Páginas

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O poder das mulheres sobre a História da humanidade


Desde o final de minha infância, conheço a popular frase de que “por trás de um grande homem, existe uma grande mulher”. E quem costumava me dizer isto era Diva, esposa de meu falecido avô paterno Sylvio Ancora da Luz (1917-2005) e que acabou se tornando uma segunda mãe para mim, quando fui criado na mineira cidade de Juiz de Fora a partir do ano de 1985.

Após passar por reflexões, posso concluir que tal assertiva é de fato verdadeira, demonstrando que, de fato, no decorrer da história da humanidade, através do núcleo familiar, as mulheres puderam influenciar importantes decisões que foram tomadas pelos homens nos campos da política e da economia.

O brilhante artigo de Richard Bauckham, “Uma história do ponto de vista feminino”, no qual o autor, ao fazer uma profunda análise do Livro de Rute, explica como surgiu a falsa impressão de que a História teria sido dominada pelos homens, uma vez que foram estes quem a escreveram por suas penas:

“Começamos a perceber que uma história contada do ponto de vista masculino, retratando principalmente aspectos da sociedade em que aparecia a liderança dos homens, tende a fazer co que a própria sociedade pareça ser mais dominada pelos homens do que realmente é. Somente do ponto de vista feminino podemos perceber até que ponto as mulheres eram as verdadeiras protagonistas de acontecimentos significativos”.

De fato, o Livro de Rute, canonizado na Bíblia cristã como sendo o oitavo do Antigo Testamento, mostra como que duas mulheres (Noemi e sua nora Rute) inteligentemente conseguiram sobreviver numa época em que as viúvas sem filhos ficavam praticamente sem opção de sustento. Através dos sábios conselhos de sua sogra a respeito dos costumes do povo israelita, a estrangeira Rute casou-se com o fazendeiro Boaz, com quem teve um filho, vindo a ser a bisavó do grande rei Davi.

De acordo com Gail Meyer Rolka, autora do livro “100 mulheres que mudaram a história do mundo”, não apenas rainhas e princesas influenciaram os rumos da humanidade. Sua lista inclui mulheres que, aparentemente, com menos prestígio do que as de origem nobre, promoveram grandes modificações dentro do contexto social em que viviam, dentre as quais se incluem Tarsila do Amaral, Anita Garibaldi, Cecília Meireles, Chiquinha Gonzaga, Joana d´Arc, Maria Quitéria, Maria Montessori, Rosa Luxemburgo, Marie Curie, Agatha Christie, Rachel de Queiroz, Frida Kahlo, Madre Teresa, Irmã Dulce, Evita Perón, Anne Frank, Toni Morrison e outras.

Sem dúvida, raramente as rainhas ou princesas conseguiram fazer alguma diferença quando assumiram o poder. Na Idade Média, houve mulheres que governaram feudos, mas o sistema de exploração servil não sofria alterações por causa disto uma vez que a sociedade era estamental, isto é, não havia mobilidade vertical.

Do mesmo modo, tenho pra mim que o fato de muitas mulheres conseguirem ser eleitas para cargos de destaque na chefia da Administração Pública de hoje, não significa que elas estejam de fato participando do comando do mundo. Por trás de suas eleições, muitas das vezes existem interesses de políticos inescrupulosos, os quais usam os nomes de suas esposas, filhas ou funcionárias para manterem-se no poder juntamente com o grupo mafioso que lideram. Enfim, troca-se o seis por meia dúzia.

Na atualidade, em que o trabalho feminino acabou sendo mais escravizante do que libertador, a participação real da mulher pode estar sendo até menor do que foi no passado, uma vez que, na esfera do lar, a atuação das mães acabou sendo reduzido pelo menor contato com os maridos e com os filhos. Logo, é importante que se recupere o papel feminino nas famílias através da redução da jornada de trabalho das mulheres, o que é fundamental para que as crianças de hoje possam receber de fato uma formação educacional capaz de prepará-las para a vida.


OBS: A ilustração do texto refere-se ao quadro Rute e Boaz (1828) do pintor alemão Julius Schnorr von Carolsfeld.

5 comentários:

  1. Uma meia dúzia manda no mundo todo.
    Ai vem muita gente há tempos querendo que todos nos sejamos iguais, iguaiszinhos mesmo, as igrejas, as sociedades, e os Judeus sempre correndo por fora criando bolhas, eles são fantásticos nisso, a ultima deles é que homens e as mulheres são iguais, tudo para ter muito mais mão de obra barata e vender mais remédios, hoje as mulheres trabalham mais e ganham um salário ruim, visto que mais que dobrou a mão de obra, os salários despencaram, e elas estão ficando cada vez mais doentes, agora continuam a trabalhar em casa e fora ao mesmo tempo, isso quando não levam trabalhos parar fazer em casa, agora com essa coisa boa que é o celular, se for bem usado, se não nos tornarmos escravos dele, mas, a maioria delas nem percebem que trabalham de graça em casa fora da hora atendendo pelo celular, bom para uma meia dúzia de Judeus, visto que eles são donos de todas as maiores industrias do mundo, bancos e também das todas as industrias farmacêuticas.

    ResponderExcluir
  2. Eles pensaram as mulheres são mais da metade da população da Terra, tinham algumas com cérebro masculino querendo lançar uma campanha de igualdade entre homens e mulheres, porque não patrocinar isso como sempre fizeram, na moita, elas aceitam ganhar muito pouco, fazem 10 coisas ao mesmo tempo, ou seja, ocupariam dez vagas e ganhando a metade de um homem, fantástico, são muito mais prestativas e é muito difícil de trocarem seus empregos, as coisas que não interessam a gente, empresas e serviços que não podem ser Globalizados, podem até oferecer um pouco a mais e elas não aceitam trocar de emprego, agora se fossem homens, saiam por dez reais a mais, geralmente elas só saem se forem mandadas embora, não são organizadas em grupos, não tem grandes empresas mundiais criadas ou geridas por mulheres, e se aparecer é uma ou outra que tem o cérebro de homem, e então quando o negócio dela crescer, nos compramos, afinal essas pensam iguais aos homens, vejam bem, as outras que tem cérebro feminino não tem partido político só de mulheres, elas nem votam nelas mesmas, coitada da Marina, a Dilma nem precisa falar que pensa que nem homem, nenhum cérebro feminino pensaria em terrorismo, religiões só delas nem pensar, elas não dominam nada, não tem nenhuma Papa, nenhuma Buda, nenhuma Protestanta líder de alguma seita, nem seita próprias elas tem, nada, seguem sempre os homens que inventaram tudo isso, isso é um maná.

    ResponderExcluir
  3. Hoje a maioria da humanidade não enxerga que agora não só os negros são escravos, os brancos, amarelos também são, trabalham duro para pagar, planos de saúde, alugueis ou prestações dos seus apertamentos, escrevi certo, hoje é difícil se ver um apartamento, celulares e contas, a minoria que hoje tem internet própria, sem ser no trabalho, não ganha grana com essa maravilhosa ferramenta, muitos pensam que é só para entrar no Orkut, ou para fazer o trabalho em casa, as crianças não tem mais quem se espelhar, alguns ainda vibram a energia das poucas empregadas domesticas que ainda sobrevivem com algo menos um salário, sem direito a nada, nem comer iogurte, nem de dar mais porrada nos filhos da patroa, agora as que dividem o parco salário com a empregada, instalaram um BBB em casa, na expectativa de ver os filhos apanharem, ou das funcionárias das creches, e todas ficam rezando para chegar o fim de semana, pra dizer no domingo, que merda, lá vem mais uma semana, detesto segunda feira.

    ResponderExcluir
  4. Caracas! Viemos aqui para nos divertir, e trocamos a diversão por trabalho escravo, doenças que não param de crescer, e os políticos, todos dizem, vamos fazer mais hospitais, mais UPAS, vamos dar mais remédios, e uma meia dúzia de Judeu agradece.
    Estamos aqui para sermos felizes, para isso é preciso se encontrar consigo mesmo, é preciso mesclar seu eu físico com seu eu interior, e seguir somente aquilo que nos dá prazer, que nos dá alegria, que nos faça sentir bem.
    Muita gente trabalha no que não gosta, ganha mal, vive mal, porque deseja e aborta, deseja e aborta e vai abortando, não tem a menor expectativa de realizar seus desejos, e assim vivem observando a vida passar, acham tudo muito bonito, mas, só para ver na televisão, casas lindas e maravilhosas, lugares fantásticos, e se contentam a viajar quando vão uma vez por ano de avião a prestação, e voltam pra suas vidas sem perspectivas nenhuma de mudança e ficam doentes, e definham na sua velhice.
    Hoje eu sentei e revi na praia, os vídeos do Patch Adams, que a Luciene colocou no tópico LINKS ÚTEIS [COMPARTILHAMENTO GRATUITO], http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=103359038&tid=5487126539600680156&na=2&nst=61 , fazia muito tempo que eu não via esses vídeos, e vejam o que ele fala sobre nossa cultura de não pensar em saúde e sim em cura, de não termos nenhuma estratégia para o amor ou para o Bem Estar.

    Acordem, somos nós os criadores de nossas experiências de vida.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo! Concordo que hoje o trabalho da mulher tornou-se escravidão e, portanto, cabe aos homens também ajudá-as nas tarefas domésticas. Você falou que "(...)Estamos aqui para sermos felizes, para isso é preciso se encontrar consigo mesmo, é preciso mesclar seu eu físico com seu eu interior, e seguir somente aquilo que nos dá prazer, que nos dá alegria, que nos faça sentir bem(...)". Também acho que estamos aqui para sermos felizes. Por isso, o grande segredo da vida é cultivarmos a alegria em todas as circunstâncias e fazermos o bem ao nosso semelhante. O ato de fazer o bem a outro produz em nós mesmos uma alegria libertária que não adquirimos quando ficamos centrados no nosso próprio eu. Obrigado por participar!

    ResponderExcluir