo como resultado da taxa de juros de 2%, e também nós fornecemos diferentes tipos de empréstimo de sua escolha, eles são como folowed empréstimo de Natal, empréstimo pessoal, empréstimo comercial, empréstimo de consolidação, empréstimo estudantil e mais, se você achar interessante e estiver pronto para adquirir um empréstimo conosco, entre em contato conosco em florinevalerie1993@gmail.com e também nos contate com os detalhes de registro necessários, como


    FORMULÁRIO DE APLICAÇÃO
    Primeiro nome:
    Nome do meio:
    Último nome:
    Data de nascimento:
    Gênero:
    Estado civil:
    Quantidade total necessária:
    Duração do Empréstimo:
    Endereço:
    Cidade:
    Estado / Província:
    CEP / Código Postal:
    Pais:
    Telefone:
    Fax:
    Celular / Celular:
    Renda mensal:
    Ocupação:
    O e-mail:
    Número Whatsap:
    Você já se inscreveu antes?
    Onde você encontrou meu anúncio?
    Cumprimentos,

    Sra. Florine Valerie

    Obrigado pela percepção do contato como esperado

    saudações
    gestão
    E-mail: florinevalerie1993@gmail.com

    ResponderExcluir
  156. BEM VINDO A Julian Hoffman.finance loan company@gmail.com nossos objetivos é fornecer um excelente serviço profissional.

    Você é um homem de negócios ou uma mulher? Você está em alguma confusão financeira ou precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo para iniciar um negócio agradável e médio em pequena escala? Você tem uma pontuação de crédito baixa e você está encontrando dificuldades para obter empréstimos de capital próprio de bancos locais e outras instituições financeiras?

    Nossos empréstimos são bem segurados para segurança máxima é a nossa prioridade, nosso principal objetivo é ajudá-lo a obter os serviços que você merece, nosso programa é o caminho mais rápido para obter o que você precisa em um piscar de olhos. Reduza seus pagamentos para aliviar a pressão sobre suas despesas mensais. Ganhe flexibilidade com a qual você pode usar para qualquer finalidade - em férias, para educação, para compras exclusivas

    Oferecemos uma ampla gama de serviços financeiros, que incluem: Empréstimos pessoais, empréstimos de consolidação da dívida, empréstimos comerciais, empréstimos educacionais, empréstimos hipotecários garantidos, empréstimos não garantidos, empréstimos hipotecários, Payday off empréstimos, empréstimos estudantis, Empréstimos de Desenvolvimento, Empréstimos de Aquisição, Empréstimos para Construção , com baixa taxa de juros de 2% ao ano para pessoas físicas, jurídicas e jurídicas. Obter o melhor para sua família e possuir sua casa de sonho, bem como com o nosso esquema de empréstimo geral.

    NÓS OFERECEMOS TODOS OS TIPOS DE EMPRÉSTIMOS - APLICAM-SE AOS EMPRÉSTIMOS DISPONÍVEIS.

    Por favor, entre em contato conosco para mais informações: Julian Hoffman.finance@gmail.com
    Por favor, escreva-nos de volta com as informações do empréstimo;

    INFORMAÇÃO DO FORNECEDOR

    1) nomes completos:
    2) País:
    3) endereço:
    4) condição:
    5) Gênero:
    6) Estado Civil:
    7) Ocupação:
    8) Telefone:
    9) Renda mensal:
    10) parentes próximos:
    11) Valor do Empréstimo:
    12) Duração do Empréstimo:
    13) Finalidade do Empréstimo:
    14) Data específica em que você precisa do empréstimo:

    Se você estiver interessado em obter um empréstimo, por favor, escreva-nos com o requisito de empréstimo.
    Por favor, entre em contato conosco para mais informações: Julian Hoffman.finance@gmail.com

    Cumprimentos,
    Sra. Julian Hoffman
    Julian Hoffman.finance@gmail.com

    Estamos ansiosos para ouvir de você o mais rápido possível.

    Os candidatos interessados ​​devem entrar em contato conosco por e-mail: Julian Hoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  157. Meu nome é Joana Coelho e estou falando como a pessoa mais feliz em todo o mundo selvagem hoje e eu disse a mim mesmo que qualquer credor que resgatar minha família da nossa situação pobre, eu vou dizer o nome para todo o mundo selvagem e eu sou tão feliz em dizer que minha família está de volta para sempre, porque eu estava precisando de um empréstimo € 100.000 para começar minha vida toda, devido à minha profissão como eu sou uma mãe solteira, com 4 filhos e todo o mundo parecia que era pendurado em mim até que eu encontrei o DEUS enviado empréstimo empresa que mudou minha vida e da minha família, um DEUS temendo, Julian Hoffman, ela era o salvador DEUS enviado para resgatar minha família com um empréstimo € 100.000 contacte o seu email.julianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  158. COMO EU TIVE MEU EMPRÉSTIMO DA Sra. Julian Hoffman. Finança. Eu sou do Funchal. e meu nome é Juka Cross Nair, eu tenho enfrentado algum revés financeiro no meu negócio por algum tempo agora, eu sou uma mãe solteira com filhos para cuidar. Há algumas semanas, eu estava navegando pela Internet em busca de possíveis meios para garantir um empréstimo, já que meu banco e outra cooperativa de crédito que visitei me negaram acesso a empréstimos devido a crédito ruim. Me deparei com um testemunho procurado por uma mulher sobre como ela foi capaz de obter um empréstimo de Julian Hoffman. E-mail Finance: - julianhoffman.finance@gmail.com em seu testemunho, ela aconselhou quem procura um empréstimo para contatá-los, afirmando que eles podem ajuda na concessão de empréstimo, mesmo com crédito ruim eu entrei em contato com ela para ter certeza e ela aconselhou que eu experimentá porque eles também a ajudaram concedendo seu empréstimo desesperado seu crédito pobre Então eu enviei um pedido de empréstimo e-mail para eles e explicar minha situação financeira , eles me levaram através do processo de empréstimo e com a ajuda da Sra Julian Hoffman, que é o diretor, me foi concedido um empréstimo de € 78.000,00 com uma taxa de juros de 2% e hoje meu negócio é totalmente restaurado e meus filhos estão indo muito bem . Tudo graças a Julian Hoffman, Finanças por me ajudar a restaurar meu negócio de morte. Eu nunca posso parar de agradecer o suficiente por sua ajuda. Para todos lá fora Se você precisar entrar em contato com qualquer credor para um empréstimo que você precisa com melhor cronograma de pagamento, entre em contato com Julian Hoffman, e-mail de finanças: - julianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  159. Olá, meu nome é Sr Manuel. Quero agradecer à Sra. Julian Hoffman por me ajudar com meus fundos de empréstimo de € 170.000,00. Se você estiver interessado em um empréstimo, por favor, entre em contato com ela para que ela também possa ajudá-lo seu empréstimo não demorou muito tempo em 24 horas meu empréstimo estava na minha conta alguém que precisa de um empréstimo urgente e confiável deve contatá-la agora ela é um Deus enviada e uma boa pessoa seu e-mail é.julianhoffman.finance@gmail.com Estou feliz em escrever isso aqui porque há muitas pessoas lá fora que precisam dessa ajuda também. se você realmente precisar de ajuda sem demora, como eu era o atraso antes que esta é a empresa de empréstimo certo para entrar em contato sem demora: Email: julianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  160. Olá Pessoal, sou a Sra. Ana Paula e moro na Guarda, gostaria de falar sobre a bondade de Deus na minha vida depois de tantos meses a tentar obter um empréstimo na internet e foi enganado por isso fiquei desesperado um empréstimo de um credor legítimo online. Mas, como Deus quer, eu vi um comentário de um amigo chamado Sr. Williams e ele falou sobre essa empresa de empréstimos legítimos onde conseguiu seu empréstimo rápido e fácil, sem estresse, então ele me apresentou uma mulher chamada Julian Hoffman que controla um empréstimo. Empresa chamada (Julian Hoffman Loan Company), Então eu solicitei uma quantia de empréstimo de (€ 170.000,00) com baixa taxa de juros de 2%, então o empréstimo foi aprovado e depositado em minha conta bancária em menos de 48 horas, foi assim que eu foi capaz de obter o meu empréstimo para manter o meu negócio quebrado funcionando e também para pagar minhas contas, então eu estou aconselhando a todos vocês que está interessado em obter um empréstimo rápido e fácil de entrar em contato com eles por e-mail: julianhoffman.finance@gmail. com) para obter qualquer tipo de empréstimo que você precisa hoje, obrigado ao ler o maior testemunho da minha vida.

    ResponderExcluir
  161. Eu sou a Sra. Eduarda Julia pelo nome. Eu moro em Vila Real, eu quero usar este meio para alertar todos os requerentes de empréstimo para ter muito cuidado, porque há golpistas em todos os lugares. Alguns meses atrás eu estava financeiramente sobrecarregado e, devido ao meu desespero, fui enganado por vários credores on-line. Eu quase perdi a esperança até que um amigo meu me encaminhou para uma mulher muito temente a quem temia credor, chamada Sra. Julian Hoffman, que me emprestou um empréstimo sem garantia de € 110.000 em quatro horas bancárias sem qualquer estresse. Se você está precisando de algum tipo de empréstimo, basta entrar em contato via e-mail. (julianhoffman.finance@gmail.com) Eu estou usando este meio para alertar todos os requerentes de empréstimo por causa do inferno que eu passei nas mãos daqueles credores fraudulentos. E eu não quero que meu inimigo passe por tanto inferno que passei nas mãos daqueles credores fraudulentos online, eu também quero que você me ajude a passar essa informação para outras pessoas que também precisam de um empréstimo, uma vez que você Também recebi o seu empréstimo da Sra. Julian Hoffman, rezo para que Deus lhe dê uma vida longa. Deus a abençoe para sempre pelas coisas boas que ela fez em minha vida. Sra Eduarda Julia

    ResponderExcluir
  162. Você precisa de um empréstimo pessoal ou comercial urgente que possa ser processado dentro de 2 a 3 dias úteis? Você já foi frustrado tantas vezes por seus bancos e outras empresas de empréstimo e você não sabe o que fazer? Aí vem as Boas Novas Autoridades Financeiras Negócios e Empréstimos à Habitação estão aqui para oferecer-lhe qualquer tipo de empréstimo que você precisa a uma taxa de juros acessível de 3% Se você está interessado, deixe-nos saber entre em contato conosco; inforamzanloan@gmail.com

    ResponderExcluir
  163. Bom dia Brasil cidadãos eu sou Francisco José eu base em Sao Paulo e eu quero trazer ao seu conhecimento que você deve ter cuidado lá fora quando você está tentando obter um empréstimo de credores on-line e em segundo lugar você precisa estar ciente de que apenas poucas empresas on-line são reais e legítimas. Eu esteve em dívidas financeiras por 8 meses e perdeu mais de 3.000,00 REAIS tentando obter um empréstimo eu não estava realmente preocupado com o pagamento de taxas tudo o que eu queria era conseguir um empréstimo e finanlize meu busniess novamente porque eu estava muito atrás. Aí vem uma boa notícia para os cidadãos brasileiros que existe empréstimo real lá fora, que dá empréstimos para taxa de juros de 3% e quando receber uma notificação da empresa de que seu empréstimo foi aprovado estar certo de que você está recebendo seu empréstimo e seu 100% garantia. A boa notícia é sem verificações de crédito, sem garantia e também você pode aprovado dentro de 48hrs se você é guniue e sincero também porque eles precisarão da sua informação correta para aprovar seu empréstimo. Eu consegui um empréstimo de 170.000,00 REALS e comecei a pagar o empréstimo já porque finalmente eu tenho meu negócio de volta. Entre em contato comigo se tiver alguma dúvida Boa sorte para todos vocês como cidadãos brasileiros. Nome da Empresa: PATRICIA HOFFMAN LOAN FINANCE Endereço de e-mail: patriciahoffman.loanfinance@gmail.com Ligar ou texto: +1(207)949-3919

    ResponderExcluir
  164. NÓS OFERECEMOS TODOS OS TIPOS DE EMPRÉSTIMOS: APLICAÇÃO DE EMPRÉSTIMO.

    Você é homem ou mulher de negócios? Você tem uma situação financeira ou precisa de fundos para iniciar seu próprio negócio? Você precisa de um empréstimo para começar um pequeno e médio negócio? Você tem uma baixa pontuação de crédito e é difícil obter um empréstimo de bancos locais e outras instituições financeiras? Os candidatos interessados ​​devem entrar em contato conosco pelo email: julianhoffman.finance@gmail.com

    Nossos créditos são bem segurados porque a máxima segurança é nossa prioridade. Nosso principal objetivo é ajudá-lo a obter os serviços que você merece. Nosso programa é o caminho mais rápido para obter o que você precisa quando o olho se move. Reduza seus pagamentos para reduzir o estresse em seus custos mensais. Obtenha a flexibilidade que você pode usar para qualquer finalidade, desde férias até compras exclusivas. Os candidatos interessados ​​devem entrar em contato conosco pelo email: julianhoffman.finance@gmail.com

    Oferecemos uma ampla gama de serviços financeiros, tais como: planejamento comercial, financiamento comercial e financiamento ao desenvolvimento, hipotecas e hipotecas, empréstimos de consolidação da dívida, empréstimos comerciais, empréstimos privados, refinanciamento de empréstimos hipotecários com baixa taxa de juros de 2,00% e negócios. legalmente. Obter o melhor para sua família e também os sonhos de sua casa com o nosso plano de empréstimo geral. Os candidatos interessados ​​devem entrar em contato conosco pelo email: julianhoffman.finance@gmail.com

    NÓS OFERECEMOS TODOS OS TIPOS DE EMPRÉSTIMOS: APLICAÇÃO DE EMPRÉSTIMO.

    Contacte-nos para mais informações: julianhoffman.finance@gmail.com
    Por favor, envie-nos um email sobre as informações de crédito;
    - Nome completo:
    - Montante necessário para o empréstimo:
    - Duração do empréstimo:
    - Objetivo do empréstimo:
    - Cidade do País:
    - Telefone:
    - Como você ficou sabendo sobre nós:

    Se você estiver interessado em receber um empréstimo, escreva-nos sobre os requisitos de empréstimo. Contacte-nos para mais informações: julianhoffman.finance@gmail.com
    Para entender,
    Sra. Julian Hoffman

    Esperamos ligar para você o mais breve possível.

    Os candidatos interessados ​​devem entrar em contato conosco pelo email: julianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  165. (Julianhoffman.finance@gmail.com) Olá a todos, eu sou a Sra. Maria Nádia Liz. De Óbidos, portugal, eu rapidamente quero usar este meio para agitar o testemunho de como Deus me dirigiu a um emprestador real e legítimo que mudou minha vida. da grama à graça, de ser pobre a uma mulher rica que agora pode se orgulhar de uma vida saudável e rica, sem estresse ou dificuldades financeiras. Depois de tantos meses, quando eu estava tentando obter crédito on-line e fui enganado, o montante de US $ 6.200 tornou-se tão desesperado que consegui um empréstimo de um credor on-line legítimo que não aumentaria minha dor, decidi entrar em contato com um amigo Minha, que recentemente recebeu um empréstimo on-line, discutimos o assunto e, para nossa conclusão, ela me contou sobre uma pessoa chamada David Thompson, que é o diretor executivo da empresa de responsabilidade limitada David. É por isso que pedi uma baixa taxa de juros de US $ 720.000 a uma taxa de 2% para que o empréstimo fosse facilmente aprovado sem estresse e todos os acordos feitos para a transferência de crédito e por menos de dois dias. empréstimo foi depositado no meu banco, então eu quero uma dica para quem precisa de um empréstimo para se conectar rapidamente: (julianhoffman.finance@gmail.com) ele não sabe o que estou fazendo, posso abençoá-lo pelo bem que ele fez isso na minha vida

    ResponderExcluir
  166. COMO RECEBER MEU EMPRÉSTIMO PELA Ms. Julian Hoffman. Eu sou do portugal. e meu nome é Ana Sofia Lilith, estou enfrentando algumas dificuldades financeiras no meu negócio por enquanto, sou uma mãe solteira com filhos para cuidar. Algumas semanas atrás, eu estava navegando na Internet em busca de possíveis maneiras de obter um empréstimo porque meu banco e a outra cooperativa de crédito que eu estava visitando me negaram acesso a um empréstimo por causa de crédito ruim. Eu encontrei um testemunho solicitado por uma mulher sobre como ela conseguiu um empréstimo de Julian Hoffman. E-mail financeiro: julianhoffman.finance@gmail.com. Em seu depoimento, ele aconselha qualquer um que esteja procurando um empréstimo para contatá-los, dizendo que eles podem ajudar com empréstimos, incluindo empréstimos ruins. Entrei em contato com ela para ter certeza, e ela me aconselhou a fazer isso. tente porque eles também ajudaram você, dando-lhe permissão para se desesperar com o seu crédito ruim. Então, enviei uma carta de indagação aos correios e expliquei a situação financeira que levou ao processo de empréstimo, e com a ajuda da Sra. Julian Hoffman, que era a principal, recebi um empréstimo de 78.000 pesos com 2%. Qualifique-se hoje, meu negócio está completamente reconstruído e todos os meus filhos estão bem, graças a Julian Hoffman, que me financia para ajudar a restaurar meu negócio até a morte. Eu nunca paro de agradecer pela sua ajuda. Todo mundo que está lá. Se você precisa entrar em contato com qualquer credor para um empréstimo que você precisa com um melhor programa de pagamento, entre em contato com Julian Hoffman, Email Finance: julianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  167. COMO RECEBER MEU EMPRÉSTIMO PELA Ms. Julian Hoffman. Eu sou do portugal. e meu nome é Ana Sofia Lilith, estou enfrentando algumas dificuldades financeiras no meu negócio por enquanto, sou uma mãe solteira com filhos para cuidar. Algumas semanas atrás, eu estava navegando na Internet em busca de possíveis maneiras de obter um empréstimo porque meu banco e a outra cooperativa de crédito que eu estava visitando me negaram acesso a um empréstimo por causa de crédito ruim. Eu encontrei um testemunho solicitado por uma mulher sobre como ela conseguiu um empréstimo de Julian Hoffman. E-mail financeiro: julianhoffman.finance@gmail.com. Em seu depoimento, ele aconselha qualquer um que esteja procurando um empréstimo para contatá-los, dizendo que eles podem ajudar com empréstimos, incluindo empréstimos ruins. Entrei em contato com ela para ter certeza, e ela me aconselhou a fazer isso. tente porque eles também ajudaram você, dando-lhe permissão para se desesperar com o seu crédito ruim. Então, enviei uma carta de indagação aos correios e expliquei a situação financeira que levou ao processo de empréstimo, e com a ajuda da Sra. Julian Hoffman, que era a principal, recebi um empréstimo de 78.000 pesos com 2%. Qualifique-se hoje, meu negócio está completamente reconstruído e todos os meus filhos estão bem, graças a Julian Hoffman, que me financia para ajudar a restaurar meu negócio até a morte. Eu nunca paro de agradecer pela sua ajuda. Todo mundo que está lá. Se você precisa entrar em contato com qualquer credor para um empréstimo que você precisa com um melhor programa de pagamento, entre em contato com Julian Hoffman, Email Finance: julianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  168. Olá, meu nome é o Sr. Daniel Xavier. Quero agradecer à Sra. Julian Hoffman por me ajudar com meu empréstimo no valor de 170.000 reais. Se você estiver interessado em um empréstimo, entre em contato com ela para que ela também possa ajudá-lo a solicitar um empréstimo que não leve muito tempo em 24 horas quando meu empréstimo estiver em minha conta, qualquer pessoa que precise de crédito urgente e confiável. Ela é um Deus enviado e um bom menino, seu e-mail é.julianhoffman.finance@gmail.com Estou feliz em escrever isso aqui porque há muitas pessoas que também precisam dessa ajuda. Se você realmente precisa de ajuda sem demora porque eu estava atrasado, foi a empresa de empréstimo certo para entrar em contato imediatamente: E-mail: julianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir
  169. Como eu poderia comprar minha própria casa? Meu nome é Mariana Isabel de Faro, Canadá, Ontário, e gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos a Julian Hoffman por me ajudar com um empréstimo de 73.000 Reais para comprar minha própria casa com uma taxa de juros baixa de 2% em 6 de novembro. 2018 depois de ter sido rejeitado pelo meu banco e outras agências financeiras que visitei. Também quero me comunicar com o público em geral, pois recomendo que todas as pessoas que precisam de ajuda financeira se comuniquem com a empresa alheia para não cair em mãos injustas enquanto procuram um empréstimo responsável por meio de um endereço de e-mail: julianhoffman.finance@gmail.com

    ResponderExcluir