Páginas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sobre a marcação de consultas médicas nos postos de saúde de Nova Friburgo

Li atentamente a carta da leitora Eva Rosa Cabral, publicada no dia 04/02/2010 (hoje) no jornal A Voz da Serra, na qual a autora critica com razão o mal atendimento da Policlínica Sul (antigo Sase) em razão do horário de entrega das fichas e do fato de pacientes poderem de uma só vez pegar fichas de consultas médicas para si e sua família prejudicando outros que estão aguardando na fila já que existe um número limitado de vagas a serem preenchidas.

A meu ver, entendo que a população da cidade deveria reivindicar algo que fosse mais além do que um horário mais cedo para a marcação de consultas médicas. Hoje, com os recursos da informatização, é plenamente possível alguém conseguir marcar uma consulta médica por telefone ou pela internet, tal como nas perícias do INSS, sem que haja prejuízo do atendimento pessoal ao cidadão nas unidades de saúde.

Entendo também que não justifica manter a adoção de dias específicos para que os pacientes ou os seus familiares possam marcar uma consulta médica, pois se trata do exercício do direito de acesso aos serviços de saúde que está amparado no artigo 196 da Constituição Federal. Senso assim, compartilho a minha sugestão para que todas as unidades do SUS em Nova Friburgo com atendimento ambulatorial sejam modernizadas e reestruturadas com novos equipamentos e mais funcionários (principalmente médicos) para poderem receber um número maior de pessoas.

Enfim, eis aí uma discussão para ser amplamente debatida pelo Conselho Municipal de Saúde junto à população da cidade com a finalidade de se resolver os problemas que afligem o cotidiano do cidadão comum, gerando incompatibilidades para alguém que trabalha poder chegar a tempo no serviço e ao mesmo tempo cuidar de sua saúde.


"Sase
Gostaria de pedir a vocês que fizessem uma reportagem sobre o mal atendimento do Sase, aonde os pacientes são tratados com pouco caso, e uma pessoa pode pegar fichas para várias pessoas da familia de uma só vez. Nos outros postos, se você quiser mais de uma ficha tem que entrar na fila de novo, o que é muito justo com os outros pacientes que levantaram de madrugada.
E quanto ao horário de dar as fichas, antes era às 7h, você pegava e ia trabalhar. Agora os postos dão fichas às 8h ou 9h e o patrão não entende.
Pois chega atrasado para pegar a ficha, depois falta para ir ao médico, depois para fazer os exames, depois para pegar fichas para mostrar os exames no médico. Que patrão entende isto? Já se as fichas forem dadas às 7 horas você já chega mais cedo ao emprego.
Por favor nos ajudem !!!!"
Eva Rosa Cabral

Um comentário:

  1. What's Taking place i'm new to this, Ι ѕtumblеd uροn thіs Ι have disсoverеd Ӏt pоsіtіvelу helpful anԁ it has hеlρed me out
    lοads. I hopе to gіvе a contributіon & aіd other uѕers like its helрed
    me. Gгеat job.

    My site :: http://www.sfgate.com

    ResponderExcluir